TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS[pic 1][pic 2]

Resumo do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=J5rSZOn97RU

O documentário aborda sobre a preservação das abelhas endêmicas do território brasileiro, que em sua maioria não apresentam ferrão. Com diferentes formas e tamanhos, as abelhas brasileiras apresentaram grande importância para o equilíbrio ecológico nos diferentes habitats, contribuído para perpetuação de muitos vegetais nativos que são polinizados unicamente pelas abelhas indígenas, contribuindo ainda mais para a importância da sua preservação. Esses pequenos animais, ainda estão presentes em boa parte do território nacional, mas correm sérios riscos de desaparecerem devido aos seguintes fatores, que são:

Desmatamento: com a derrubada extensiva da vegetação, ocorre a eliminação do habitat das abelhas, onde encontram alimento e abrigo, com isso, as poucas capoeiras (vegetação de aspecto campestre) remanescentes, se tornam áreas muito pequenas que ficam distantes uma das outras, contribuído para redução do número de colônias da mesma espécie em uma mesma área, gerando o acasalamento consanguíneo entre rainhas e zangões.

Redução de habitat: esse problema é agravado pelo fato de as regiões de ocorrência da maioria das espécies nativas serem pequenas, por exemplo, a abelha uruçu só é encontrada na faixa litorânea da Bahia ao Ceará, e a uruçu- negra só é encontrada em regiões de maior altitude no estado do Espírito Santo, com isso várias espécies estão na beira da extinção, porque praticamente todas as matas de sua área de ocorrência foram reduzidas a pequenas capoeiras distantes umas das outras.

Adaptabilidade: as abelhas brasileiras apresentam a biologia e estruturas anatômicas desenvolvidas para a coleta de pólen e néctar de plantas

nativas, por isso, a maioria das abelhas nativas não são capazes de se adaptarem às plantas exóticas cultivadas no Brasil.

Atividades exploratórias: o manuseio incorreto na extração de enxames do seu ambiente natural, realizadas por pessoas desqualificadas pode resultar em patamares perigosos como na morte de milhares de populações de abelhas retiradas.

Para a maioria das pessoas a palavra abelha é sinônimo de mel e picadas, pois poucas pessoas sabem, mas as abelhas que ferroam quando perturbadas não são nativas do Brasil, a maioria delas são pertencentes ao gênero Apis que foram introduzidas no território nacional a mais de 100 anos. No brasil o gênero Apis ganhou características próprias no cruzamento entre abelhas africanas e europeias, onde os híbridos desse cruzamento são denominados de africanizados, cujo as características principais são agressividade, resistência a condições ambientais adversas e alta capacidade de produção, com isso, a maiorias das abelhas deste gênero são os mais estudadas, tanto no que se refere a sua natureza quanto a criação racional , onde em uma única colmeia pode abrigar 80 mil abelhas ou mais e se organizam em 3 castas, que são:

Rainha: é a maior abelha da colônia, que se comunica via feromônios e realiza as posturas dos ovos.

Zangões: são as abelhas do sexo masculino que não apresentam ferrão, tendo como função o acasalamento com a rainha durante o voo nupcial.

Operárias: presentes em grande quantidade, são as menores abelhas responsáveis pela defesa da colmeia. São caracterizadas pela presença de ferrões como mecanismos de defesa, com grande acúmulo de veneno. Podem também participar do controle da temperatura na colmeia, coleta de néctar, pólen, resinas e água.

Outra característica das abelhas do gênero Apis, é a construção de favos em posições verticais com células hexagonais, que alojam o mel como reserva alimentícia, e é também nos favos que a rainha deposita os ovos que irão dar origem aos novos membros da colônia. Por serem insetos de natureza agressiva,

o uso de equipamentos de proteção e de coleta no manuseio do apiário é obrigatório para a prevenção de acidentes. As abelhas sem ferrão apresentam várias espécies e gêneros diferentes , dentre elas estão a abelha-cachorro, borá, Jataí, mirim, mombura, uruçu, arapuã, enrola-cabelo, mandaçaia, Mandaguari, tiúba e outras, que são denominações populares de abelhas nativas do gênero melipona e trigona, pertencentes a família meliponídeos, que possui mais de 400 espécies em todo o mundo, onde aproximadamente 320 espécies estão localizadas no Brasil .A maioria dessas abelhas constroem suas colmeias dentro de troncos de árvores, o que deu origem ao nome mel de pau, também aproveitam buracos encontrados no solo e nas residências; em meios urbanos costumam habitar buracos de paredes, em especial as abelhas jataí. Internamente as colmeias de meliponídeos tem uma estrutura completamente diferente das colmeias de Apis, entre estas características estão, o armazenam de mel que não são feitos em favos, mas sim em potes, onde a posição do ninho e depósitos de alimentos é na forma horizontal, tornado uma estrutura contraria as das abelhas do gênero Apis.

Na estrutura da comédia dos meliponídeos, os favos de crias ficam em torno de membranas, que são constituídas pelo mesmo material das células de cria, chamado de invólucro. Nas partes superior e inferior da colmeia, são encontrados os depósitos de alimentos no formato de potes, onde são armazenados o pólen e o mel. Na área delimitada da colmeia é encontrado o batume que é feito de uma mistura de própolis e barro chamado de geoprópolis, que tem a função de vedação e apresenta proporções dos dois componentes variáveis conforme a espécie. A passagem para entrada da colmeia é feita através de um túnel que termina geralmente próximo aos favos de cria, e na parte externa o túnel pode se apresentar de duas maneiras diferentes, como, um pequeno tubo de cera, presente em muitas espécies do gênero trigona (abelha jataí), ou com o orifício situado no centro de um conjunto de raias de geoprópolis que é característico do gênero melipona (abelha uruçu), com isso, a entrada da colmeia é uma das características utilizadas para distinguir os dois gêneros, além disso, o túnel de entrada tem uma função defensiva importantíssima, pois qualquer inimigo que tente invadir a colmeia por essa abertura, terá de passar por um espaço apertado repleto de abelhas guardas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com