TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Jean Piaget E Suas Características

Dissertações: Teoria De Jean Piaget E Suas Características. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise da teoria de Jean Piaget e suas características, os estágios de pensar e agir, bem como os processos adaptativos e organizacionais da atividade intelectual.

O trabalho ressalta ainda por meio de exemplificação como a teoria do construtivismo pode ajudar no processo ensino-aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Sintetizar a teoria de Jean Piaget não é um trabalho simples, pois sua obra é bastante extensa. Desde cedo Piaget evidenciou sua habilidade de observação e, trabalhou incansavelmente para descrever o processo de desenvolvimento da inteligência comprovando sua tese, na qual seus próprios filhos serviram de bases para seus estudos.

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que o construtivismo não é um método ou uma técnica de ensino-aprendizagem, mas sim uma teoria. Teoria essa que preocupasse em desvendar os processos dos pensamentos do homem.

Para Piaget o pensamento está no sujeito, não é inato, é fundamentalmente construído na interação homem-objeto, quanto mais complexa for a interação, mais inteligente será o indivíduo. Dessa forma, as pessoas se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos proporcionados pelos ambientes que o cercam. Vale então destacar que a inteligência pode ser exercitada o que ocasionaria uma evolução.

A teoria construtivista revela que para que haja um conhecimento novo deve haver um conhecimento anterior, esse processo é realizado através de fatores hereditários, maturacionais e do ambiente.

Alguns princípios são importantes para compreensão da teoria, são eles: organização e adaptação. Enquanto a organização é responsável por ordenar, combinar, reorganizar os pensamentos e ações (esquemas), a adaptação seria a absorção de novos esquemas de maneira a agrega-los de maneira harmoniosa. Na adaptação há dois mecanismos que embora distintos sejam indissociáveis e se completam: assimilação e acomodação.

A assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação, em contato como objeto do conhecimento o individuo visa tirar dele os elementos que lhe interessam, tendendo restaurar o equilíbrio do organismo.

A acomodação é a capacidade de mudança da estrutura mental antiga que dá espaço a um novo objeto de conhecimento. A busca pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação é dada o nome de equilibração.

Jean Piaget classifica em quatro estágios o desenvolvimento motor, verbal e mental de cada indivíduo. O estágio Sensório-Motor vai do nascimento até os dois anos de idade. A inteligência nessa fase trabalha através de percepções, a condição social é de isolamento e indiferença.

O Período Simbólico ocorre dos dois aos quatro anos de idade, nele é possível à criação de imagens mentais na ausência do objeto, é a fase do egocentrismo, da teimosia e de dá nome as coisas que não se sabe o nome.

Período Intuitivo dos quatro aos sete anos, nessa fase ocorre à ordenação de elementos, organização dos grupos aos quais pertencem, há a compreensão de regras.

O período Operatório-Abstrato é a fase do pensamento hipotético, lógico e dedutivo. A linguagem se dá no nível de discussão de vários pontos de vista.

Para finalizarmos de maneira breve as características da teoria desenvolvida por Piaget vale ressaltar, ainda, que, existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, de acordo com práticas do desenvolvimento humano. Segundo Piaget, "toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras". Piaget percebe que nos jogos coletivos as relações interindividuais são dirigidas por normas que, apesar de transmitidas culturalmente, podem ser transformadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com