TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão do curso 1º parte

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO:

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA:

 A IMPOTORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO:

           Visando, a educação infantil de 0 a 4 anos percebe-se o quanto os jogos e as brincadeiras estão mais presentes no cotidiano da criança. Brincar é a atividade principal da criança, é brincando que ela interage com o mundo a sua volta, expressando seus valores, maneiras de pensar e agir. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. O brincar faz parte integral do desenvolvimento do ser humano nos aspecto físico, social, cultural afetivo, emocional e cognitivo.

          Através do brincar a criança pode reproduzir o seu cotidiano seja ele na escola ou em casa. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e a sociedade em geral como é fundamental que a ludicidade faça parte da vida da criança.

          O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade, resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimentos e, de fazer-se entender e demonstrar sua opinião em relação aos outros.

         Neste sentido o objetivo desta pesquisa é mostrar porque uma prática que é tão importante é comum na educação infantil para as crianças de repente diminui consideravelmente no ensino fundamental. É certo  que a presença do lúdico são grandes aliados do professor para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

         Tenho como certo que brincando a criança aprende a respeitar regras, se relaciona socialmente, conhece seus limites e seus pares e com os jogos os quais existem regras, são atividades estruturadas que tem desafios a serem alcançados e que motivam os jogadores a desenvolver o raciocínio lógico, habilidades físicas, a interação social e o aprender a ganhar e perder, tornando cidadãos mais críticos e com possiblidades de resolver problemas do dia-dia. E o quanto o lúdico na sala de aula pode promover o desenvolvimento de habilidades como autonomia, cooperação, descoberta e raciocínio, pois o brincar é um instrumento de aprendizagem e parte do processo educativo da criança que deve ser mantido em toda sua vida escolar para que as aulas não se tornem cansativas e assim não causa desinteresse do aluno pela escola.

JUSTIFICATIVA:

        Devido a minha prática docente realizado durante o estágio com alunos do primeiro ano no ensino fundamental. Esses alunos estão na faixa etária de 6 a 7 anos e inseridos em uma escola em São Paulo.

        Percebi que as brincadeiras e os jogos se excederam aparecendo somente nas aulas de educação física, aula essa aguardada com muita ansiedade pelas crianças.

        Acredito que o lúdico está merecendo maior atenção, pois é o espaço onde as crianças exercem relações afetivas e com o mundo, com as pessoas e com objetos. Através dessas atividades lúdicas o educador pode promover trocas entre os alunos auxiliando-os na busca de alternativas para algumas situações problemas que enfrentarão durante o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com