TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PÓS-GRADUAÇÃO

Por:   •  30/3/2016  •  Monografia  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 8

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PÓS-GRADUAÇÃO

Nome do Aluno: Vânia de Oliveira dos Santos Cardoso

Curso: Especialização em Programa de Saúde da Família                                                                                                             

Dados do TCC

Eixo Temático: O cuidado de Enfermagem no Programa Saúde da Família

Tema do TCC: A Enfermagem em combate à tuberculose no Programa Saúde da Família

Título do TCC: Controle e tratamento da tuberculose: Assistência de Enfermagem no Programa Saúde da Família

Orientador do TCC: (será preenchido pela Coordenação do Curso)

Resumo do TCC

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, que se manifesta principalmente na forma pulmonar e progride gradualmente, podendo ocasionar a morte do doente. O enfermeiro, enquanto profissional da Saúde Pública, possui papel fundamental no combate a esse mal ao aliar a educação por meio de orientações básicas a respeito da doença, com a assistência técnica e humanizada em prol da prevenção, controle e tratamento da tuberculose, ampliando a sua atuação através do Programa Saúde da Família (PSF) que expande o direcionamento de seus esforços não só ao paciente e comunidade em geral, mas também a família do doente em tratamento. Este estudo se justifica pela apresentação das atribuições da Enfermagem no Programa Saúde da Família (PSF) com relevância no combate à tuberculose e tem por objetivo analisar o papel do enfermeiro nesse processo. Mediante metodologia da revisão de literatura, esta pesquisa almeja como resulto final, promover o enfermeiro como profissional essencial na Equipe de Saúde da Família (ESF), na promoção da saúde e no cuidado da tuberculose.

Tema - Problema (Questão de estudo)

Quais as atribuições do enfermeiro no controle e tratamento da tuberculose em Unidades de Saúde da Família?

Objetivos Gerais e Específicos

Objetivo geral:

  • Analisar o papel do enfermeiro no Programa Saúde da Família (PSF) na assistência e prevenção da tuberculose

Objetivos específicos:

  • Conceituar a tuberculose (TB) e identificar o seu tratamento;
  • Descrever o Programa Saúde da Família e apontar o enfermeiro como profissional integrante da Equipe de Saúde da Família (ESF);
  • Promover a assistência de enfermagem no trato da tuberculose no Programa Saúde da Família;
  • Indicar ações do enfermeiro que contribuam para a prevenção, controle e tratamento da tuberculose;
  • Descrever o desenvolvimento de práticas do enfermeiro que colaborem para a receptividade de campanhas preventivas, adesão e diminuição da interrupção do tratamento da tuberculose pelos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF);
  • Reconhecer a eficácia do plano de assistência à Saúde da Família sobre o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).

Introdução e Justificativa

A tuberculose (TB) é uma enfermidade infectocontagiosa, de progressão gradual, ocasionada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK), que acomete o parênquima pulmonar e até mesmo órgãos e sistemas variados, como o fígado, o baço, a medula óssea e o sistema nervoso. A transmissão da tuberculose se dá de forma aérea, por meio do espirro, das gotículas de saliva expelidas na fala e na tosse de um doente pulmonar bacilífero (LOPES et al., 2013). Mas além da exposição ao bacilo, a condição de vida socioeconômica precária, a desnutrição alimentar, a dependência química e as doenças imunossupressoras também são fatores que influenciam para a proliferação da infecção tuberculosa (TURCHI, 2012).

Diante dos fatores acima expostos, compreende-se que a tuberculose se trata de um problema de saúde pública que, sem o devido cuidado se alastra enquanto epidemia e sem o tratamento adequado, pode levar o doente a óbito. Neste sentido, o enfermeiro é o profissional capacitado para realizar ações de controle da tuberculose, envolvendo conhecimentos específicos e técnicas fornecidas, por exemplo, pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).

Em vista da necessidade de fortalecer a contribuição para o controle da doença, promover a obtenção dos serviços de saúde para os mais carentes, ampliar a divulgação de orientações básicas preventivas e obter eficácia no Programa Nacional de Tuberculose, o Ministério da Saúde (MS) tem articulado distintos programas em prol da descentralização do controle desta enfermidade e certificação da qualidade de serviço, com equipes multidisciplinares de profissionais da saúde. O Programa Saúde da Família é exemplo nesse contexto, visto que se insere no âmbito da Saúde Pública, fornecendo atenção básica e condições favoráveis no que concerne à oferta à saúde, bem estar e qualidade de vida, não só para os doentes como para os seus familiares, estando o enfermeiro inserido neste processo, com participação indispensável para o sucesso das ações e atividades de controle e prevenção.

O Programa de Saúde da Família compreende o indivíduo dentro do seu contexto familiar e valores socioculturais, abordando a relação familiar de forma integral e articulada, sem perder de vista a saúde de seus membros. A atuação do enfermeiro na Saúde da Família se desenvolve na direção de garantir o controle e práticas de promoção da saúde, no incentivo da vacinação BCG (Bacilo de Calmette e Guérin); informando sobre a tuberculose, suas causas, sintomas, formas de contágio; acompanhando o tratamento supervisionado no domicílio (DOTS); abordando questões para melhor recuperação com o paciente e seu membro familiar, como alimentação, repouso e precauções; praticando o Tratamento Diretamente Observado (TDO) como forma de supervisionar e evitar situações que contribuam para o abandono e reincidência da doença, mas favorecendo a adesão dos pacientes e a eficácia do tratamento (BRASIL, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (349.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com