TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto com reflexão pessoal sobre as possibilidades e li mites da razão

Por:   •  3/3/2019  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

1ª ETAPA:

Texto com reflexão pessoal sobre as possibilidades e li mites da razão, segundo o pensamento

de Kant, na produção dos saberes educacionais.

O ser humano sempre buscar e buscou questiona-se sobre todas as coisas do universo. Pois sempre teve interesse de conhecer o limite de suas razões.

Kant é um dos filósofos mais estudados na modernidade. Um dos seus principais pensamentos, é que o espírito ou a razão, modela o Ser Humano e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos é apenas matéria prima para o conhecimento. E Kant, acreditava-se que nunca seremos capazes de saber de todas as respostas de todas as coisas com base na razão. Na realidade, só podemos saber como elas se mostram para nós.

E de acordo com as ideias de Kant, o ser humano é a única criatura a ser educada para a sociedade. E que o homem ele têm diversas ferramentas que são possíveis e construtivas para a vida da humanidade. Além de favorecer um aperfeiçoamento e desenvolvimento humano nos saberes da vida e poder se favorecer da liberdade moralmente. E como sabemos a educação e o educador em sim é o futuro da sociedade, mais com base no conhecimento e a sabedoria.

Com base no Filme “entre os muros da escola”, pude observar no início do filme, a recepção dos professores novatos à escola é descriminatória, ou seja, cada professor recebe um dossiê dos alunos, e os quais já são rotulados pela direção. Com essa observação, pude ter a conclusão, baseada nos dias de hoje, nas escolas e os profissionais, muitos deles rotulam os alunos e com isso geram brincadeiras desagradáveis com eles. E também, pude perceber com base aos dias de hoje nas escolas e na sala de aula, é normal encontrar alunos que não estudam e como também, alunos que não têm um incentivo positivo em casa e na escola.

Mais como dizia Kant, que através da Educação em geral, à humanidade pode chegar à perfeição desde que o ser humano, consiga a ter acesso e estímulos positivos ao conhecimento.

2 Etapa:

Dissertação sobre o papel e a finalidade da educação em Kant?

A educação é um assunto que sempre será analisado com os mínimos detalhes e depois questionados. Pois ela pode ser a resposta para a vida da sociedade, até mesmo ao infinito em si. E na visão de Kant, ela é a base, que pode alcançar, com plenitude, a sociedade. Pois a educação constrói a sociedade e liberta. O processo da educação se desenvolve pela a sociedade, o convivio com os grupos e o meio social em si, com finalidade e garantia e crescimento, das disposições naturais do homem para a razão e a liberdade, e claro, com bom comportamento.

Na concepção de Kant – o processo educacional e ato pedagógico - não pode ser mecanicamente, é preciso ter habilidades práticas, para que o homem consiga o seu determinado valor, em relação a si próprio. Portanto, o processo educacional de qualidade é fundamental, não somente para o crescimento pessoal do indivíduo, mas para a sociedade como um todo, que cada vez mais, será capaz de evoluir.

Para Kant, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com