TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DE ALBABETIZAR LETRANDO

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

A ARTE DE ALBABETIZAR LETRANDO

Campo Verde - MT

2012

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

A ARTE DE ALFABETIZAR LETRANDO

ATPS – da disciplina de Letramento e Alfabetização do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa, polo de Campo Verde – MT

Tutora presencial: Jacqueline Varela Merkel

Professor a Distância: Maria Clotilde Bastos

Tutora a distância: Adriana da S. R de Oliveira

                                                

Campo Verde - MT

2012


1. PRESSUPOSTOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

1.1. Detalhes que Marcaram o Iniciam da Nossa Alfabetização.

Ao discutirmos os fatos que marcaram nosso processo de alfabetização, descobrimos que foi bem parecido, não tivemos educação infantil na escola e fomos alfabetizados na 1° série e o que marcou foi a disponibilidade e a entrega dos professores pra tornar aquele processo de aprendizagem satisfatório, pois se deu de forma tradicional, porém foi muito bom e é bom lembrar daquele ambiente. Acredito que éramos tidos como tabua rasa e aprendemos o que nos foi ensinado, assim, a alfabetização, “escrita e leitura” teve inicio.

1.2. Como é estar alfabetizado na concepção das alunas.

 

Se alfabetizar é ir além do código da escrita e da leitura, é refletir o que se ler, interagindo com o gênero escrito que parte da decodificação das palavras e da escrita e segue por uma linha de compreensão do texto, dando a pessoa alfabetizada a oportunidade de se expressar de modo consciente na sociedade.

Estar alfabetizado é a aquisição das praticas da leitura e da escrita, fazendo uso dessa descoberta para interação com o meio textual, proporcionando a si a busca pelo conhecimento que vai além do âmbito escolar. A Escola deve possibilitar a descoberta da alfabetização dando o suporte ao professor alfabetizador com materiais que o ajude a efetuar suas aulas de modo que contribua para esse processo de decodificação da escrita e da leitura.

1.3. Estar Alfabetizado

Estar alfabetizado significa ter encontro com gênero escrito, aprender decodificar as palavras e poder compreender textos, ser critico analisar e refletir, exercer a cidadania conhecendo os deveres e direitos, participar consciente das práticas sociais que a escrita e a leitura traz.

 O significado de alfabetização tem diversas interpretações, uma acha que bastar saber se expressar por meio da escrita, outros que precisa fluência na ortografia correta e alguns vai além acreditando que essa é um processo continuo de aprendizagem. Mas o que a alfabetização tem de importante é que ela abre os “olhos” para o mundo da comunicação e o sujeito alfabetizado obtém com o passar do tempo um nível de compreensão melhor a partir da interação com a leitura e a escrita.

  1.  A definição dos termos que estão presentes nas ideias de Faraco.

  • Decodificar: é reconhecer as palavras, compreender o que esta sendo lido ou visto.
  • Ler: é a atividade mental que exige do leitor o conhecimento lexical e linguístico para poder absorver do texto o Maximo de informação possível, dando a este oportunidade de fazer uma ”viagem” entre o real e a ficção.
  • Aprendizagem: e o processo no qual se adquire conhecimento, provocando mudança de comportamento em quem se dispõe a buscá-la.  
  • Conhecimento: é o resultado da busca por informações o que se absorve através da aprendizagem, recurso valioso que provém de esforço continuo.

2. COMPREENSÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE TEXTO E A RELEVÂNCIAS DO USO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

2.1. Textos de diferentes gêneros

Nome do texto - autor

Tipologia - Gênero

Faixa - etária

Flores e cores da Primavera – Lady Campos

Notícia

 2º ano do Ensino Fundamental

O Abecedário da Xuxa - Xuxa

Música Infantil

1º ano do Ensino Fundamental

Musse de maracujá – Tudogostoso.com.br

Receita

1º ano do Ensino Fundamental

As Quatro Estações – Alexandre Azevedo.

Poema

1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Minha Agenda de Telefones - Luci Mendes de Melo Bonini.

Agenda Telefônica

2º ano do ensino fundamental

2.2. Justificativa e Referências dos textos

        Com o texto Flores e cores da primavera, o professor pode desenvolver atividade com as estações do ano, os números naturais, explorar as palavras com o som nasal: m, n e til (~); como também os diversos sons da letra x, enfim o texto é rico e proporciona ao educador desenvolver inúmera atividade.

Referências: CAMPOS, Lady. Flores e cores da primavera. Disponível em: http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br/2010/09/texto-e-interpretacao-flores-e-cores-da.html Acesso em 12/09/12.

         O Abecedário da Xuxa é uma música infantil onde o professor pode trabalhar a alfabetização das crianças cantando com eles e desenvolver atividades encontradas e circulando no texto letras e silabas sugeridas no momento é ideal  para trabalhar com alunos de 5 e 6  anos de idade compreendendo o Pré III  e o 1º ano do  ensino fundamental.

Referências: XUXA. O Abecedário da Xuxa. Disponível em: http://letras.mus.br/xuxa/68541/. Acesso em 12 de 09 de 2012.

Ao trabalhar com a receita de Mouse de Maracujá o educador pode desenvolver atividades dinâmicas, envolvendo todas as áreas do conhecimento, com situações reais e concretas, além de poder fazer o mouse e dividir e saborear com a turma, trabalhando a partilha e proporcionar um momento de socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (329.1 Kb)   docx (214.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com