TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Vigotsky

Ensaios: Teoria De Vigotsky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 4

VYGOTSKY: DESENVOLVIMENTO CULTURAL E APRENDIZAGEM

Lev Semionovictch Vygotsky (1896-1934), teórico que estudou a relação entre pensamento e linguagem, o processo de desenvolvimento da criança e o papel da educação formal no desenvolvimento e que contando com o apoio de colaboradores como Luria e leontiev, deixou um legado de mais de 180 trabalhos ( em dez anos de estudos).

A teoria de Vygotsky entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, numa visão dialética do processo integral do comportamento. Esse comportamento se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza (processo de trabalho, com o intuito de constituir-se na sua forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO HOMEM

A educação é essencial, com destaque para a educação realizada por meio do ensino e da educação escolar, de acordo com Leontiev (1978) caracteriza por um processo de humanização, que permite aos homens o desenvolvimento de suas aptidões, numa apropriação das obras da cultura historicamente constituídas pela humanidade, através das interações sociais estabelecidas.

Para Vygotski o ensino e a educação têm um papel fundamental, por constituírem formas universais de desenvolvimento psíquico do homem que variam de acordo com os determinantes históricos.

Quando se trata de um ensino orientado, formal, consideramos que as relações de aprendizagem estão relacionadas com uma série de fatores, entre eles, a necessidade de conhecer as condições adequadas para o processo de aprendizagem, o que envolve igualmente uma formação adequada dos professores, visando propiciar situações de aprendizagem e de desenvolvimento em que o aluno participe ativamente. Nessa perspectiva, o professor constitui-se em um mediador entre os conteúdos já elaborados pelos homens e os alunos, de tal modo que propiciam a formação e transformação das funções psicológicas superiores (atenção voluntária, imaginação, pensamento, linguagem etc.), por meio da apropriação dos conhecimentos e provocando neles a necessidade de apropriação permanente de novos conhecimentos.

AS FUNÇOES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: INDEPENDÊNCIA DO HOMEM.

Dentro da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, ao considerarmos as possibilidades do processo de desenvolvimento em sua complexidade, devemos levar em conta que o recém-nascido atravessa mudanças e estágios de desenvolvimento específicos, caminhando para a condição de homem adulto cultural- história individual sendo influenciada pela historia social (ontogênese).

À medida que o homem intensifica suas relações com o mundo, apropria-se da experiência humana, transforma e desenvolvem permanentemente suas funções psíquicas superiores, como a aquisição da linguagem, o surgimento da memória, da criatividade e da imaginação, o desenvolvimento das emoções, a formação de novos tipos de comportamentos sociais (ações conscientemente controladas, processos voluntários), internalizando as formas culturais de comportamento.

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: DE AÇÕES REFLEXAS A INTENCIONAIS.

A criança, em seu processo de desenvolvimento cultural, em principio, possui estruturas primitivas, elementares, determinadas pelas peculiaridades biológicas de sua psique.

A função psíquica aparece duas vezes no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com