TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terias Letramento

Ensaios: Terias Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

:Sobre o surgimento do conceito de letramento no Brasil, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. No Brasil, as primeiras pesquisas sobre letramento começaram na década de 1980, quando as taxas de analfabetismo aumentaram.

b. No Brasil, o surgimento do conceito se deu a partir do aumento do índice de analfabetismo, numa época em que o índice de fracasso escolar começou a diminuir.

c. O surgimento do conceito de letramento é consequência do alto índice de analfabetismo, que chegava a 40% há algumas décadas.

d. O letramento, no Brasil, surgiu ao mesmo tempo em que o fenômeno era pesquisado e analisado por estudiosos de países como, por exemplo, o Reino Unido.

e. No Brasil, as primeiras pesquisas sobre letramento começaram na década de 1980, quando se passou a questionar os métodos tradicionais de alfabetização.

Question 2

Notas: 1

Nos textos apresentados nesta aula-tema 01, verificamos que os métodos tradicionais de alfabetização passam a ser questionados por pesquisadores devido ao baixo desempenho escolar dos alunos. Em busca de respostas para esse problema, pesquisadores chegaram a algumas conclusões. Dessa forma:

O processo de alfabetização poderia envolver aspectos mais complexos e abrangentes do que simplesmente adquirir habilidades de ler e escrever palavras, frases ou textos.

Saber ler e escrever palavras, frases ou textos era condição suficiente para que a pessoa tivesse um bom desempenho escolar.

O processo tradicional de alfabetização não deveria ser questionado, mesmo que as pessoas apresentassem baixo desempenho escolar, pois se tratava de um método previamente estabelecido e não deveria sofrer alterações.

Era necessário considerar não só o processo de aquisição da língua, ou seja, aprender a ler e a escrever, mas também o processo de desenvolvimento da língua, isto é, considerar a maneira pela qual as pessoas utilizavam a leitura e a escrita em suas práticas sociais.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. I, II e IV estão corretas.

b. III e IV estão corretas.

c. I e IV estão corretas.

d. II, III e IV estão corretas.

e. I e III e IV estão corretas.

Question 3

Notas: 1

Sabemos que, em busca de respostas para o baixo desempenho escolar, pesquisadores ampliam as perspectivas em relação aos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e chegam a algumas conclusões. Dessa forma, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Pesquisadores decidem ampliar o conceito de alfabetização, de modo que ele abranja tanto o processo de aquisição quanto o de desenvolvimento da língua.

b. O conceito de alfabetização deveria ser ampliado, pois o processo de desenvolvimento da língua é mais importante que o processo de aquisição da língua.

c. O conceito de alfabetização envolve apenas o uso da língua em sociedade, isto é, nos diferentes contextos em que o sujeito interage com outros sujeitos.

d. Pesquisadores decidem anular o conceito de alfabetização e, a partir daí, surge o conceito de letramento.

e. Não seria correto simplesmente ampliar o conceito de alfabetização para que ele passasse a abarcar o processo de aquisição e de desenvolvimento da língua.

Question 4

Notas: 1

Sobre o conceito de letramento, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O letramento é um processo neutro e universal, pois as pessoas, independentemente de influências externas e do lugar onde vivem, aprendem a ler e a escrever e desenvolvem suas práticas de leitura e escrita da mesma maneira.

b. O letramento focaliza os aspectos individuais envolvidos nas práticas de leitura e escrita das pessoas, pois leva em conta apenas o indivíduo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, sem considerar os aspectos sociais.

c. O letramento põe foco nos aspectos sociais que envolvem as práticas de leitura e de escrita dos indivíduos, e essas práticas, por sua vez, sofrem influências externas relacionadas à cultura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com