TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CONTO JOÃO E MARIA: ATRAVÉS DA PSICANÁLISE, E TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Por:   •  26/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DO CONTO JOÃO E MARIA: ATRAVÉS DA PSICANÁLISE, E TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Luana M. de Sousa [1]

Maria Eduarda F. da Costa 2

Thalissa Thaysla da S. Oliveira 3

RESUMO

 Este artigo tem por objetivo apresentar o conto de “ João e Maria” de modo a estabelecer uma relação com as questões cognitivas, da atualidade e questões que envolvem o comportamento humano, tais como convivência familiar, exclusão, conflitos, e os transtornos causados em função de eventos traumáticos, dentre outras situações. Contendo assim elementos, e complementos de materiais psicanalíticos onde Freud nos ajuda a desvendar e explicar alguma das situações que as crianças deste conto apresentam.

Palavras-chave: TCC, convívio, transtornos, psicanálise.

 INTRODUÇÃO

Compreender os transtornos causados na infância, em crianças abandonadas pelos pais e afastadas da sociedade, dentro do conto é nítido a inquietação de João e Maria, perdendo assim a habilidade de conviver em um meio social, estudar e entender os traumas por meio da psicanálise é extremamente relevante dentro do artigo, para assim identificarmos como essas crianças conviveriam em sociedade novamente

 Analisar seus novos comportamentos e as sequelas deixadas em sua mente, pelo abandono dos pais, que para eles tem um significado maior, pois não justifica serem largados na floresta por apenas falta de comida, já que colo dos pais vai para além disso.

Trata-se do conto do Século XVIII, com uma riqueza de metáforas e sobre saltos diante da qual o comportamento humano e os mecanismos mentais instalados são atemporais. As situações apresentadas na narrativa envolvem tudo que permeia o comportamento humano, seja de forma mais intensa ou menos intensa na vida de cada pessoa.

Na narrativa apresenta-se um grupo familiar comporto pelo pai das crianças e a madrasta dos mesmos em que o conto apresenta várias situações que afligem a condição humana e as relações cotidianas agravadas pela pobreza, fome, sentimento de competição, ciúmes, frustrações, ansiedade. Características presente no cotidiano da sociedade.

Entender como se deu a sexualidade infantil na perspectiva de Freud, que segundo tal a maioria dos desejos e pensamentos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, nos primeiros anos de vida dos indivíduos, os eventos do período da vida infantil deixam profundas marcas na estrutura do indivíduo.

BREVE INTRODUÇÃO A PSICANÁLISE

A psicanálise tem como objetivo a investigação e compreensão do inconsciente, é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos. Seu método de tratamento consiste em três tópicos básicos, que são:

  • Livre associação de ideias
  • Interpretação dos sonhos
  • Análise dos atos falhos

A psicanálise surgiu em 1890 através do médico Sigmund Freud que centrou suas pesquisas em pacientes com sintomas neuróticos e/ou histéricos. Ao falar com seus pacientes Freud acabou descobrindo casualmente que a maioria dos seus problemas eram originados nos conflitos culturais, sendo então reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias sexuais.

A originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud se deu devido a proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes.

               O estado em que as ideias existiam antes de se tornarem conscientes é chamado por nós de repressão, e asseveramos que a força que instituiu a repressão e a mantém é percebida como resistência durante o trabalho de análise.

                   Obtemos assim o nosso conceito de inconsciente a partir da teoria da repressão. O reprimido é, para nós, o protótipo de inconsciente. (FREUD, 1996, p. 28).

Desta forma que para a expansão de conhecimento, é necessário um estudo aprimorado de outras teorias, não anulando a importância de cada uma, mas realizar uma leitura ordenada e gradativa é essencial para uma real compreensão.

A contribuição de Freud para o conhecimento humano e para os estudos mentais são inegáveis. O verdadeiro impacto moral provocando pelas ideias de Freud serviu para que a humanidade rompesse seus tabus e preconceitos na compreensão da sexualidade. Sendo assim, a psicanálise estuda de forma aleatória a mente do ser humano baseado em seus relatos.

A visão da psicanálise de Sigmund Freud trouxe avanços importantes para os estudos mais atuais. Podemos observar isso na aprendizagem, cura de fobias e traumas, medos, estado emocional e outras contribuições de problemas originados no processo emocional.

Freud é conhecido como o primeiro estudioso a tentar explicar como a personalidade se desenvolve utilizando uma abordagem científica. Para ele, todo comportamento apresentado por um ser humano pode ser explicado e suas causas podem ser identificadas. De acordo sua teoria, a conduta de uma pessoa é motivada por impulsos e desejos reprimidos, e a personalidade é formada por três elementos, que são:

Id – Compreende os desejos básicos de um indivíduo, que são aqueles com os quais ele nasce, como a busca pelo prazer e outros instintos.

Superego – É o oposto direto do id, e compreende a moral e os valores de uma pessoa.

Ego – Elemento que equilibra o id e o superego. Através dele, os desejos primitivos e os valores morais conseguem se equilibrar na mente de um indivíduo.

Do ponto de vista de Freud, esses fatores são o que determinam a personalidade humana, e cada indivíduo tem a sua própria maneira de equilibrá-los.

As percepções internas produzem sensações de processo que surgem nos mais diversos, e, também, certamente, nos mais profundos estratos do aparelho mental. Muito pouco se conhece sobre essas sensações e sentimentos; os que pertencem à série prazeres-desprazeres ainda podem ser considerados como os melhores exemplos deles. (FREUD, 1996, p. 35)

 A Psicanálise, apesar de não ser ciência no sentido cartesiano, é um método de tratamento dos transtornos psíquicos e, inclusive, um método de pesquisa. A fonte teórica inicial da Psicanálise é a Neuropatologia. Após Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o crescimento do corpo teórico da Psicanálise, pois todo o conhecimento científico é acumulativo e progressivo.

  1. COMPREENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO

 Isto posto avançaremos para meados de 1960 a 1970, foi quando surgiu a Terapia cognitivo comportamental.

O psiquiatra Aaron T. Beck, conhecido como o pai da terapia cognitiva, desenvolveu um método de psicoterapia no qual se baseia no conhecimento empírico da psicologia, a Terapia Cognitivo Comportamental, com o termo mais usual “TCC”, como será abordada no presente artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (155.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com