TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho gramática

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO DE LETRAS

ENSINANDO GRAMÁTICA

                 O sentido do ensino da Gramática das línguas Portuguesa e Inglesa

                         Fabyulla Oliveira Jacob/ RA: 9910147562

POLO CRICIÚMA

SETEMBRO/2015

     

 SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- METODOLOGIA......................................................................7

5- DESENVOLVIMENTO

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................9

8- BIBLIOGRAFIA.........................................................................10

9- ANEXOS..................................................................................11


 1-INTRODUÇÃO              

O presente trabalho tem como objetivo relatar os problemas de aprendizagem de alunos do ensino fundamental do 6º ano, da turma 6A da EE Rafael Vasconcelos em relação às disciplinas de  Língua Inglesa e Portuguesa, afim de criar uma oficina pedagógica com atividades dinâmicas que ajude-os a sanar suas dúvidas.

Com base em entrevistas e questionários abertos aos alunos e professores essas dificuldades dão-se pelo fato do ensino monótono. Sendo assim, as aulas não conseguem prender a atenção do aluno, que não consegue assimilar o conteúdo.

O professor que domina os diversos tipos de gramática e também os estudos linguísticos na teoria e na prática sabe da importância em fazer com que os alunos conheçam a gramática.

Por intermédio da realidade que o aluno vive será internalizada uma nova maneira de aprender o conteúdo.

        


4

2- OBJETIVOS

           

2.1 – Geral

Pretende-se nessa pesquisa enfocar os problemas de aprendizagem dos alunos do 6º anos da  turma 6A.

2.2 – Específicos

 Discutir as dificuldades no ensino da língua portuguesa e inglesa.

 Procurar formas de sanar as dúvidas dos alunos.

Encontrar meios criativos de ensiná-los as classes gramaticais de forma com que eles compreendam e saibam defini-las corretamente.


5

3- JUSTIFICATIVA                

Sabe-se que a comunicação e interação do homem se dá através da língua, e esta forma de comunicação acontece de maneira clara e objetiva através da fala, escrita e etc. Sendo esta maneira de exteriorizar suas ideias, sensações e organizar-se em sociedade.

Alguns pensam que gramática é somente um manual com regras e normas utilizadas por aqueles que buscam na sua fala e escrita expressar-se guiados pelo uso da norma culta, e que consideram o conhecimento da gramática como um componente indispensável para o bom entendimento de um texto. Outros ainda julgam-se incapazes de entendê-la. Observa-se que este pensamento é algo cultural, "não é possível  aprender gramática". Portanto tem-se um embate, como quebrar este paradigma. De acordo com Bagno (2007) que questiona e responde.

 

"Gramática é ou não é para ensinar? A resposta é: se for para ensinar gramática como mera repetição da doutrina tradicional, anacrônica e encharcada de preconceitos sociais, definitivamente não é para ensinar gramática. Se ensinar gramática for entendida como decoreba de nomenclatura sem nenhum objetivo claro e relevante, analise sintática de frases descontextualizadas e as vezes até ridículas, definitivamente não é para ensinar gramática, mas se por gramática entendermos o estudo sem preconceitos do funcionamento da língua, do modo como todo ser humano é capaz de produzir linguagem e interagir socialmente através dela, por meio de textos falados e escrito. Portadores de um discurso, então, definitivamente é para ensinar gramática sim".

Vendo que, nos dias de hoje, os métodos utilizados não estão facilitando o aprendizado dos alunos, cabe ao professor usar outras maneiras que se adéquem ao tempo de seus educandos.

Trazendo para o ensino da gramática, o qual é o que este trabalho propõe, é nítido que os alunos não conseguem dominar este campo da língua, então, porque não tentar inovar?


6

        4- METODOLOGIA                  

A pesquisa foi feita durante as aulas de Língua Portuguesa aonde a Gramática é o foco. Ela foi realizada com as amostras de trabalhos da turma 6A do Ensino Fundamental da Escola EE Rafael Vasconcelos. Foram também observados de que forma assistemática os métodos de ensino do professor na sala de aula em relação ao ensino gramatical. Neste estudo, foram feitos dois questionários com questões abertas, um para os alunos e outro para o professor. Tanto para o professor e para os alunos foram garantidos o anonimato, a fim de que respondessem às questões com o máximo de liberdade, sem nenhum tipo de pressão ou de constrangimento. Nesse questionário, continha perguntas sobre as principais dificuldades dos alunos sobre a Língua Portuguesa.

Aos professores foi questionado:

Qual a importância do ensino da gramática?

O professor atribuiu muita importância do ensino da Gramática aos alunos. Porém, a maneira de passar para os alunos deve ser de maneira que eles não sejam meros repetidores de normas. Precisa-se usar a criatividade. Também reforçar aos alunos as variações linguísticas. Que a questão não é o certo ou errado, mas o adequado.

Qual a melhor maneira de ensinar a gramática?

O professor precisa reformular a maneira de passar a gramática e procurar recursos inovadores para esse fim. Consequentemente as aulas serão mais atrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (833.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com