TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto crítico do movimento pós moderno

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA V

Nome: Gustavo Schumacher Giovanardi

1. Como você relaciona o texto da conclusão do livro do Montaner com os estudos apresentados da produção recente de escritórios sul americanos?

       No texto da conclusão da conclusão do livro de Montaner o autor dá ênfase a evolução da arquitetura a partir dos anos 60, explicando e exemplificando de que maneira chegamos boa arquitetura da nossa realidade de hoje em dia.

     No final da década de 50 surge a ruptura ao movimento moderno pelo simples fato de que novas alternativas metodológicas estavam à disposição para se pensar e projetar algo.

    Aldo Rossi, Venturi e Archigram aparecem nos anos 60 com bastante influência para arquitetura porém ainda se prendia. em ordens clássicas misturadas com princípios do modernismo, arquiteturas monotemáticas.

    Nos anos 80/90 começam a surgir jovens arquitetos com um mentalidade totalmente diferente de seus sucessores como Koolhas, Frank Gehry, Alvaro Siza com seus conhecimentos na história da arquitetura elaboram um síntese evolutiva de várias tendências arquitetônicas que lhe convinham (minimalismo, pós-modernismo, ecletismo, clássico) entre outros além de se utilizar de tecnologia, ecologia, comunicação e de certo modo abandonam a confiança nas metodologias de se projetar com  tudo isso se juntando para criar uma só arquitetura, que dispõe de maior possibilidade de arquitetura dentro de uma situação contemporânea caracterizada pelo pluralismo.

        A relação que faço entre o texto e os estudos apresentados por nós alunos é que os arquitetos da escola sul-americana estão certamente estão seguindo este pensamentos das décadas de 80/90. Boa arquitetura projetada no seu tempo e espaço, se antes se utilizavam de tecnologia agora se utilizam da alta tecnologia porém com o mesmo pensamento. Boas arquiteturas não necessitam de ordem e classe, podem ser apenas espaços adoráveis, bons de se estar, formas geométricas puras, abstração formal, simplicidade geométrica, desconstrução excesso de luz natural. Em praticamente todos os trabalhos apresentados em aula tiveram essas características que o texto traz para os leitores.

2. Quais características do vídeo documentário Arquitetura da Felicidade podem ser consideradas relevantes em relação ao texto da conclusão do livro de Montaner e a nossa realidade?

               No documentário Alain de botton mostra de forma precisa diversos tipos de arquitetura, em diversos países, mostrando sua arquitetura e formas de usar objetos antigos.

               De maneira poética e analítica, Alain de Botton da vida à arquitetura, expressa sentimentos aos espaços que nos circundam. Esses espaços são vistos em todas as suas características e interpretados por uma linguagem metafórica que nos faz observar o universo com outros olhos. Essa observação passa a acontecer com uma quantidade maior de talhes nunca antes observados.

              A arquitetura é feita para as pessoas, criando espaços e ambientes com vidas e fases. Essa categorização é feita por meio de estilos arquitetônicos diferentes e materiais com características diversas. Alain de Botton observa que é preciso saber relacionar todos sem criar uma concorrência. As criações precisam ser erguidas baseadas em seu contexto, considerando época e suas necessidades locais. Existem muitas complicações em considerar apenas a função ou apenas a beleza.

         Sendo assim, o Alain de Botton acredita que a arquitetura não é apenas estética, projeção ou arte, ela contribui na resolução de problemas pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com