TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Letramento

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO: LETRAS

DISCIPLINA:

TEORIA DO LETRAMENTO

ACADÊMICOS (AS):

ANA LIVIA F. RODRIGUES - RA: 3557454314

THIAGO MUNIZ SPENCE RA: 4063963498

PROF. JUVELINA ZOMPERO

CAMPO GRANDE – MS

2014


Questões

  1. Quanto às dicotomias “analfabetismo X alfabetismo”, “analfabeto X alfabetizado”, na realidade, são falsas dicotomias: o alfabetismo – ou letramento, como chamam alguns – “que é a condição de domínio e uso plenos da escrita, numa sociedade letrada” (Soares, 1994, p.48) – é uma variável contínua. Nesse sentido, Romão (1991) diz que há pessoas mais alfabetizadas que outras; não são duas categorias distintas, o que também torna discutível a perspectiva de “analfabeto absoluto” ou “analfabeto literal”. Considerando a leitura de mundo como momento que antecede a leitura de palavra, bem como os grafismos primitivos da escrita pré-silábica como escrita, é bastante discutível em que momento do continuum há ausência total da habilidade de ler/escrever ou quando se está plenamente alfabetizado. A clareza dos argumentos apresentados por Soares (1994, p.49) evidencia ainda que não há um analfabeto ou analfabetismo num “ponto zero” do continuum. Se isso fosse possível, significaria que, naquela pessoa, haveria ausência total de leitura de mundo/palavra, bem como ausência de condições de uso da escrita, mesmo que esse uso fosse mediado por alguém com nível mais elevado de alfabetismo – por exemplo, o indivíduo ser incapaz de se inteirar das notícias de um parente através da leitura de uma carta por outrem.

  1. O desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, isto é, o aumento dos níveis ou graus de letramento do sujeito, ocorre na medida em este se torna capaz de identificar gêneros discursivos, transitar entre eles e ser autor de seu próprio discurso, como um ato de interação e construção do conhecimento.
  1. O analfabetismo, os países do 1º mundo, como os Estados Unidos, por exemplo, investem em maior tempo de permanência do aluno na escola, em período prolongado, com programação de atividades depois das aulas. é considerada alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um bilhete simples. Se utilizarmos um critério um pouco mais exigente, esses índices mudam e essa é uma das razões pelas quais o IBGE não muda esses conceitos, porque o que está jogo é a própria imagem do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com