TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Literaria

Ensaios: Teoria Literaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Teoria Literária

Cristiane Simone Augusto da Silva RA 7973724106

Jessica Godoy Evangelista RA 7935692441

Nadia Aparecida Canuto RA 7556598696

Pricila Michele Antonio de Moraes RA 7717682953

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Teoria Literária” ministrada pela Professora EAD Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos, sob orientação da professora-tutora presencial Caroline Sturion Nunes.

Piracicaba

2014

INTRODUÇÃO

Este relatório destina-se a realização das etapas propostas na Atividade Prática Supervisionada (ATPS), onde iremos abordar questões linguísticas e literárias destacando as diferentes estruturas de cada gênero literário.

A atividade que nos foi sugerida está divida em etapas, na primeira apresentamos a identificação dos textos com linguagem opaca e transparente, bem como a métrica do poema Nuda Puella – Luís Delfino. Na segunda, iremos abordar a linguagem de um dos textos do século IX – Ilíada, no qual pudemos identificar certos elementos estruturantes do texto dramático. Na terceira, uma reflexão dialética da obra de Ariano Suassuna – O Auto da Compadecida, com o contexto atual do nordestino. Na quarta etapa a analise de um conto e um romance.

O critério utilizado foi à pesquisa bibliográfica melhorada com pesquisas na internet.

ETAPA I

Texto I: HOMEM MORRE AFOGADO EM LAGOA

Neste primeiro texto, podemos dizer que é empregada uma linguagem transparente. Assim como as notícias impressas em geral, busca a informação como alvo da comunicação, e esta deve ser clara, direta, objetiva e transparente. A linguagem transparente também é utilizada em textos didáticos, científicos, oficiais, entre outros, e tem como objetivo explicar um conjunto de saberes, reduzirem as possibilidades de interpretação e conduzir qualquer leitor à mesma conclusão. Este texto tem compromisso com a realidade factível, buscando transmitir um “cenário” para que o leitor possa situar a mensagem e a partir daí visualizar os fatos para os quais o texto busca a sua atenção.

Texto II: POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL

Apesar do título, utiliza uma linguagem opaca, que se preocupa mais com a “forma” da linguagem, suas palavras, significados, rimas, métricas, do que com a informação em si, que aparece em segundo plano apenas como meio para a mensagem e não como um fim. Aqui se percebe o comprometimento com a “verdade” literária, em que o texto busca verossimilhança em si mesmo, na linguagem narrativa, ao revés da “realidade”, ainda que esta possa ser utilizada para dar suporte ou mesmo significado ao texto. Apresenta uma linguagem carregada de emoções e valores do eu lírico que se sente indignado diante do quadro degradante que vê.

Nuda Puella – Luís Delfino

O Poema Nuda Puella, de Luís Delfino está escrito em forma lírica de soneto, reconhecemos que o mesmo foi escrito na forma de Soneto Petrarquiano, ou seja, o Soneto Petrarquiano é composto por dois quartetos e dois tercetos, sendo assim, quatro estrofes (conjuntos de versos), sendo que as duas primeiras devem conter quatro versos e as duas últimas três, num total de catorze versos. Seus versos são decassílabos, versos estruturados em dez sílabas. O poema possui uma estrutura de introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Seu esquema é Rima Rica, que é composto por verbo / substantivo, formando uma rima misturada onde não tem ordem determinada entre as rimas. Quanto à fonética, são rimas perfeitas, pois os sons das letras a partir da ultima vogal tônica dos versos são iguais.

1 A- Sol /tas /de /le / ve /as/ rou /pas, /uma e/ uma

2 B- Ca /em/-lhe:/ as/sim a/ Ca/me/lia /se /des /pá/ gi/ na;

3 B- E /quan/ do /n’á/ gua o /be/ lo /cor/ po /mo/ lha,

4 A- A á/gua /so /lu/ ça, e o / en / leia, e /ge/me, e /es/ pu/ ma.

1 A- Lo/go /que /ela /no/ ba/nho, /que /per/fu/ma,

2 B- Co/mo /ao/ lu/ar /um /cac/to,/ de/sa / bro/ lha,

3 A- En / vol/ ve-a o /céu /ra/di/an/ te, /e a /luz /em /su/ma

4 B- Põe-/lhe o /véu /d’oi/ro /em /ci/ma, e a/ a/fa/ ga, e a/ o/ lha.

1 C- Ao/ sa/ir, /mo/le/men/te /em /on/das /frou/xas

2 C- À /nu/ca, /à /es/pá/dua, /às/ ná/de/gas, /às /co/xas

3 D- Vão /ro/lan/do /os/ ca/be/los /a/bun/dan/tes:

1 E- Co/brem-/lhe /um/ pou/co o/ ros/to, o /sei/o, o /flan/ co...

2 E- E ei-/ la, /bem /co/mo à /som/ bra /um/ lí/rio /bran/ co,

3 D- No /or/gu/lho /as/tral /das /deu/sas /des /lum/ bran/ tes!...

ETAPA II

Ilíada versus Tróia

No texto literário Ilíada e o filme Tróia há bastante analogia, porém algumas diferenças. O texto literário “Ilíada” e o filme “Tróia” são bem semelhantes, porém em alguns aspectos eles se diferenciam. Basicamente a história adaptada de Tróia narra o rapto de Helena pelos troianos, desencadeando uma árdua batalha entre os dois povos. É lamentável deixar de incluir a questão mitológica da época, algo que exercia grande influência no cotidiano das pessoas.

Como se sabe, naquele período ocorria adoração a vários deuses, ou seja, o Politeísmo. As pessoas cultuavam e faziam sacrifícios em troca dos pedidos feitos aos deuses. Zeus, Poseidon, Hades, Atena eram algumas das inúmeras divindades que eram cultuadas pelos gregos. O que chama a atenção é o perfil no qual esses deuses eram apresentados. Cheios de vícios, defeitos e desejos carnalizados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com