TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DAS LETRAS NO DIA A DIA

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

1º Semestre

03 de março de 2021

TEMA: A PRESENÇA DA QUIMICA NO DIA A DIA 

A partir do momento em que acordamos até o sono, estamos cercados por fenômenos químicos, bem como produtos químicos. Para começar com o ar, respiramos principalmente compostos de moléculas de oxigênio (O2).

Ao escovar os dentes, usamos a pasta de dente com flúor que faz com que essa substância proteja os dentes da ação das bactérias que causam cuidados. Esses mesmos cremes odontológicos podem conter saudações claras que funcionam como abrasivos e esfoliantes no esmalte dos dentes.

Atividades Lúdicas nas escolas de educação fundamental, são práticas privilegiadas para a aplicação de treinamento dirigida ao desenvolvimento e colaboração do aluno na sociedade. Há também instrumentos que atraem, tensos, tensos e estimulam o processo de conhecimento e podem ser definidos de acordo com Soares (2004).

Os jogos são mostrados como um tipo de recurso pedagógico educacional que pode ser usado em momentos diferentes, como a apresentação do conteúdo, a ilustração dos aspectos, que para conteúdo, como uma revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação do conteúdo já desenvolvido. (CUNHA, 2004).

METODOLOGIA

Realizar jogos de cartas com as substancias mais comuns no dia a dia.

Muitas substâncias químicas são comuns no nosso dia a dia, por exemplo:

  • Acetona (propanona);
  • Sal de cozinha (cloreto de sódio);
  • Água oxigenada (peróxido de hidrogênio);
  • Álcool (etanol);
  • Formol (metanal);
  • Soda cáustica (hidróxido de sódio);
  • Ácido acético (componente do vinagre).

Logo, podemos identificar alguns que podem ser realizadas as cartas de acordo com Souza.

Hidróxido de sódio (NaOH): é preciso tomar cuidado com este composto, pois é altamente corrosivo, você já ouviu falar em soda cáustica? Este é o nome popular do NaOH, que é usado para fabricar detergente e sabão.

Hidróxido de magnésio (MgOH2): o laxante e antiácido leite de magnésia é obtido a partir deste óxido.

Óxido de cálcio (CaO): mais conhecido como cal viva, este composto é usado nas construções civis e também na agricultura. O CaO possui a propriedade de absorver a umidade.

Sulfato de Bário (BaSO4): empregado como contraste para raios X do estômago e do intestino.

Sacarose (C12H22O11): é nosso popular açúcar, esta substância pode ser obtida da cana ou da beterraba e é usada para adoçar alimentos.

Monóxido de carbono (CO): gás tóxico proveniente da combustão incompleta da gasolina, a conseqüência que traz para o organismo é em relação à atividade respiratória (falta de ar), este gás bloqueia o transporte de oxigênio no sangue.

Dióxido de carbono (CO2): é produto de reações de combustão e possui uma finalidade para as plantas: auxiliar no processo de fotossíntese.

Etanol (C2H5OH): é também conhecido como álcool etílico; além de ser usado como combustível é um poderoso anti-séptico usado para a desinfecção de ambientes hospitalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com