TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Monografias: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE

DEPARTAMENTO DE LETRAS

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO

CÉSAR ALEXANDRE PERES

RECIFE

DEZEMBRO – 2006

CÉSAR ALEXANDRE PERES

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Trabalho apresentado à professora Rosa Pinto da disciplina Português VI, tratando-se de um resumo do texto de Lívia Suassuna.

RECIFE

DEZEMBRO – 2006

RESUMO

Lívia inicia o artigo falando sobre os problemas de produção de texto na escola, que parte da forma tradicionalista de como é aplicada a prática de produção textual na escola, baseada na dicotomia do certo versus o errado. Esta é a metodologia embasada pelos compêndios e gramáticas normativas, onde a preocupação é escrever certo, na tentativa de obter com esse método o principio da funcionalidade comunicativa da Língua, que só seria possível com o respeito a velhas regras gramaticais, muitas vezes incomuns a prática oral dos alunos.

É comum que o escrever na escola reduza-se a produzir textos acerca de temas propostos ou impostos pelo professor. Nesse tipo de atividade o aluno é avaliado pelo uso correto ou não das regras gramaticais.

Nenhuma cobrança é feita além de usar regras gramaticais perfeitamente. Não é raro que passe despercebido a avaliação do lado argumentativo e da criatividade do estudante no texto. O professor limita-se, muitas vezes, a caçar erros.

Esses problemas são heranças da Pedagogia tecnicista, que apenas importa-se com o uso correto das normas. Não há valor o que foge da regra, logo classificado como erro. Variações lingüísticas seriam erros, já que são contrarias, não raramente, à Gramática Normativa.

O fenômeno da variação lingüística é explicado por Lívia através do estudo histórico da Lingüística, na relação sociedade – Língua. É muito tempo depois do surgimento da Lingüística que a Língua passa a ser mais observada em seu contexto usual. Do surgimento da sociolingüística passam a ser refletidos os problemas lingüísticos no âmbito da escola.

Alguns fatores responsáveis a esse fenômeno seriam a idade das pessoas, o nível social, o grau de escolaridade, o contexto de interação, a região geográfica onde estão situadas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com