TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR ANALÓGICO SOBRE A OBRA A DIVINA COMÉDIA DE DANTE ALIGHIERI

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  12.092 Palavras (49 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 49

“UM OLHAR ANALÓGICO SOBRE A OBRA A DIVINA COMÉDIA” DE DANTE ALIGHIERI.

Acadêmica: Ellen Rosana Silva Da Silva.

Profª. Flávia Maria Aragão Arruda.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (LETRAS) – Trabalho de Graduação.

Data: 10 de Dezembro de 2016.

RESUMO

O olhar analógico sobre a obra A Divina Comédia de Dante Alighieri tornou possívelo trabalho de pesquisa que será desenvolvido a seguir. Esta obra literária é dividida em três partes distintas que são o Inferno, o Purgatório e o Paraíso que representam a Trilogia Dantesca. Possui uma linguagem toda simbológica textual. È uma obra da Literatura Universal que já foi alvo de grande discussão e polêmica entre os estudiosos e pesquisadores. Traz uma visão da realidade espiritual, do desconhecido. Trata de questões como a corrupção, a hipocrisia, as mazelas e os conflitos da vida do ser. Foi um marco na história da Literatura humana. O que se sabe é da importância da obra e do seu autor para o mundo. O autor contrariou idéias e influenciou no comportamento social, político, educacional e moral da sociedade da sua época. Dante pode ser considerado um precursor do simbolismo e dos princípios doutrinários espíritas. A Literatura Universal se tornou enriquecedora em virtude do surgimento de A Divina Comédia no período medieval. Seu contexto histórico e social está relacionado com a ascensão da burguesia, com o domínio feudal e com a inquisição. Essa obra revela a mistura da comédia e da tragédia no decorrer do poema. Pois trata-se de um poema antológico do autor que se tornou um divisor de águas na história da Literatura Universal. Exige uma leitura atenciosa, uma compreensão profunda e uma rica interpretação do conteúdo apresentado. A Divina Comédia é uma herança deixada por Dante à humanidade, futuras gerações.

Palavras-Chave: A Divina Comédia. Dante Alighieri. Literatura Universal.

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho que será desenvolvido traz uma abordagem analógica acerca da obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, escritor italiano que viveu na Idade Média, em terras europeias cujo teor leva a todos a uma viagem pelo interior da alma humana no sentido de conhecer o seu estado psicológico dentro de uma forma simbológica e muito particular na visão de mundo do autor.

        Traz o que cada estudioso, o que cada pesquisador e o que cada teórico opinou sobre a obra dantesca, revelando o seu real significado, o lado épico e satírico do autor italiano ao retratar a vida humana através da trilogia universal que abrange a vida humana: O Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Que já houve várias pesquisas sobre a obra, sobre o autor, sua vida e a sua literatura, levantando questões polêmicas acerca do assunto em questão e suas relevâncias.

        Fala do quanto a obra de Dante contribuiu para enriquecimento da cultura europeia e do mundo literário universal, destacando o talento e a genialidade do renomado literato da arte escrita, o quanto os olhares da crítica literária foi importante para ajudar a sociedade a entender o real e verdadeiro significado desta grandiosa obra que, reconhecidamente, foi um divisor de águas no processo histórico da Literatura.Ver o Caderno de Estudos da Faculdade Uniasselvi, LITERATURA BRASILEIRA: DO PERÍODO COLONIAL AO ROMANTISMO (2011, p. 8):

A visão de mundo da burguesia sintoniza-se com a renovação, o Renascimento. A idéia da cultura medieval que se configurava pela religiosidade, pela interpretação dos fatos ligados a fenômenos da natureza não mais combina com a classe burguesa em ascensão. Desse modo, o sucesso nos negócios dependia da observação, do raciocínio e do cálculo, e não da intervenção divina.

        Neste contexto histórico e social Dante escreveu sua obra baseado inclusive nos pensamentos renascentistas e religiosos que imperava na época. E mais do que nunca dentro de um pensamento racional sendo implacável no seu modo de retratar a realidade humana nos seus mais variados aspectos destacando o lado moral e educacional deixando um grade legado para os novos literatos que vieram após ele.

        Revelará que a obra A Divina Comédia surge no período medieval quando a Renascença já era uma realidade e a economia comercial dos burgueses conquistava cada vez mais o seu espaço contribuindo também para o desenvolvimento da sociedade ajudando o país a enriquecer. Reforçará sempre a questão analógica acerca do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, que são os três reinos do mundo espiritual retratando muito bem os três reinos existentes no Universo, tornando Dante numa verdadeira celebridade mundial.

        Apresentará conceitos acerca do que são essas três regiões, também mostrará o real significando desses conceitos muito bem explorados por Dante de acordo com a sua própria visão de mundo, fazendo referências analógicas sobre aspectos sociais, morais, políticos, dando margens para que se abordem fatores voltados para a Educação humana. Detalhará, de forma profunda, no decorrer de sua obra literária.

        O trabalho vai mostrar em que dialeto ou idioma a obra A Divina Comédia foi escrita, construindo os primeiros alicerces da escola e da tendência Simbolista, sendo considerado o precursor do Simbolismo, determinante para que futuros escritores e poetas tomassem isso como ponto de partida para a implantação desse estilo literário em Portugal e até mesmo no Brasil, em suas respectivas épocas reformulando os vários conceitos existentes até hoje sobre o assunto em si, isto é, sobre o Simbolismo. Traz ainda várias citações relacionadas à questões literárias abordadas e algumas sobre o próprio Dante e sua obra de arte, seguidas de  comentários.Ver o Caderno de Estudos da Faculdade uniasselvi, LITERATURA BRASILEIRA: DO PERÍODO COLONIAL AO ROMANTISMO (2011, p. 8):

No mundo medieval não havia liberdade religiosa e era a Igreja a guardiã da verdade divina, o que lhe outorgava o direito de controlar a vida das pessoas e influenciar nas decisões políticas. O teocentrismo era a base do pensamento da Igreja Católica na Idade Média. Além disso, o sistema econômico e político eram marcados pelo feudalismo. [...] O humanismo pregava a pesquisa, a observação e a crítica. [...] O Renascimento foi a realização do Humanismo no plano concreto.

Diante deste cenário, Dante se viu obrigado a problematizar todas as questões citadas nesta colocação no sentido de mostrar as causas e conseqüências das ações do homem e acerca dos abusos de poder que existia no período medieval quando a Igreja e o Estado tinham o domínio de tudo criando um grande exército de perseguidores dos hereges levando muitos perseguidos a morrerem nas fogueiras da inquisição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.6 Kb)   pdf (362.6 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com