TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações sociais

Seminário: Transformações sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

A partir da decada de 1960 surgem grandes transformções social. Os Movimentos social emergiam cada vez mais aparentes e abrangentes produzindo relevantes mobilidades na sociedade.

Com o processo de industrialização que ocorreu no fim dos anos 60 o Brasil passou a ter uma população predominante urbana. Considerando um perido democratico as grandes discussões sobre saúde no ambito nacional. A promulgação da Lei Organica da Providencia Social (1960) alem dos avanços em termos de educação profissionalizante, contudo foi um periodo sem muita ação prática; houve sim uma extrema valorização da politica economica em detrimento da politica social.

O pensamento concervador da epoca foi mais relevante do que aos apelos sociais e causou a instauração de uma ditadura militar, o nascimento desse regime transfou por completo o conjunto de politicas social, acarretou grandes retrocesso nos debates relacionados a questão social. A impossibilidade de defender os direitos sociais a partir de manifestações populares devido a repressao governamental dificultou o acesso da melhoria na qualidade d vida da população ficando negados a população os seus direitos. O governo orientave-se na busca de estabilidade social e afimação de nova Ordem politica do país.

Já na decada de 1970 o Brasil viveu o período que ficou caracterizado como “milagre Economico”, pois nessa epóca foram apresentados altos indíces de aumento e o consumo de bens duraveis alcançou um avanço muito alto além da construção de estradas, hidreletricas e a consilidação de um grande parque industrial no país.

Ainda que estas ações tenham de certa forma requerido a modernização, tambem levaram o país a uma crise inflacionaria e recessiva e trouxe importantes consequencia para a politica social brasileira que conduzida as mesma de forma tecnocratica e conservadora. Essa crise fez com que fosse acirrada as contradições sociais no país com a radicalização das expressoes da questão socia.

Neste periodo houve a criação do Instituto Nacional de Previdencia Social (INPS), o Banco Nacional da Habitação (BNM), a Fundação Nacional do Bem Estar do menor (FONABEM); esta tinha o objetivo de retirar crianças e adolescentes das ruas e cuja ações era de carater repressivo e de Estado e politica social de recolhimentp institucional; a Legião Brasileira da Assitencia (LBA) foi transformada em fundação alem de programa de atendimento focalizado e pontual na area de saude e de medidas no âmbito da Politica previdenciaria a fim de apliar os.

Em contraponto a decada de 1980 trouxe a consideração de um longo processo de transição politica iniciada em 1974 com o projeto institucional do governo Geissee. A “distenção” Sob a inspiração da corrente norte americano expressa fundamentalente na obra do politiologo Samuel Huntindon tornou-se o vetor de uma politica de tranformação do carater autoritario do regime militar.

O agravamento da conidição da crise fiscal durante a decada de 1980 tornava ainda mas enfraquecidada a manutenção de politica socias conduzidas pelo Estado, fazendo com que este retrocedesse em sua politica de investimento sociais e em infra-estrtura passando a adotar um programa de controle rigido do orçamento publico desevonvelse então um carater seletivo para as politicas social.

Durante essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com