TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA LEITURA SOBRE A CIDADE: A IMPORTÂNCIA DO MERCADO CENTRAL CHRISTO RAEFF

Por:   •  27/11/2018  •  Ensaio  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

UMA LEITURA SOBRE A CIDADE: A IMPORTÂNCIA DO MERCADO CENTRAL CHRISTO RAEFF        

Anne Caroline Lima Fernandes1

Danielly Mendes de Souza2

Irwing Adriano Cerqueira Ribeiro e Souza3

Maria Luana de Souza Ferreira4

Maria Regina da Cruz5

RESUMO: No presente ensaio abordamos as mais diversas características do Mercado Central Christo Raeff, analisando sua importância para a cidade de Montes Claros, em um estudo sobre seus aspectos sociais e culturais. O Mercado representa, em um ambiente heterogêneo, a verdadeira identidade desta que é a maior cidade do norte de Minas Gerais. Sendo assim, para que se compreenda a dinâmica local, é imprescindível a análise das suas diferentes facetas. Para tanto, utilizamos como base a pesquisa de campo, aliada à pesquisa bibliográfica pertinente ao assunto.

INTRODUÇÃO

Dentre as estruturas urbanas, que se inserem num contexto de resistência ao longo do processo de modernização e transformação da cidade de Montes Claros, merece destaque o Mercado Central Christo Raeff (Mercado Municipal de Montes Claros), localizado em uma área estratégica e central da cidade, mais precisamente na movimentada Avenida Deputado Esteves Rodrigues, popularmente conhecida como Avenida Sanitária, expandindo-se até a Rua Marechal Deodoro.

A história do Mercado remete a 1899 (ANEXO V, Figura 1), ano em que fora inaugurado, funcionando, àquela época, no local em que hoje está edificado o Shopping Popular, na Praça Dr. Carlos Versiani. Em sua atual localização, a inauguração ocorreu em dezembro de 1992 (ANEXO V, Figura 2), sofrendo várias reformas ao longo do tempo, com fito de se adequar ao crescente fluxo de pessoas e produtos.

Existem nas cidades determinados espaços privilegiados, carregados de simbolismo e de centralidade no que diz respeito à organização e à representação da vida pública. Estes espaços não são permanentes: acompanham a vida e a evolução da cidade, sua dinâmica social e sua organização espacial – diríamos até que acompanham sua própria identidade. (GOMES, 2001)

O Mercado Municipal, além de ser um lugar apropriado ao desenvolvimento de atividades comerciais, constitui um importante e consolidado ponto de encontro e socialização de Montes Claros, em que se pode observar a prática regular de interações interpessoais. Os cheiros típicos do norte de Minas, as cores das hortaliças e temperos, os sons da movimentação constante, atividades culturais e artísticas, pessoas de diferentes estratos sociais (ANEXO II), diálogos sobre questões diversas da vida, diversão, entre outros, caracterizam o local, são aspectos que favorecem a sua condição de espaço público, à medida que ele é diariamente arrogado, usado e vivenciado pela coletividade de indivíduos das mais diversas regiões da cidade (ANEXO III).

O MERCADO

Estruturalmente, o Mercado Central Christo Raeff, comporta cerca de 290 boxes, entre bares, restaurantes, lojas de artesanato e mercearias, além de bancas de temperos, legumes, verduras, açougues, peixarias e a Farmácia Popular. São 633 comerciantes, entre os operadores dos boxes e os produtores que trazem seus produtos para serem comercializados no Mercado. (JORNAL O NORTE, 2016)

Com fito de se adequar às exigências da população e comerciantes, em 2015 foi efetuada uma reforma de grande vulto, tendo o Mercado passado por uma profunda transformação. O piso e as telhas foram trocados, o que deu mais claridade para o local. Corrimões foram instalados nas escadarias e os banheiros foram revitalizados. Além disso, foi totalmente pintado e, por último, exaustores foram instalados para tentar conter o forte calor. Ocorre que, com estas mudanças, especificamente no que diz respeito ao teto, houve ainda mais dor de cabeça para quem passa o dia todo trabalhando no local. Isso porque parte do telhado colocado é transparente e facilita a entrada de raios solares, o que contribui para que as mercadorias se percam antes do tempo. Outrossim, os exaustores não vêm desempenhando seu papel a contento.

Cabe salientar que outros problemas são recorrentes naquele ambiente. A presença de moradores de rua, que circulam livremente pelo local, incomodando os frequentadores, pedindo dinheiro e muitas vezes até furtando, o piso sempre sujo e os banheiros sem manutenção, a existência de flanelinhas, que criaram um sistema de negócio ilegal no estacionamento, onde o cliente se vê obrigado a pagar a mais para usar o espaço, são as maiores dificuldades a serem enfrentadas pela administração do Mercado.

A solução para estes obstáculos encontra-se principalmente nas mãos da municipalidade. No tocante aos problemas estruturais, de acordo com a prefeitura de Montes Claros, já existe um projeto concluído desde maio de 2018, o qual prevê uma revitalização do Mercado Municipal orçada em R$ 1.919.000,00 (um milhão e novecentos e dezenove mil reais). O plano estabelece a reestruturação completa da parte elétrica, reforma dos banheiros, climatização, instalação de telhado e pintura, o que ocorrerá num prazo de até 8 (oito) meses, contados da conclusão do projeto. Já no que diz respeito à presença de pessoas em situação de rua, criminosos e flanelinhas, a resposta encontra-se em disponibilizar um maior efetivo da Guarda Municipal e Polícia Militar, para que se coíba qualquer conduta que contrarie os ditames do código penal, além da instalação de sistemas eletrônicos de vigilância e da implantação de programas sociais que acolham e deem novas oportunidades aos desabrigados.

Em que se pesem as adversidades supracitadas, o Mercado pode ser considerado um dos poucos ambientes na cidade de Montes Claros no qual as pessoas não apenas se cruzam, mas dialogam, despem-se de seus status e falam a mesma língua. Além disso, um dos principais atrativos do Mercado Central é a incrível variedade de itens que são disponibilizados para os clientes, a preços bastante competitivos.

Por sua diversidade e complexidade, o lugar requer atenção para todo o seu interior, garantindo, deste modo, legitimidade nas observações. Assim, durante as entrevistas, houve sempre a preocupação de ouvir usuários nas mais diversas partes: nos bares, nas bancas de frutas, nas lojas de artesanato, açougue, no estacionamento, etc. Com inúmeras opções de afazeres, o Mercado acolhe pessoas com os mais diversos interesses, daí a necessidade de estar atento e aplicar o questionário em tantos locais diferentes, para captar opiniões de todos os públicos nas mais variadas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (640.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com