TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Conto

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

As principais personagens do livro estão no núcleo formado pelos meninos Capitães da Areia. A maioria é adolescente do sexo masculino, apresentada por “apelidos” (ou por parte de seu nome) ligados às suas características físicas ou ao seu comportamento no grupo. O grupo liderado por Pedro Bala tinha cerca de 100 meninos.

Pedro Bala. Garoto de 14 anos de cabelos claros com uma cicatriz no rosto, filho de um grevista morto no cais, desde pequeno se virou só pelas ruas de salvador, era ágil e esperto. Era o líder dos capitães da areia, será o herói de toda narrativa. Personagem redondo pois é um personagem complexo; definido por vários traços diferentes, cheias de contradições

E tinha vontade de se jogar no mar para se lavar de toda aquela inquietação, de se vingar dos homens que tinham matado seu pai, o ódio que sentia contra a cidade rica se estendia do outro lado do mar, na Barra, na Vitória, na Graça, o desespero da sua vida de criança abandonada e perseguida, a pena que sentia pela pobre negrinha, uma criança também. [...] (Amado Jorge, Capitães da Areia, 1937, pág. 85)

Dora. Sua mãe morreu vítima de varíola quando tinha 13 anos. Tentou arrumar um emprego, mas ninguém queria empregar filha de bexiguento. Foi encontrada com seu irmão Zé Fuinha pelo Professor e pelo João Grande. Ao chegar ao trapiche ela é quase violentada, no entanto foi protegida por Joao Grande, o grupo a aceita com certa desconfiança, com o decorrer do tempo ela desperta sentimentos e afetos reprimidos torna-se como uma mãe e irmã para os meninos logo após como mulher de Pedro Bala. Morreu queimando em febre. Personagem plano atitudes previsíveis.

_Dora...

_que é Gato?

Mirava a agulha e a linha que tinha na mão. Parecia estar diante de um problema grave[...]

_Esse diabo desta linha... Nunca vi coisa mais difícil[...]

_Dê cá[...] (Amado Jorge, Capitães da Areia,1937, pág154)

Sem Pernas. Deficiente físico, possui uma perna coxa, agressivo e individualista. Preso e humilhado por policiais bêbados, que o obrigaram a correr em volta de uma mesa na delegacia até cair, Sem Pernas conserva as marcas psicológicas desse episódio. Era quem penetrava nas casas de família fingindo ser órfão com o objetivo de descobrir onde ficava os objetos de valor para que depois os Capitães da Areia assaltassem a casa. Seu destino foi se suicidar. Personagem redondo pois é um personagem complexo definido por vários traços diferentes, cheios de contradições.

O Sem Pernas tinha arranjado por aqueles dias um cachorro ao qual se dedicava inteiramente. A princípio, quando o cão aparecera no trapiche, esfomeado, Sem Pernas o maltratou. Mas terminou por acarinhar-se[...] (Amado Jorge, Capitães da Areia,1937, pág. 124)

Zé Fuinha. Irmão mais novo de Dora assim como ela perdeu os pais e foi parar no trapiche.

João Grande. É um negro, o mais alto e forte do bando, respeitado pelos outros garotos, por ser uma pessoa forte protege os novatos do bando. No final da narrativa torna-se ajudante de um navio.

Volta Seca. Mulato, imitador de pássaros que tem ódio das autoridades. Admirador do cangaceiro Lampião, a quem chama de padrinho e sonhava participar de seu bando. No final da narrativa consegue se juntar ao bando e é preso por algumas mortes.

Boa Vida. Mulato sossegado e mais um malandro da cidade, que faz sambas pelas ruas da Bahia. Contenta-se com pequenos furtos, o suficiente para contribuir com o grupo, e para algumas mulheres.

Pirulito. Garoto magro que foi tocado pelos ensinamentos do padre José Pedro, converte-se a religião. Rouba assim como os demais pois era necessário para sua sobrevivência e todas as noites faz suas orações. Quando parou de roubar, vendia jornais para sobreviver seu destino foi ajudar o Padre José Pedro em uma paroquia.

Professor. O intelectual do grupo, deu início as leituras após roubar alguns livros. Além de entreter os garotos narrando as histórias que lia, o Professor ajuda Pedro Bala a planejar os assaltos.

Gato. Bem vestido, domina a arte da jogatina, trapaceando com seu baralho marcado. Além dos furtos e do jogo, Gato consegue dinheiro com a prostituta Dalva com quem dormia.

Alberto. O estudante socialista, que participava dos movimentos dos trabalhadores ajudando-os a organizar suas reivindicações. Tornou-se amigo de Pedro participou da revelação do destino de Pedro Bala.

Personagens Secundários

Nhozinho França. Dono do carrossel

Don’ Aninha. Mãe de santo que cuidava dos meninos enfermos

Dalva. Prostituta que tem um caso com o Gato.

Padre José Pedro. Defendia os meninos e tentava levar a palavra de Deus até eles.

João de Adão. Era um grevista, que ajudou Pedro Bala a saber quem fora seu pai.

Querido de Deus. Capoeirista, ensinava sua arte para os meninos.

Ezequiel. Antagonista da história, garoto que fora expulso do bando e se tornou chefe do grupo adversário.

João de Adão. Estivador, negro, muito forte e antigo grevista, é igualmente temido e amado em toda a estiva. Através dele, Pedro Bala soube do pai. Caboclo Raimundo. Era chefe dos Capitães da Areia antes de Pedro Bala. Foi ele quem cortou o rosto de Pedro Bala, indo logo embora após isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com