TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho RH - DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

 Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos[pic 2]

        

Alessandra Fernandes Soares da Silva – R.A.:  0135522039[pic 3]

Denise dos Santos Coelho – R.A.: 0822556946

Fabiana de Campos Drudi – R.A.: 1221406075

Leticia Luvisotto Dias da Mata – R.A: 0143531645

DESAFIO PROFISSIONAL

  • DIREITO EMPRESARIAL
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Santo André - SP

Setembro /2015

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO3
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA4
  3. ESTRUTURA POLÍTICA4
  4. PROCESSO DE CONTRATAÇÃO4
  5. PROCESSO DE DECISÃO5

5.1 A importância na tomada de decisão5

  1. COMPETÊNCIA X CAPACITAÇÃO6
  2. COMUNICAÇÃO6
  3. MOTIVAÇÃO6
  4. PLANO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES8

9.1 Relações Interpessoais e Conflitos8

9.2 Planejamento Estratégico8

9.2.1 Análise Swot9

       9.2.2 Balanced Scorecard9

       9.2.3 Benchmarking9

       9.2.4 PDCA9

  1. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA OS COLABORADORES10
  2. AVALIAÇÃO DE CAPACITAÇÃO11

CONSIDERAÇÕES FINAIS12

REFERÊNCIAS 13

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Pirâmide de Maslow...........................................................................7

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo socializar alguns conceitos estratégicos para a formação e atuação de um Gestor de Recursos Humanos. Compreender a motivação dentro das organizações e uma tarefa importante, e ao mesmo tempo um grande desafio para o Gestor de Recursos Humanos, afinal saber lidar com a complexidade das ações pessoais, aparentemente não é tão fácil assim.

De acordo com vários autores, existem fatores que influenciam de forma positiva e negativa a motivação dos colaboradores, de forma individual ou coletiva. Analisar e compreender as diferenças de cada colaborador é um papel de responsabilidade não somente do Gestor de Recursos Humanos mas da Organização como um todo, identificando o erro e mostrando a solução para o problema.

É de extrema importância que a motivação seja levada em consideração desde o início dos processos de recrutamento e seleção, até uma possível demissão.


  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

A empresa está estruturada conforme organograma abaixo:

[pic 5]

  1. ESTRUTURA POLITICA

Não evidenciamos durante a consultoria o cumprimento das ordens conforme a hierarquia da organização, em muitos casos a política se sobrepõe aos canais de autoridade e poder, sendo assim é necessário que novas diretrizes sejam passadas aos diretores e gerentes através da presidência para que possam ser norteados e que através dessas diretrizes e capacitação adequada a empresas possa passar por uma reestruturação reassumindo uma nova posição no mercado e alavancado as vendas de maneira gradativa.

  1. PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

O processo de contratação visa aproveitamento interno de colaboradores, porem deve-se levar em conta a descrição de atividades, estabelecida pela organização, sendo assim deve-se atentar as habilidades, treinamentos e conhecimentos, devendo-se anexar evidencias onde os colaboradores estejam aptos a serem promovidos e assumirem esta nova função.

O mapeamento das competências facilita a identificação das lacunas existentes entre as competências necessárias e as disponíveis na organização, contribuindo para o desenvolvimento das estratégias e o alcance dos objetivos.

  1. PROCESSO DE DECISÃO

5.1 – A importância na Tomada de Decisão

O processo decisório pode ser simples ou complexo, dependendo do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo. O ato de decidir está intrínseco na natureza humana sempre que envolve uma escolha na busca da resolução de um problema, ou mesmo quando há alternativas para alcançar um objetivo. 

Já na complexidade das organizações, frente à competitividade imposta pelo mercado, o processo decisório torna-se uma questão de sobrevivência, tanto para questões na área operacional, tática ou estratégica. As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.

Constantemente, os administradores se deparam com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados. O processo decisório tem uma estrutura sequencial lógica que visa identificar o problema/oportunidade passando pelo levantamento do diagnóstico, verificação das alternativas possíveis e refletindo na melhor escolha, que será a efetiva tomada de decisão.

O papel da informação como agente de mudanças na economia, na política, no processo produtivo e até nas relações de trabalho tem aumentado, o que impõe às empresas a necessidade de maior organização, competência e agilidade decisória. As características da sociedade do conhecimento que afetam diretamente as empresas, hoje interpretadas como organismos sociais inteligentes, bem como aos tomadores de decisão, que precisam lidar com um ambiente cada dia mais instável. Geralmente, mesmo dentro das empresas, as decisões são tomadas com base em intuição e experiência anterior, sem utilizarem-se métodos ou técnicas racionais. Os gestores da nova organização vivem em um ambiente inteiramente novo, no qual se veem obrigados a tomar decisões, não só em maior número, mas de forma cada vez mais rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (443.2 Kb)   docx (794.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com