TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OLHAR INFANTIL PARA AS OBRAS DE ROMERO BRITTO

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  6.125 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP –

O OLHAR INFANTIL PARA AS OBRAS DE ROMERO BRITTO

INTRODUÇÃO

A arte é uma linguagem que fará com que a criança se expresse através de diferentes elementos, será a criatividade e a imaginação que terão um papel muito importante em todo o processo.

A conclusão pedagógica segundo o autor Vygotsky (2009) é a de que quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, mais será considerável e produtiva a imaginação infantil.

Nesta linha de raciocínio é que vem o projeto de releitura: A Visão Infantil das telas de Romero Britto, artista que é pintor, escultor e serigrafista brasileiro radicado nos Estados Unidos e considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas. Sua obra apresenta uma arte diferente da clássica e tradicional, de acordo com o jornal The New York Times ”emana cor, otimismo e amor“.

OBJETIVOS

Quando a criança desenha, pinta ou realiza outras atividades de expressão artística, sem se dar conta, estará expressando emoções e sensações, inclusive as que se encontram mais profundas em seu interior.

Com a pretensão de utilizar as obras de arte de Romero Britto na Educação Infantil visamos trazer conhecimento de mundo às crianças junto a apresentação da cultura artística brasileira, além de proporcionar desenvolvimento das partes físicas e motoras, conhecimentos sobre as cores, linhas, formas, raciocínio lógico matemático, utilizando como proposta pedagógica o portfólio sobre a vida e obra do artista, Romero Britto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Trabalhar a Biografia do artista para conhecer sua vida e obras;

Estimular as crianças a valorizar a arte como forma de expressão;

Desenvolver o olhar e senso crítico;

Conhecer as cores, linhas e formas geométricas;

Trabalhar algumas histórias infantis e músicas com o tema das obras do artista, como O Urso da Amizade;

Utilizar diferentes formas de pintura (com tinturas, papel camurça e EVA) nas releituras das obras pelas crianças para trabalhar também a coordenação motora.

OBJETIVO GERAL

Despertar nas crianças o interesse pela cultura brasileira através das obras de Romero Britto e nas releituras de imagens artísticas, descobrir suas linhas geométricas, formas e cores, ampliar o conhecimento da arte, manuseio de diferentes materiais, texturas, entrar em contato com diversas formas de expressão artística.

RECURSOS MATERIAIS

Xerox coloridos de algumas telas do artista Romero Britto: Borboleta, peixe, gato, flor, bola;

Tinta guache, lápis de cor, giz de cera;

Papel sulfite;

Cartolina;

Revistas;

Cola branca;

Pincel com espessura grande;

Tesoura.

DESENVOLVIMENTO

Releitura das Obras A Flor, O Gato, A Maçã, O Cachorro, Abraço, O Urso da Amizade e A Borboleta, de Romero Britto.

Onde pretendemos despertar e aguçar a criatividade das crianças trabalhando com diversas cores, materiais, tintas, texturas, EVA, papéis camurça e outros para que às mesmas confeccionem suas próprias versões da obra do artista.

Rodas de Conversa a respeito da vida do artista e Mostra de suas obras para as crianças conhecerem e observarem os traços e cores que Romero utiliza.

Pretendemos apresentar a cultura e trabalhos do artista para que as crianças possam conhecer e identificar o perfil que o artista trabalha.

Conto da história “O Urso da Amizade” e confecção de uma réplica do urso.

Confeccionaremos uma réplica do Urso da Amizade e a cada semana sortearemos uma criança para levá-lo para sua casa junto ao Diário do Urso, onde durante o fim de semana cada criança, junto aos pais, irá relatar todas as atividades feitas com o ursinho enquanto ele visitou sua casa.

Nessa atividade pretendemos trabalhar a importância da amizade, companheirismo, solidariedade e o cuidado com o amigo.

Expectativa – Mostrar aos alunos durante a história as diversas texturas das páginas do livro

Exposição em Sala de Aula com todos as atividades feitas pelos alunos no decorrer do projeto.

Para o final do projeto, pretendemos expor todas as releituras, pinturas, diário do Urso da Amizade na sala de aula e convidar os pais e familiares para visitarem e conhecer tudo que os alunos produziram durante o projeto “O olhar infantil sobre as obras de Romero Britto”.

5.1 BIOGRAFIA DO AUTOR

ROMERO BRITTO

Romero Francisco da Silva Britto nasceu em Recife, Pernambuco no dia 6 de outubro de 1963, é um famoso pintor e artista plástico brasileiro conhecido internacionalmente pelo seu estilo alegre e colorido, que transmite mensagens de esperança e felicidade, seu trabalho é caracterizado pela multiplicidade de cores e uso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com