TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Por:   •  16/2/2017  •  Artigo  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - EAD

UNIDADE PEDAGÓGICA DE CANDEIAS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

ARTIGO

Candeias – Bahia

2014

CRISTIANE DE LIMA PEREIRA VASCONCELOS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

ARTIGO

Trabalho de aperfeiçoamento do curso de Pedagogia com Ênfase em Gestão da disciplina Tópicos Especiais em Educação IV, sob a orientação da tutora Eliene da Silva Santos, 8º período Circuito 09.

Candeias – Bahia

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04

2. FORMAÇÃO DOCENTE...................................................................................... 05

3. DESAFIO ENTRE TEÓRIA E A PRÁTICA.......................................................... 07

4. GESTÃO ESCOLAR..............................................................................................09 5.CONCLUSÃO........................................................................................................ 10

6 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 11

FORMAÇÃO DOCENTE

DESAFIO ENTRE TEÓRIA E A PRÁTICA

Cristiane de Lima Pereira Vasconcelos*

RESUMO

O tema presente aborda assuntos importantes sobre a formação docente, em um desafio entre teoria e a pratica na Gestão escolar. Tendo como objetivo mostrar conhecimento prático pedagógicos na formação de professores, enfatizando a preocupação de um ensino melhor, mais abrangente, critico, e inovador. Com o objetivo de analisar o conceito e os fundamentos da Gestão Escolar Democrática.

Palavras-chave: Desafio. Gestão Escolar. Conhecimentos Práticos e Pedagógicos. Democracia.

* Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia da

Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EAD

* E-mail:Cristiane.lp@oi.com.br

4

1. INTRODUÇÃO

Este Artigo traz um conjunto de conceitos baseado nas informações dos estudiosos da educação, como um todo trazendo para o leitor conteúdos prazeroso desde então quando se fala em educação.

Uma gestão democrática e participativa é quando todos trabalhem juntos num so objetivo de melhoria e companheirismo conforme Luck (2000) decorre do entendimento de que:

(...) apenas localmente é possível promover a gestão da escola e do processo educacional pelo qual é responsável, tendo em vista que, sendo a escola uma organização social e o processo educacional que promove, altamente dinâmico, qualquer esforço centralizado e distante estaria fadado ao fracasso, como de fato, tem-se verificado. Também, é sobretudo como reconhecimento da força dos movimentos democráticos, como condição de transformação e desenvolvimento social.

A Gestão Escolar tem a responsabilidade de pesquisar e colher aquilo que é de interesse qualidade e inovador na formação de professores e de melhoria para a escola; com a democracia, existiria uma participação maior da comunidade nas ações realizadas nas escolas, buscando assim uma maior qualidade de ensino para toda a população e fazendo com que a democracia seja exercida.

"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele é um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão e didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações", diz Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR.

5

2. FORMAÇÃO DOCENTE

A Formação docente abrange singularidades que a diferencia dos demais profissionais, ou seja, não é suficiente apenas carregar um título acadêmico, é preciso dedicação, degrau que não se alcança apenas pelo simples querer ser, mas que só estará disponível quando há compromisso deste profissional consigo mesmo, sob uma ação pautada pela ética e pelo compromisso de crescer tanto no plano profissional quanto pessoal.

Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica no desenvolvimento de sua atuação, o que significa observar os alunos de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Quanto às exigências que emitem os critérios de atuação na educação básica, a referida Lei afirma que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com