TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA E TEORIA DE VIGOTSKY

Resenha: BIOGRAFIA E TEORIA DE VIGOTSKY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 7

BIOGRAFIA E TEORIA DE VIGOTSKY.

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Por esses dados biográficos podemos perceber de início o pano de fundo que influenciou decisivamente a sua formação e o seu trabalho: a revolução russa de 1917 e o período de solidificação que se sucede. Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características.

A esse respeito é necessário que se estabeleça de saída uma diferença fundamental entre o trabalho de Vygotsky e o trabalho de outros teóricos da formação de conceitos, como Piaget ou Ausubel: Vygotsky não deixou uma teoria acabada e pronta. Muito mais apontou caminhos a serem seguidos por outros pesquisadores, na forma de grandes linhas de pesquisa a serem desenvolvidas, do que sistematizou um corpo de conhecimentos a respeito da mente humana.

Outro ponto que também diferencia Vygotsky de outros teóricos, Piaget principalmente, é a sua preocupação com as situações de aprendizagem em sala de aula, o que o aproxima em certo sentido de Ausubel.

A teoria de Vygotsky chega ao ocidente através de dois livros básicos: Pensamento e Linguagem e A Formação Social da Mente. O primeiro tem a sua tradução feita do russo para o inglês apenas em 1962 e o segundo em 1978. Ambos não são livros completos no sentido de que são compilações de trabalhos esparsos, muitas vezes redundantes.

Devido à doença de Vygotsky, que o levaria à morte com apenas 38 anos, o estilo nessas obras é bastante sintético e muitas vezes há apenas um delineamento de ideias. Dentro da própria União Soviética o trabalho de Vygotsky foi proibido por 20 anos. Daí para o Brasil se vão mais alguns anos e, portanto, somente na década de 90 Vygotsky aparece como um teórico da aprendizagem influente na cena educacional brasileira.

Qual a razão da importância crescente de Vygotsky no Brasil? Uma hipótese que podemos levantar é que Vygotsky fornece uma espécie de elo que faltava à teoria piagetiana, que havia sido o principal referencial ao longo da década de 80, com o meio social, vertente essa que, como já vimos, surge muito forte no cenário educacional brasileiro com a Pedagogia Crítica dos Conteúdos. Em Vygotsky o Homem é um ser social formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido. Esse é o ponto fundamental da teoria de Vygotsky.

Vygotsky é um psicólogo experimental. Esta é a característica básica de seu trabalho. Todas as suas construções teóricas têm os experimentos como seu ponto de partida. Nos textos, no entanto, muitas vezes, os experimentos são apenas apontados ou são de terceiros. Outra característica de Vygotsky é ser um construtivista em oposição aos comportamentalistas do início do século XX, embora já tenha sido apontado como neocomportamentalista.

Para Vygotsky a forma de ensinar através de jogos matemáticos, faz com que o aluno aprenda a agir sua curiosidade sendo estimulada adquirindo autoconfiança e iniciativa, proporcionando assim o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O jogo é visto como um conhecimento feito ou se fazendo que se encontre junto do conteúdo cultural da própria atividade.

Atividades e Músicas na Teoria de Vygotsky.

Tabuleiro da Porcentagem.

Objetivo do jogo: É calcular porcentagens por meios de atividades lúdicas, onde terá que ser realizado a divisão da turma em equipes de quatro alunos sendo que irão confeccionar dois dados. E cada grupo terá que dividir uma cartolina em 36 retângulos formando assim uma tabela e preencher aleatoriamente os resultados na tabela nos 36 lugares.

Rap da escola

Pra ser alguém na vida você tem que estudar, eu sei que é difícil, mas você tem que tentar, força de vontade você tem que lutar, agora vou dizer o que você vai enfrentar, leitura, texto e verbos tudo de uma só vez, pra começar duas de português, gosto de português, mas não sou uma pessoa fanática, pior que português, é quando entra matemática, números e números é isso todo dia, acabou a aula e já vem geografia, falar de território que você não viu, nas cidades e estados e da área do Brasil, latitude e longitude é geografia, acabou a aula e já vem biologia, falar sobre mim, falar sobre você, estuda o corpo humano, e qualquer bicho que vier, estou meio perdido, refresque minha memória, tão falando de Cabral já entrou historia, as conquistas e derrotas e independência, física é meu frasco minha penitencia, tempo, espaço e velocidade, educação física é que eu gosto de verdade, futebol ou vôlei, qualquer um me deixa forte, aula de química eu prefiro a de esporte, prótons e elétrons são mais fortes que a vodca, coisas pra caramba da tabela periódica, inglês, Frances qual é o seu plano? Se não estudar você vai perder de ano, só no 3 ano eu tenho sociologia, mas desde a 5 serie eu tenho filosofia, você vai conseguir eu sei que você pode, se não estudar parceiro isso não pode!! Não vou citar o nome aqui tem um fulano, que anda dando mole que anda vacilando, colégio publico não importa o que faça, só porque é publico ele pensa que é de graça, risca a parede, risca o banheiro, tirado a pichador suja o colégio inteiro, ai seu vacilão tem gente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com