TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIAÇÃO NO USO DE “NÓS” E “A GENTE”

Por:   •  29/6/2017  •  Artigo  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

VARIAÇÃO NO USO DE “NÓS” E “A GENTE”

Camilla Silva do Nascimento

                                                                                                 Fabíola Ribeiro Gonçalves

                                                                                 Daniella Duarte                         

                                                                                                            Elida Mesquita

RESUMO: Este trabalho observa a variação do uso de “nós” e “a gente”, com base na teoria da sociolinguística que busca entender os fatores que favorecem ou desfavorecem o uso de uma ou outra variante. Revendo a posição dos gramáticos em relação a este assunto, será possível perceber o quanto a expressão “a gente” está sendo frequentemente usada tanto na linguagem padrão e não padrão, também é possível saber de acordo com a teoria da mudança linguística defendida por Willian Labov, que com o tempo o pronome “nós” poderá desaparecer, por entrar em desuso. Portanto para que venhamos entender sobre esse fenômeno do “nós” e “a gente” é necessário entender as variantes e as variáveis que poderão ser dependentes ou independentes; dependente, pois o emprego de variantes não é aleatório, mas sim influenciado por um grupo de fatores como: escolaridade, sexo, idade e etc. A alternância das variantes “nós” e “a gente”, representando a primeira pessoa do plural, é muito comum para os falantes brasileiros. A gramática normativa é responsável por desvendar fenômenos como esse, porém como a gramática será capaz de entender esse fenômeno se não o inserem no quadro pronominal? Ou mesmo mal o citam em tais, e quando citam; Para se compreender o fenômeno do “nós” e do “a gente” foi necessário entender sobre variação linguística, entender que a língua é heterogênea. O ambiente que deve tratar sobre esse assunto desde cedo é a escola, portanto é relevante pensar em qual é a visão dos PCN’s de língua portuguesa sobre a variação; O PCN deixa claro que para que não haja discriminação linguística é necessário que o aluno entenda que há várias maneiras de se dizer uma mesma coisa e que não há uma maneira “certa” ou “errada”, nem uma “melhor” ou “pior”.

Palavras-Chave: Sociolinguística; variação, variantes e variáveis; PCN’s  e  “nós” e “a gente”.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho baseia-se na Sociolinguística Variacionista, que considera todas as línguas heterogêneas, cujas sofrem alternâncias de uso influenciadas por fatores estruturais e sociais, sendo sistemáticas e estatisticamente previsíveis, responsáveis pela variedade na língua.

A partir de teóricos como Neves (2000), Lopes (2003), Omena (1996), Bechara (1999), Rocha Lima (1972), Cunha (1972), Moura Neves (2000), discorremos sobre um fenômeno recorrente na Língua Portuguesa. Enfim falaremos sobre a variação no uso de “nós” e “a gente”.

 Nosso texto, é composto por duas seções, na primeira seção apresentaremos alguns aspectos do surgimento da Sociolinguística, seu objeto de estudo, variação linguística, variedades linguísticas e as proposta(s) dos PCN de Língua Portuguesa para o ensino de língua materna as séries iniciais considerando o conteúdo de variação linguística. Na segunda seção, falaremos sobre os aspectos do fenômeno já introduzido.

  1. A Sociolinguística

“A Sociolinguística surgiu em 1964, em um congresso em Los Angeles, na Universidade da Califórnia, no qual estiveram presentes alguns estudiosos, entre eles Willian Labov, os quais dirigiram seus estudos para a relação entre língua e sociedade”. (ALKMIM, 2001).

A Sociolinguística é uma subárea da Linguística que estuda a língua                  em uso dentro das comunidades de fala. Esta ciência tem como objeto de estudo, a língua e a sociedade, cuja preocupação está em investigar os empregos linguísticos de caráter heterogêneo.

Esta ciência da linguagem interessa-se pelo contato entre as línguas, questões relativas ao surgimento e extinção linguística, multilinguismo e variação e mudança. A Sociolinguística considera a importância social da linguagem, dos pequenos grupos socioculturais e comunidades maiores. Pois se cada grupo apresentasse comportamento linguístico homogêneo, não haveria razão para se ter um olhar sociolinguístico da sociedade.

  1. Variação e variedades linguísticas

“A variação linguística é um fenômeno universal e pressupõe a existência de variantes linguísticas que são diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor de verdade. A um conjunto de variantes dá-se o nome de variável linguística". Essas variáveis subdividem-se em variáveis linguísticas dependentes e independentes. A variável dependente é o fenômeno que se objetiva estudar; por exemplo, a aplicação da regra de concordância nominal, as variantes seriam então as formas que estão em competição: a presença ou a ausência da regra de concordância nominal. O uso de uma ou outra variante é influenciado por fatores linguísticos (estruturais) ou sociais (extralinguísticos). Tais fatores constituem as variáveis explanatórias ou independentes.”. (MOLLICA, 2008).

O termo “variável”, por sua vez, pode significar fenômeno em variação ou grupo de fatores que condicionam as variantes. As variantes podem permanecer estáveis ou podem sofrer mudança, quando uma das formas deixa de ser usada, por exemplo, o tratamento de “você”, de “Vossa Mercê”, através de “Vosmicê”, hoje se usa “você” ou “cê”.

No conjunto de variáveis internas estão os fatores de natureza fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, os discursivos e os lexicais, nos quais estão relacionados à língua em várias dimensões. Já no conjunto de variáveis externas à língua, reúnem-se os fatores inerentes ao indivíduo, etnia, sexo, os sociais como escolarização, nível de renda, profissão, classe social e os contextuais como grau de formalidade. Dentre esses tipos de variações ainda pode ocorrer à variação diatópica (conforme o lugar) ou diafásica (conforme a situação formal ou informal em que se está falando).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com