TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) parte I

Por:   •  18/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 18

TCC V

Professor: Maurício Pedro da Silva

Nome: Cristiano Oliveira

RA: 2315101516

Turma: 152

Tema: o professor em sala de aula

O presente trabalho tem como intenção principal, pesquisar, dentre a múltiplas formas de ensinar, as metodologias mais completas e eficazes que um professor pode aderir como cultura educacional pessoal e profissional, e que possam ser satisfatórias e suficientes na busca pelo desenvolvimento e enriquecimento do aprendizado no ensino e da educação nacional.

Título:

“Explorando a multiforme da didática em busca de um aprendizado eficaz e satisfatório”.

Tendo em mente a dificuldade de se ensinar e aprender, o título deste trabalho faz jus à busca que será feita pelas melhores e mais eficazes formas de fazer com que o ensino seja assimilado e alcance os resultados pelos quais ele (ensino) tem sido designado.  

Objeto de pesquisa:

Quais são as melhores formas de didáticas para ensinar e aprender que surtem efeitos e são eficazes para o aprendizado.

Justificativa:

A educação é muito importante e essencial para que se construa a cidadania de um país. E Como consequência dela, ter uma nação pautada no desenvolvimento social e cultural. A escola é instrumento ou o veículo condutor deste processo para que se alcance tais objetivos; assim, da forma como está sendo conduzido o ensino atual no país, as irregularidades que permeiam a educação, nada melhor que falar do “professor em sala de aula”; é aí onde começa a construção de cada um dos fatores que foram citados anteriormente. A preferência por este assunto nada mais é que querer entender as necessidades que há dentro de uma sala de aula, tanto da parte dos alunos quanto da parte do professor; e de forma suficiente, o fator chave para que se alcance os objetivos pelos quais a educação é designada.

Há muitos assuntos relacionado a educação; mas vejo que esse é um dos mais importantes a se pesquisar, estudar etc. pois é exatamente aí (na sala de aula) que começa o futuro de um país. Não dá para negar que todos os outros assuntos voltado a resolução de problemas na educação, vem depois de sanada os da sala de aula.

Tendo ciência de que as escolas desde cedo devem prepararem os seus alunos e os auxiliarem para que sejam cidadãos que tenham voz ativa, sendo donos de opiniões, pontos de vista; que participem de debates, discussões; que possam cumprir seus deveres e lutarem por seus direitos com autonomia; que possam conquistar sua liberdade de ir e vir agindo na participação das práticas sociais existentes, com dignidade (e estas são algumas das razões pela escolha do tema); tenho certeza de que não poderia ter escolhido tema melhor para imersão e enriquecimento deste trabalha de conclusão de curso.

Objetivo (para quê?):

O nosso estar no mundo é repleto de ações que nos levam a aprender. A aprendizagem, por sua vez, acontece num entrelaçamento entre informação, conhecimento e saber. As informações que recebemos presentes no outro, nos espaços externos, acionam nossas estruturas mentais movimentando nosso organismo, corpo, esferas dramáticas e cognitivas, transformando-se em conhecimento que se incorpora em nossos saberes. Dessa maneira, o saber se constitui a partir das experiências e vivências do nosso cotidiano, e nossas aprendizagens primeiras acontecem em nossas relações familiares, somente mais tarde ingressamos na escola ampliando nossas relações sociais, e este é um dos objetivos de se pesquisar e se aprofundar um pouco sobre o professor em sala de aula; verificar através da mesma, como que se dá este processo; o que se faz necessário para que se alcance o que se almeja em sala.

É nessa dialógica entre informação, conhecimento e saber que nos constituímos sujeito epistêmico (puramente intelectual ou cognitivo). Todavia, nem sempre nossas experiências com o aprender são bem-sucedidas e geralmente, os insucessos são evidenciados no espaço escolar, pois é nele que o sujeito aprende novos saberes, ou seja, transformam os saberes cotidianos em saberes científicos. Resta-nos saber como tem sido essa transformação: será que tem sido com sabor ou dissabor? O que é como se sucede esta experiência dentro do ambiente das quatro paredes da sala de aula? Essa pesquisa desejar saber.

Nesse sentido, se desempenhamos na sociedade um papel de professor, faz-se necessário compreendermos que é essencial conhecermos como acontece a aprendizagem, ou seja, como se dá o desenvolvimento humano e como deveria ser o processo educativo (no âmbito da sala de aula). Dessa forma, é essencial refletirmos sobre os seguintes questionamentos: Como o indivíduo aprende? Como acontece o processo de aprendizagem? Como ou quando pode ocorrer a intervenção do professor? Quais influências dos atravessamentos no processo de aprendizagem do aluno? Será que os atravessamentos influenciam no processo? Como o professor age diante desses atravessamentos? Os vínculos estabelecidos entre professor/aluno, influenciam nesse processo? E o papel do professor, como esse se define? E o aluno, quais suas expectativas diante da escola e do professor? Como seria a relação professor/aluno com o processo ensino/aprendizagem se ambos praticassem “na sala de aula” o exercício da escuta sensível? Quais contribuições os estilos de aprendizagem podem trazer para o processo educativo?

Os atravessamentos são variáveis externas ao espaço da sala de aula que em certo momento vêm à tona e, muitas vezes, influenciam no processo educativo como um todo; e é por razão de cada um destes fatores que se objetiva esta pesquisa.

Com o intuito de aprofundar os estudos relacionados às questões da subjetividade do sujeito ensinante/aprendente, podemos partir da suposição que o elo perdido da resistência com a aprendizagem poderia estar na conexão/articulação das estruturas dramáticas e cognitivas dos sujeitos (professor/aluno) que aprendem e ensinam, ou seja, nos vínculos estabelecidos entre ambos.

Nesse sentido, abordaremos alguns conceitos que poderiam estar envolvidos nesse processo tais como, o papel do professor em sala de aula; interação entre o saber e o conhecer, como também entre alunos e professoras; vínculos afetivos, cognitivos e sociais, os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Conceitos esses que servirão como norteadores para a construção do conhecimento que se deseja adquiri no ambiente da sala de aula, pois temos clareza que esse processo é individual e interno de cada um, a intenção é que ao final desta pesquisa, possa ser diagnosticado fatores relevantes e eficazes para melhorar o processo de desenvolvimento que ocorro dentro de uma sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com