TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Teoria do Letramento

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Atividade Colaborativa

NOME

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Teorias do Letramento à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da Tutora Maria Eugênia M Rossi da Silva

Anhanguera Educacional

ANO 2014

“É possível o professor de Língua Portuguesa inserir no trabalho em sala de aula atividades que privilegiem práticas de Letramento?”

Não só é possível como fundamental que o professor de Língua Portuguesa insira em sala de aula atividades que privilegiam práticas de Letramento, para proporcionar ao aluno uma alfabetização além da funcional. É preciso deixar para trás práticas de alfabetização que visam apenas o aprendizado da palavra, o ensinamento tem que buscar o seu significado e como ela está inserida na realidade de cada aluno. Trazer para dentro da sala de aula essa realidade, aumentará o desempenho na identificação e interpretação tornando-o apto para um mundo cada vez mais exigente. O professor deve tornar-se atento à necessidade de cada aluno, interpretá-lo para desenvolver um trabalho mais próximo e mais real.

Não podemos esquecer que constitui um preconceito linguístico dizer que essa ou aquela forma é a correta, antes de qualquer coisa, devemos buscar uma maneira que atenda a todos e que seja prática tanto para o ensino quanto para o aprendizado.

É preciso perder a ideia de que a alfabetização, o reconhecimento da palavra é suficiente, se não inserir esse aprendizado no cotidiano. Um bom exemplo disso é o filme De Volta Para o Presente, um filme estadunidense de 1999, onde um cientista paranoico em relação à Guerra Fria, confunde a explosão causada pela queda de avião com a explosão de uma bomba atômica e, junto com a esposa, isola-se em um sofisticado abrigo subterrâneo que ele havia construído, onde deveriam passar cinco anos até que os efeitos da radiação fossem eliminados, nesse interim, nasce o seu filho que é educado dentro do abrigo, sem nenhum contato com o exterior. Depois de adulto, ele tem a missão de subir à superfície em busca de alimentos e informações e encontra um mundo moderno, totalmente diferente daquele para o qual foi educado, o choque de realidade é imenso. Por isso, essa necessidade de usar as experiências dos alunos como fonte de ensinamento, para que ele se adeque da melhor maneira ao ambiente em que vive e que possa retirar dele toda a informação que puder, interpretando-as de forma correta e não se atendo em algo específico demais.

Leituras, teatro, passeios entre tantas outras atividades devem fazer parte da educação, desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com