TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria dos três grandes pensadores da educação: Piaget, Vigotsky e Wallon

Tese: A teoria dos três grandes pensadores da educação: Piaget, Vigotsky e Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Para construir conhecimento e se desenvolver de forma integral, as crianças necessitam de estímulos, há uma infinidade de ações que podem ser aplicadas pelo professor para ajudá-las neste processo, elas destacamos algumas que julgamos relevantes dentro deste assunto.

É importante que o professor faça uma sondagem para conhecer melhor os seus alunos e assim identificar as necessidades de cada um deles, desta forma poderá planejar atividades que sejam significativas no contexto em que eles estão inseridos.

Além disso, o professor deve preocupar-se com a organização do espaço destinado às aulas para que este seja um ambiente aconchegante, seguro, organizado, acolhedor, etc, fazendo com que o aluno sinta-se parte deste ambiente.

Por fim destacamos a brincadeira como forma de aprendizagem primordial das crianças, e por isso o professor deve promover brincadeiras dirigidas e também dar espaço para as brincadeiras espontâneas. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 1 enfatiza a importância da brincadeira, afirmando que esta estimula a imaginação e a criatividade das crianças, fazendo com que elas utilizem seus conhecimentos prévios e transformem em novos conhecimentos. Outra questão importante abordada no Referencial é a utilização da brincadeira como oportunidade de observação por parte do professor, através das atitudes das crianças ao brincar, o professor conhece sobre suas capacidades individuais e coletivas.

Para chegarmos às afirmações descritas acima, nos baseamos em teorias de três grandes pensadores da educação: Piaget, Vigotsky e Wallon.

Para Piaget as crianças precisam de contato com o concreto, pois o conhecimento vem da relação entre sujeito e objetos. Ele afirma que o conhecimento ocorre por meio de mecanismos de assimilação e acomodação e o desenvolvimento acontece na busca constante de equilíbrio entre o meio e o sujeito

Vigotsky foca na interação como forma de aprendizagem, e diz que ela acontece na relação entre crianças e das crianças com adultos, e a partir destas interações os comportamentos interpessoais se tornam intrapessoais. Ele elaborou o conceito da ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) que é onde acontecem as interações.

Oliveira (1995, p. 58) referindo-se aos pressupostos vigotiskianos diz:

[...] essa importância que Vygotsky dá ao papel do outro social no desenvolvimento dos indivíduos cristaliza-se na formulação de um conceito específico dentro de sua teoria, essencial para a compreensão de suas idéias sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado: o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

E por fim citamos Wallon que é denominado também de “Teórico do Desenvolvimento Integral” ele, por meio de sua teoria, afirma que o desenvolvimento inclui de forma integrada, as dimensões intelectual, afetiva e motora. Ele foi o primeiro a levar as emoções das crianças para a sala de aula, e afirma que as emoções tem papel fundamental no desenvolvimento da pessoa, pois é por meio delas que o sujeito manifesta seus desejos e vontades.

Por Luana Cardoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com