TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2015 Historia da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento

Por:   •  4/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

2015 Historia da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento

                                               Elaine Cristina Alves

 RA: 9493377795

NOME DO TUTOR – Profª Esp. Nelly Carla

Pirassununga

SP

2015

INTRODUÇÃO

A história da educação é um componente sobre a história da cultura que por sua vez faz parte da história geral da educação. Visando  o homem  a educação para um contexto para o mundo compreendendo a história da educação.

Adequando-se a Didática de Alfabetização, avaliando e discutindo fundamentos linguísticos da alfabetização apresentando, propostas metodológicas e práticas pedagógicas relativas ao processo de alfabetização, compreendendo o ensino de aprendizagem da língua escrita nas fases iniciais de escolarização de crianças, e também de jovens e adultos, e suas características específicas de aprendizagem para um planejamento de ações de EJA.

A historia cultural da educação originou-se da historia geral. Cada um em seu contexto, tempo e espaço histórico com objetivos correspondendo as visões dos seres humanos e o história de cada qual em seu tempo. Dentre ela estão:

Educação primitiva: Ocorria-se de forma espontânea, onde crianças e jovens aprendia imitando e observando os adultos  em suas atividades cotidianas  como : a caça , agricultura , pesca etc. Até mesmo em  fenômenos  da natureza e rituais sagrados que passavam a ser treinados como parte da educação dos jovem embora não haja nenhum documento de comprovação .

Educação Oriental

Uma educação intencional criada no Oriente associada à organização social e a criação de escolas e mestres em alguns países. Cada região e crença relacionavam-se com a educação de forma especifica cada qual determinava a importância de aprendizagem onde aprendiam a ler a escrever a contar, astronomia, matemática, música e poesia. Outros focavam a aprendizagem nas crenças nos livros sagrados, status financeiros, seus país eram responsáveis pela educação de seus filhos. A educação sistematizada só ocorreu a partir do período imperial e dividiu-se em elementar e superior.

Educação Clássica: Compreende-se Roma e Grécia a respeito da educação Ocidental teve quatro períodos: heroica, cívica, clássica e helenística cada ocasião com características pessoais Cada ocasião tem características próprias. A educação romana teve três principais períodos: heróico-patricia influencia helênicas e Imperiais. Embora sejam parecidas, em sua cultura e educação grega e romana haviam questões de divergência expressivas.

Educação medieval

Desenvolveu-se na época de cristianismo com caráter principalmente religioso, dogmático prevalecendo matérias abstratas e literárias, empregando o latim como língua Única.

Educação Humanista: No período de Renascença uma nova versão do conhecimento Grego foi Criado  deixando espaço ao pensamentos livres e críticos as matérias cientificas voltam  ao currículo mesmo que seja em segundo plano . Nascem o colégio humanista onde se estuda o latim e grego e os treinamentos corporais são estimulados.

Educação Cristã reformada: Surge na reforma religiosa e resulta em uma educação cristã nova seja católica ou protestante  onde o Jesuítas foram  e responsáveis  pela educação ampliando o cristianismo  durante séculos e  currículo era uma educação que se espelhavam nas escolas humanistas .

Educação realista Sua base era a filosofia e a Ciências de Galileu, Copérnico, Newton, Descartes nomeadas ciências novas dando inicio aos métodos da educação moderna.

Educação Naturalista: Baseado nas ideias de Jean-Jacques Rousseau com educação naturalista envolveu-se fluentemente a educação moderna para ele são indicados para educação a liberdade, ressaltando a diferença entre a mente de uma criança e um adulto, respeitando assim os aspectos e desenvolvimentos, com uma educação integral atendendo as necessidades físicas intelectuais e morais de cada um  devia ter seu próprio educador  inspirando pensadores e educadores  destacando Pestalozzi.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com