TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE

Por:   •  31/7/2022  •  Artigo  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

FACULDADE DE EDUCAÇAO E CIÊNCIAS HUMANAS

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

                     

Alessandra Eurides dos Santos Oplustil

Camilla Pontes Ferreira

Eduardo Lopes da Silva

Elaine da Costa Balsimelli 

Kelly Cristina de Souza Oliveira

Maria Antônia Monteiro dos Santos

Vanessa Costa Lopes

ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE

POLO PRAIA GRANDE

2015

[pic 2]

  1. UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
  2. FACULDADE DE EDUCAÇAO E CIÊNCIAS HUMANAS
  3. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS                        
  4. Alessandra Eurides dos Santos Oplustil
  5. Camilla Pontes Ferreira
  6. Eduardo Lopes da Silva
  7. Elaine da Costa Balsimelli 
  8. Kelly Cristina de Souza Oliveira
  9. Maria Antônia Monteiro dos Santos 
  10. Vanessa Costa Lopes
  11. ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas – UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais, sob a orientação da Profº Erika Karnauchovas _____________________________

POLO PRAIA GRANDE                                                    

  1. 2015
  2. RESUMO

A partir de 1960 houve uma ruptura sobre os valores, práticas e costumes históricos da sociedade, abrindo uma grande discussão sobre o papel e o lugar onde a arte deveria ser realizada, trazendo a arte para fora das instituições e levando-a para fora dos prédios, ocupando os espaços públicos e aproximando a arte da realidade das ruas e da população. A arte torna-se uma forma de protesto e de comunicação, o artista passa a ser anônimo, a cidade se transforma num reflexo do povo, das ideias do mundo, um instrumento que proporciona a ligação do sujeito com a realidade. Essa arte que se dá nas ruas, é denominada grafite que em si representa um canal de comunicação que tem suas raízes profundamente ligadas à cidade, ao momento, o agora do público, do povo, da realidade das ruas, trazendo consigo outros tipos de expressões, como mensagens de amor deixadas pela cidade, pichações e anúncios publicitários. O grafite é, portanto, a arte do questionamento dos valores da sociedade.

Palavras-chave: artes visuais; grafite; sociedade.[a]

SUMÁRIO[b]

INTRODUÇÃO.......................................................................................... p. 4

CAPÍTULO  I

1. ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE................................................. p. 5

CAPÍTULO  II

2.[c]  ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE X PICHAÇÃO........................ p. 8

CAPÍTULO  III

3. PROJETO DE CURSO......................................................................... p. 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................... p. X

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................  p. X

                   

INTRODUÇÃO  

 Desde a antiguidade as inscrições e desenhos nas paredes são usados como protesto e forma de expressão, às vezes apenas no intuito de expor novas ideias, essas expressões são tão antigas que podemos citar como exemplo as pinturas e inscrições pré-históricas nas paredes das cavernas e também as pinturas egípcias.

O grafite não se restringe somente aos tempos atuais a prova disso são os “desenhos” espalhados nas ruas das grandes metrópoles através de pinturas nas paredes. No entanto, a noção sócio-política nasce na antiguidade clássica na sua maioria em Roma. O Grafite foi então se tornando a livre expressão das camadas menos favorecidas da população que não tinha acesso à educação formal.

Através da escrita pública, em parede alheia, e em local proibido, surge a rebeldia à organização política social imposta. As inscrições romanas eram na maioria descontentes em relação as figuras públicas da sociedade, haviam também as declarações de amor e ódio, anúncios públicos, e até mesmo poesias. Podemos assim dizer que o grafite contemporâneo é uma continuidade deste início.

A necessidade de se expressar do ser humano, vem de forma quase que natural independente de educação, instrução ou classe social, é um canal de expressão que não está apenas presente em texto escrito, mas também em desenhos que podem ser sentidos e interpretados por toda uma população. Essa necessidade de se expressar, do ser humano, se torna uma inevitabilidade pois todos nós temos a necessidade de nos comunicarmos e o grafite era, e ainda é a forma de expressão de uma parte da sociedade.[d]

CAPÍTULO  I

1. ARTE CONTEMPORÂNEA: GRAFITE

O grafite é a arte em forma de manifestações em espaços públicos, deixando assim uma dúvida sobre o caráter desse tipo de arte, se seria uma liberdade de expressão ou uma “libertinagem” de expressão. Para abordar esse assunto, com uma visão mais ampla voltaremos ao início da origem desse movimento para assim melhor analisarmos.

As primeiras formas de grafite registradas na história da arte eram as pinturas rupestres deixadas pelos homens nas paredes das cavernas, eram uma forma de comunicação, expressão, e até mesmo uma forma de contar histórias, de deixar uma “marca”, eles se utilizavam de terras que possuíam diferentes tonalidades e tudo e qualquer coisa que pudessem utilizar para realizar suas gravuras. E assim desde os períodos mais remotos de nossa história o grafite foi surgindo e sendo criado mesmo que inconscientemente pelo ser humano e pela sua necessidade básica de comunicação matéria prima para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com