TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Multidisciplinar Desafio da Educação

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Projeto Multidisciplinar-Desafio da Educação

Autor – Antonio Renato Batista de Carvalho

Curso do Centro Universitário ETEP

em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: Letras Português

Data de início no curso: 27 Junho 2023

Data de envio do trabalho:  27  Setembro 2023 

RESUMO

Historia da Educação,desde seu surgimento  na sociedade grega  vem sendo compreendida na  evolução do sistema educacional.

A sua influência  na função pedagógica  na disciplina  aplicada de maneira adequada  e formar e desenvolvera característica  dos alunos incentivar  a desenvolver  reflexões e opiniões ,senso critico.

E entender como a educação foi instrumento nas mudanças política e sociais ao longo do tempo  .

Sociologia e Filosofia da Educação, com o desafio de compreender  como a Educação se relaciona com a sociedade,e com os diferentes correntes filosóficas que influenciaram a Educação para construção de uma sociedade , a sociologia  estuda a sociedade,ensina como viver.

A filosofia tem como foco a existência humana e assim tenta busca  as soluções para problemas desta forma ensina a ética  e como ter um pensamento critico.

A Didática tem desafio em consistência no analisar  e desenvolvimento  da  metodologia  de ensino  que faz parte da ciência pedagógica  do aluno.

Que os professores saiba como executar as atividades  que estimula  o aprendizado  e a participação do aluno,na perspectiva a didática pode ser definida como um  da ciência pedagógica.

 A sua importância e o principal ramo  de estudo da pedagogia,   ela investiga os fundamentos e condições de realização instrução  de ensino

 

Palavras-chave: .Sociologia e Filosofia da Educação,Historia da Educação ,Didática

1 INSTRUÇAO

Historia da Educação e fascinante  a séculos pode oferecer valiosos conhecimentos na formação dos  professores desde a Grécia  antiga ,até os dias atuais A educação evolui ,mas com seu desafio de adaptação na sociedade.

Em algum momento importante desta historia e o impacto na carreira do educador.

E importante destacar a evolução da educação nos dias atuais foi utilizada como instrumento de poder  na política e com a mudança governamental social afeta

Educação ao longo do tempo.

 COM A historia da Educação o Brasil foi marcado por um controle rígido do Estado e ao mesmo tempo direcionado para beneficia  grupos determinados da sociedade.

Também sua proposta educacional limitou a relação entre em ensino e a vida social prático.  Muitos consideram que a proposta  educacional no Brasil foram letras mortas .

 Não se realisava de forma concreta e que se proponha entre a retórica e a lei. Sobre a historia de educação Brasileira no Peri da colonização , avalia as asserções,a seguir e a relação proposta entre ela.A educação brasileira foi estabelecida para entender o aclame popular. Voltando ao interesse de alguns grupos  esta pratica fa z com que a alfabetização dos nativos fossem  percentualmente maior que a população de homens livres da  colônia.Porque a Educação fez parte do projeto colonizador português, que buscava dominar o território brasileiro. A catequização  dos indígenas  buscava submetê-los  ao interesse da coroa portuguesa.

Mesmo nos seminários e colégios,a educação se restringia a poucos privilegiados.

A educação Jesuítica com teve inicio em 1549 com a companhia de Jesus,representante  da igreja católica fundada por Inácio de Loyola, em um contesto de reação da igreja católica a reforma protestante sendo a protagonista do inicio da nossa historia educacional.Inicialmente o objetivo da companhia de jesuítica fundamentava-se  catequizar a partir do catecismo brasílico.

 Constituído pelos sete sacramentos, os dez  mandamentos,orações do pai-nosso ave-maria,e dos pecados veniais e mortais;e educar os índios ensinando as primeiras letras em português e tupi. Como também a propagação  da concepção  do mundo da civilização ocidental cristã .

Sendo assim a Historia foi marcada por um controle rígido do estado e mesmo assim  beneficia  um único grupo. Tentando leva-los ao interesse da família real portuguesa e, mesmo seminários e faculdades,a educação era limitada a poucos privilegiados.

A Historia da sociologia d da educação; a entender como a sociedade age, como se estabelece sua interações  e como  sua  ações são determinadas  foi objetos de  chamada SOCIOLOGIA CLASSICA, que traz  em suas origens.

 Ao analisa a vida  em sociedade, percebemos que uma das instituições  que é projetada para faze  o projeto  de sociedade que se queira  estabelecer seja comprida  sobre tudo o projeto moderno as discussões  em torno do estabelecimento da escola como mecanismo  de reprodução de pensamento  dominantes  e de controle social .

Ao analisar como a sociologia da educação surge embalada numa ideia de analisar a instituição  escolar no contexto social, suas funções e problematizações, .

Nas ideias mais potentes que surge na Modernidade  e que ira impactar profundamente a ária da educação diz respeito ao Positivismo  e as ideias do fundamentalismo .

O Positivismo  traz em suas  ideias principais a noção de senso critico o conhecimento racional para aceita como verdade. A a escola é local onde o aluno será educado e poderá se apropriar da Ciência e dos conhecimento cientifico.

 O Foncionalismo por sua vez inspirado do ANTROPOLOGO Bronislaw Malanoski entende  que no interior da sociedade todos tem uma função especifica, a escola neste contexto  é entendida  como instituição  que se insere  nesta engrenagem como obejeto de regular as atividades humanas.

 Ate meados do SECULO XX, predominava na Ciência  Sociais  e mesmo no senso-comum uma visão extremante otimista da inspiração funcionalista que contribuía  a escolarização um papel central no duplo processo de superação do atraso econômico. Do autoritarismo e dos privilégios adscritos,associado a sociedade tradicionais,de construção de uma nova sociedade justa(miritocrata) e democrática fundamentada  na autonomia individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com