TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE E EXPRESSÃO

Por:   •  30/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares

Atividades de Estágio

ARTE  E EXPRESSÃO

Aluno:                                       RA:

  1.  APRESENAÇÃO DO PROJETO

Ao longo dos anos percebemos como o pedagogo tem ampliado seu espaço estando presente em vários locais e transpondo os muros escolares, adaptando as nonas demandas advindas da sociedade as reformulações curriculares no perfil foram modificando nesse processo de mudança tivemos o amparo da lei 6847/17.

Nas organizações segundo Locadio (2003) o Pedagogo passa a ter a função especial, passa a ser motivador articulador o mediador visando o desenvolvimento de novas competências frente as demandas no Mercado, mas também principalmente para o crescimento pessoal Com o Tema Arte e Expressão.

Este projeto será desenvolvido em ONG´s nas comunidades carentes do município tendo como público alvo os adolescentes entre 13 e 14 anos em situação de vulnerabilidade acarretando várias deformidades na sociedade, exploração de trabalho infantil, maus tratos, negligência, abuso sexual e falta de vínculo afetivo familiar. Dentre outros há também a falta de recursos básicos de sobrevivência.

Diante dessas necessidades o Pedagogo em ONG’s tem seu papel importantíssimo para o desenvolvimento na sociedade tendo como propósito tirar esses adolescentes das ruas, criando oportunidades de lazer, cultura, alimentação e socialização.

Sendo que a dança permite ampliar a capacidade de expressar e de comunicar com o mundo.

Além disso desenvolvemos equilíbrio, noções de espaço, nosso equilíbrio, nossa memória, estimulando a disciplina, criatividade a musicalidade, sendo assim temos a chance de nos conhecer e nos aventurar por novos ritmos e sons.

  1. Etapas do Projeto  

Este projeto terá duração de um mês e será desenvolvidos aos sábados no período da manhã e à tarde. Atendendo 40 adolescentes no total.

O tempo proposto será de 2 horas com intervalo de 20 minutos para o lanche.

A avaliação será individual em uma planilha descrevendo os desenvolvimentos de cada adolescente nos processos de independência, expressão de si e criação de vínculo.

  1. Detalhamento das funções do Pedagogo

O pedagogo nas organizações não governamentais (ONG) exerce atividades em várias áreas elevando a produtividade organizacional

O pedagogo também atua no sentido de minimizar as barreira que excluem alguns sujeitos do processo de produção do conhecimento. Portanto é uma forma de ensino que relaciona teoria e pratica e tem como base central o dia, logo potencializando os aprendizados voltado para cidadania e para a inclusão. A organização desse projeto funciona como um grande organismo vivo. A princípio realizou uma reunião com todos envolvidos, pedagogo, psicólogo, cozinheiro a parte administrativa, professora de dança para dividir as funções e tarefas.

Este projeto está sendo desenvolvido para os habitantes da Zona Norte da Cidade onde tem situado, uma grande massa de adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade, sendo que a parte administrativa presta conta de todo o valor investido para que assim pague os funcionários e reserve o valor da alimentação de todos. A capacidade de recursos vieram de empresas e doações, sendo de responsabilidade de todos o cuidado com o espaço. Nesse projeto iremos usar o pátio, som, microfone e celular.

  1. TEXTO REFLEXIVO

A gestão de projetos sociais sendo realizada por um Pedagogo, vem construir principais requisitos para um gestor social desenvolver um planejamento claro, objetivo que descreva as necessidades do público a ser atendido a partir do projeto efetuado é necessário apresentar com segurança.

Os projetos sociais são de extrema importância pois nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo, nos ajudando a perceber as diferenças nas perspectivas de vida existente, nos tornando mais humanos, além de ter um papel fundamental na transformação de uma sociedade, pois colabora para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Apesar de serem financiados pelo estado ou empresas privadas, as organizações não governamentais são sem fins lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com