TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação

Pesquisas Acadêmicas: Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 11

Apresentação

Por meio deste portfólio, desejo construir e apresentar os conhecimentos obtidos na disciplina Currículo escolar, aplicado a UTA- Fundamentos Pedagógicos, ministrada pela professora Inge Renate Fröser Suhr.

Quando comecei a estudar essa disciplina, vi que estava diante de um grande desafio. Falar sobre currículo requer muito estudo e conhecimento, logo que é um campo vasto a ser explorado. Ele trata não somente do cronograma de conteúdos que serão trabalhados pelo corpo docente da escola, mas servirá também de instrumento para a propagação de cultura e transformação social.

Precisei ler, reler, pesquisar os artigos, fazer os exercícios propostos. Muitas perguntas começaram a surgir: Que benefício essa disciplina irá me beneficiar? Como e pra que ou para quem ensinar? Que desafio poderei encontrar e enfrentar no dia a dia da sala de aula?

Ao longo das aulas pude compreender a importância de avaliar essa disciplina, pois foram testadas nossa criatividade, a buscar incessantemente reflexões dos textos e artigos, garantindo a aprendizagem adquirida.

Para o melhor aproveitamento do mesmo, tive a ajuda do material de apoio proposto pela AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), os Slides das aulas, DVD contendo as explicações, alguns artigos de apoio e pincipalmente do livro A função do currículo no contexto escolar, das autoras LIMA, Michele Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria P.; PINHEIRO, Luciana Ribeiro.

Conclusão

A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído e o currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes. Nesse sentido entende-se que o currículo proporciona informações concretas sobre que ensinar, quando ensinar, como ensinar e que, como e quando avaliar. Assim, sendo uma das tarefas do currículo é proceder à análise, classificação, identificação e formulação das intenções que prescindem o projeto educacional.

Nos tempos atuais, saber lidar com essas situações; saber se modificar e ampliar conhecimentos; ter estratégias para resolver problemas; conviver em grupo e saber se relacionar; apontar sugestões é características necessárias a todas as pessoas, em qualquer momento, dentro e fora da escola.

O mundo está em movimento acelerado de transformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida da humanidade.

A escola deve ser verdadeira formadora de cidadania. É nela que os alunos chegam; e com o passar do tempo e com o desenvolvimento de suas potencialidades motivadas e moldadas, através de bons currículos vão amadurecendo, ideias, personalidades, caráter e decorridos muitos anos serão pessoas maduras, prontas a serem colhidos pela vida e pelo mercado de trabalho.

1. Introdução

O currículo é um elemento dentro do contexto escolar, um dos documentos que orientam o trabalho do professor que precisa ser elaborado coletivamente pelos membros da escola e estar de acordo com a realidade da mesma e dos alunos, de modo que propicie a diversidade de conteúdos, inclusão e atividades desenvolvidas extraclasses.

Partindo desses princípios de que as creches, pré-escolas e demais instituições de educação colaboram para a formação da cidadania, este trabalho pretende socializar a discussão sobre o currículo escolar, não como um documento pronto e acabado, mas aberto e flexível a novas incorporações pedagógicas e educativas, de acordo com o contexto que está inserido a instituição da Educação, com a finalidade de nos ajudar a aprofundar o nosso conhecimento sobre o tema e trazer questionamentos sobre o que estamos entendendo por currículo e que modo esse entendimento vai influenciar o cotidiano das classes e escolas nas quais iremos atuamos.

2. Currículo: Breve resumo sobre sua conceituação

O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar.

Na atualidade, passou a ser entendido como o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula, referindo a planos e programas disciplinares, a objetivos educacionais, a conteúdos, ao conhecimento escolar e à experiência de aprendizagem, a grade curricular com disciplinas, atividades e cargas horarias, o conjunto de ementas e os programas disciplinares, os planos de ensino dos professores, as experiências propostas e vividas pelos alunos.

Saviani, 2000, completa: “O currículo traz na sua essência questões econômicas, politica, culturais e históricas que ultrapassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares”.

De modo geral, o currículo responde às perguntas:

O que ensinar? Como ensinar? Quando ensinar? Como e quando avaliar?

O enfoque curricular há de ampliar o "que", o "porque", o "para que" e, em que condições há que levar-se a cabo o ensino, mas sempre colocando no centro de suas considerações o aluno. Para que estes conteúdos curriculares cumpram seu objetivo é necessária uma adequada seleção e uso acertado das melhores estratégias didáticas, que não poderão ser independentes do conteúdo, dos objetivos e nem do contexto. É importante para atingir as metas pretendidas uma estreita colaboração entre a elaboração do currículo e a escolha de estratégias didáticas.

3. Momentos marcantes na história do currículo do Brasil.

Os currículos evoluíram ao longo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com