TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto poético com ilustração

Seminário: Texto poético com ilustração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

AULA PARA: Ensino Fundamental (l) 2º ano Disciplina: Língua Portuguesa

1. CONTEÚDO

 Texto poético com ilustração

2. OBJETIVOS

 Ler corretamente a poesia com entonação poética;

 Identificar o número de estrofes e versos;

 Identificar as rimas.

3. RECURSOS

Como recurso, será utilizado cópia xerocada da poesia, folha tarefa para avaliação, lápis preto, borracha e lápis colorido.

4. ESTRATÉGIAS (TEMPO ESTIMADO: 20 MINUTOS)

a) Introdução ao tema: Como introdução será explicado a função do texto poético, a diferença entre estrofes e versos, a entonação e a importância do texto relacionado ao título e a importância das rimas. Para chamar a atenção dos alunos, a professora fará perguntas relacionadas ao tema e pedirá exemplos de poesia caso algum aluno saiba de cor e queira de livre e espontânea vontade recitá-la.

5. DESENVOLVIMENTO DA AULA: (TEMPO ESTIMADO: 40 MINUTOS)

b) Depois de explicado estes itens a professora fará a leitura da poesia gesticulando e utilizando a entonação adequada com ênfase nas rimas, a fim de que os alunos compreendam o contexto e a linguagem do texto poético.

6. ATIVIDADES PARA OS ALUNOS: (TEMPO ESTIMADO: 40 MINUTOS)

c) Para iniciar as atividades, os alunos receberão uma cópia do texto e farão a leitura silenciosamente. Durante a leitura eles tentarão identificar as estrofes, versos e rimas. Logo após, alunos voluntários serão chamados à frente da sala para recitar a poesia em questão. Para finalizar, a professora fará perguntas relacionadas ao tema como, qual é o nome do título, qual a quantidade de estrofes, qual a quantidade de versos e quais são as palavras que rimam. Os alunos responderão oralmente e a professora fará a correção necessária também oralmente.

7. AVALIAÇÃO: (TEMPO ESTIMADO: 20 MINUTOS)

Como avaliação serão distribuídas aos alunos, cópia da poesia Sonho de Menina, escrita por Solange Valadares. Como nas atividades realizadas anteriormente, eles farão a leitura silenciosa e, em seguida, terão que identificar individualmente numa folha tarefa, o nome do título, a quantidade de estrofes, a quantidade de versos e as palavras que rimam. Tudo isso, de acordo com o que lhe foram propostos. Contudo, a avaliação terá o propósito de diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o aluno efetivamente realizar.

8. FONTE/REFERÊNCIA:

VALADARES, Solange e ARAÚJO, Rogéria. Alfabetização Divertida 6 e 7 anos. Ed. Fapi. Volume 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com