TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um breve resumo literário e filosófico "Horas e Punição"

Resenha: Um breve resumo literário e filosófico "Horas e Punição". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Resenha  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Breve resumo literário e filosófico de "Vigiar e Punir"...

Considerado o livro clássico de Michel Foucault sobre as prisões e o sistema prisional ao longo do tempo, Michel Foucault [psicopatologista, além de mestre da fala das sociedade e das cadeias], Vigiar e Punir é a principal obra filosófica e psicológica dele.

Admitindo que o poder de punir não se aplica pura e simplesmente sobre os que não têm poder, apenas sobre os pobre e o povão. Na Idade Média européia, o criminoso de crime grave era punido gravemente em praça pública, seja com enforcamentos ou apedrejamentos. Hipnotizando as massas, confusas entre a piedade e revolta, das sentenças de morte aprovada pelo rei ou imperador de plantão.

As tais penas de morte medievais, abrangiam diversas penalidades. Fossem enforcamentos para os nobres e aristocratas, ou mutilações totais para os ladrões de galinha.

Mas tais penas de morte começaram a ser bastante questionadas, diante da idéia que tais punições socializavam a selvageria humana. Surgindo, daí, juristas e filósofos defendendo penas mais humanizadas.

A nova regra penal e punitiva não era mais punir os chamados crimes de sangue, muito presentes na Idade Média. Agora os delitos punidos seriam os crimes contra a propriedade privada e burguesa. Crimes como roubo de lenha e de porcos, quebra de máquinas, greve sindicais e vadiagem, entre outros, passaram a ser duramente punidos.

Com a revolução francesa de 1789 e a passagem à agricultura intensiva, a justiça começou a penalizar mais severamente o roubo e se torna justiça de classe. Os novos proprietários das terras, despojados de encargos ffeudais, não toleraram mais as pequenas ilegalidades antes aceitas, como ficar com a sobra da produção agrícola, quebra de cercas, roubo ou massacre de gado e de galinhas etc.

Com o código penal de 1810, novos princípios jurídicos e punivos, mais humanistas, regulamentam a arte de punir e de castigar. A nova estratégia baseia-se na teoria geral do Contrato Social, de Rousseau. Direito de punir a todos, mesmo que seja o pequeno delito.

Humanização também das cadeias e dos presídios. Cria-se a administração penitenciária e penal, com seus agentes específicos (carcereiros, agentes prisionais, diretores, secretáiros etc.). Passando as pena da esfera judicial para a policial, passando a serem fiscalizadas pelas polícias.

Sistema, assim, como finalizou Foucault, em seu Vigiar e Punir, de que tais prisões se englobaria no coletivo social de suas instituições globais. Vigiando e punindo a todos.

________________________________

Sociedades de controle e disciplinares no Século XXI...

O Panóptico, cadeia circular que dava uma visão geral para se vigiar todos os presos, descrito por Michel Foucault, foi apenas o começo de tudo. Começo do controle da sociedade disciplinar vigiando e punindo a todos.

Sociedades contemporâneas do Século XXI estão cheias de exemplo de controles disciplinares. Controles absolutos para vigiar e punir a todos. Visando disciplinar e punir as coletividades humanas.

Não apenas das instituições tradicionais, como escolas, prisões e hospícios. Vivemos um grande Big Brother Brasil (BBB). Grande Irmão com câmeras vigiando a todos nas ruas e avenidas. Controle total da sociedade, também através de leis e de outros meios controlacionais.

George Orwell, em "1984", criando uma distopia e novilíngua totalitárias, falou das sociedades rigidamente controlas por câmeras oniprosentes monitorando populações inteiras, como se fosse deuses. Máximo da sociedade disciplinar e controladora do estado totalitário.

Cid Gomes e o BBB totalitário...

Atual governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, é defensor do controle social totalitário da sociedade.

Cid defende a punição total a todos. Seja com a famigerada CPRR, hoje PRE, punindo e prendendo carros e motos. Seja com o Ronda do Quarteirão invadindo privacidades e vigiando a todos. Ou com as câmeras de monitoramento em Fortaleza e em muitas cidades do interior do Ceará. Falta apenas instalar uma câmera em cada cidadão cearense. Absurdo.

________________________________

Foucault: vigiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com