TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Língua Portuguesa

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DA DISCIPLINA:

Prática de ensino - Introdução à Docência

Atividade em grupo A: Reflexões sobre a educação

Componentes do Grupo:

Ledyane Ribeiro                       RA 1305892

Casiane Salles                         RA 1303064

Data: 06 de maio de 2013

1 – INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma analise ampla sobre o que vem a ser a educação, métodos de educar, praticas de ensino.


2- REFLEXÕES DO GRUPO:


2.1- Educação? Educações: aprender com o índio

De acordo com o nosso ponto de vista a educação se apresenta de várias formas e em toda parte, pode ser nas diferentes culturas, em casa, na rua, na igreja, na escola que tanto pode ser para ensinar, para aprender e ao mesmo tempo ensinar e aprender, e questiona o conceito de educação, para colocar em seu lugar a palavra educações no plural, pois não é só em um âmbito que se aprende e ensina, mas em todos os lugares.
Acreditamos que o termo “falta de educação” esta relacionado nível de escolaridade de cada um e a cultura de cada individuo, pois o que para mim um é falta de educação, para o outro pode não ser.

Os níveis de educação variam muito de região para região, por exemplo, em um país o estudo pode ser mais rigoroso e isso depende de cada região, o que é lesionado pode variar de um ambiente para outro, ou até de um país para outro. A educação não só perpassa as classes altas como também a de nível baixo. O papel da escola no processo educacional é importante, mas a educação pode acontecer em qualquer esfera e o que aprendemos não é regra. Nosso dever como mestres é instruir, transformar e orientar a sociedade na qual atuamos.

O que falta em nosso país na questão educação?

Em primeiro lugar falta comprometimento dos governantes para tentar melhorar os níveis da educação, e em seguida o papel dos educadores em procurar fazer a diferença, e falta interesse dos ensinados em dar o seu máximo para contribuir numa mudança significativa e proveitosa, a participação dos governantes e educadores é essencial para que o papel da educação venha mudar no país, que o ensino seja levado mais a serio por ambos os lados, só dessa forma teremos uma educação exemplar.

2.2 -O fax do Nirso


De acordo com nossa maneira de pensar a educação não está perdendo espaço no mercado de trabalho, mas cada vez mais se exige diplomas e especializações além da experiência para a função que vai ser ocupada. Mas além dos diplomas o individuo deve ter habilidade, talento ser dinâmico naquilo que vai fazer, pois só um bom currículo não é suficiente, na prática tem que mostrar capacidade como o que ocorre com o personagem do texto.  


2.3 - A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)


Ao apresentar nossas opiniões como verdades absolutas estamos negando ao aluno o direito de questionar, opinar, criticar. Não podemos afirmar que há somente uma verdade e sim opiniões, pontos de vista. Educar é uma forma de preparar a uma pessoa para o mundo. A educação deve ser um acordo entre professores e alunos, onde cada um tem o seu direito de apresentar suas ideias e compartilhar seus conhecimentos até se chegar aos objetivos propostos.


2.4 - Uma pescaria inesquecível

Nos dias em que vivemos a ética esta esquecida, onde não se tem mais os bons exemplos de moral, onde vale o que cada um quer fazer independente de ser ético ou não. Não há clareza entre conceitos de o que é certo ou errado, o que é certo para alguns não é para outros.
A educação deve primar pela formação de pessoas honradas, é acreditamos serde grande importância que em nossa educação básica se introduza os conceitos de ética.  A educação e ética deve estar diretamente ligadas, só assim conseguiremos uma sociedade mais comprometida com a honestidade, o respeito, a moral e a justiça.


2.5 - A folha amassada


Alunos explosivos nos colocam em uma situação difícil, mas nãoseria o termo correto tratá-los como alunos problema. Temperamentos explosivos devem ser trabalhados com paciência esabedoria da parte do professor e da escola, pois muitas vezes oque falta para esses alunos é atenção e carinho que eles não recebem dos familiares e por isso pretendem chamar a atenção.  Que nós quando professores possamos ser lembrados como uma influência positiva na vida dos nossos alunos.

  
2.6 -A lição dos gansos


Até os animais e as aves nos dão exemplos de que o trabalho em equipe funciona .
 O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas. Temos que nos aliar a nossos líderes e formar uma equipe para dar apoio aos alunos que precisam de uma atenção especial. 

 “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”(Michael Jordan)


2.7 - Assembléia na carpintaria


É de grande valia lembrar e levar em conta qualidades das pessoas que nos rodeiam. E mais ainda como educadores temos a responsabilidade de reconhecer em nossos alunos todas as virtudes e usar os defeitos do aluno para incentivá-lo a melhorar.  Quando estivermos atuando em sala de aula não devemos aceitar que aconteçam situações em que alguém seja humilhado, onde lhe lancem em rosto os seus defeitos. Diante disso é importante que se trabalhe em grupo para incentivar a cooperação e o coleguismo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com