TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSUNÇÃO ÉTICA

Projeto de pesquisa: A ASSUNÇÃO ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 01

INTRODUÇÃO ÉTICA

PREDISPOSIÇÃO ÉTICA

A palavra ética vem da origem grega, ethos que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens, e significa conduta, modo de agir, sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética é que seria uma parte da filosofia.

A ética também é vista nas ciências sociais como a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual; em outras palavras trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Ética da convicção as ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados.

Ética da responsabilidade por sua vez é a moral de grupo muito diferente da individual, pois aquela se refere às decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, embora muitas das vezes possam parecer erradas aos olhos da moral individual. Na ética da responsabilidade o que valida um ato é o resultado, e não a intenção.

Podemos afirmar que a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas por aqueles que, investidos no poder, tudo fazem para manter a harmonia social. Busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada grupo possui seus próprios valores, culturas e crenças. A ética constitui um sistema de argumentos dos quais os grupos ou as pessoas justificam suas ações.

A configuração principal da ética é solucionar conflitos de interesses, baseando em argumentos universais, tendo seu impasse, pois é considerado ético para um grupo e não é para outro.

A moral não é algo individual, ela vem da cultura de uma sociedade na qual vem uma herança cultural e moral. A moral estabelece limites e ela determina o que é correto ou não para aquela sociedade e cada ao indivíduo decide seguir ou não.

A ética tem um significado muito próximo ao da moral, no qual a moral tem como propósito estabelecer um convívio social de acordo com o que é bem quisto pela sociedade, já a ética é identificada como uma filosofia moral, onde se busca entender os sentidos dos valores morais.

A palavra moral vem do latim mores que significa costume e podemos descrever que moral são as normas de conduta de uma sociedade, para permitir um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade. Por isso do termo conduta moral, que é a orientação para os atos segundo os valores descritos pela sociedade.

O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito e nem todas as regras morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo, a semelhança é que ambas são formas de controle social.

Etimologicamente a palavra deriva do latínmoris, cuja tradução seria a de costume, então e ainda que a maioria das pessoas utilize os termos moral e ética indistintamente e não está mau também não, moral está mais associado à ação concreta e prática, por exemplo, pode ter costumes ou morais corretas ou incorretas, como a de ceder o assento a uma pessoa maior, incapaz ou grávida num transporte público, para ilustrar mais graficamente o primeiro caso e a de não responder a um saúdo que seria o caso do costume incorreto.

A moral está estreitamente vinculada à ação, no entanto, a cada ação humana haverá uma incidência no âmbito social produzindo algum tipo de consequência que pode ser positiva ou negativa e por esta situação será que uma ação será julgada como boa ou como má, segundo corresponda, pelo resto da sociedade, por isso é que é necessário para a feliz e sã convivência de um grupo, que exista esta espécie de guia pré-estabelecida de ações boas e más para que a cada indivíduo que recém saia ao mundo saiba de que lado decidirá estar.

QUESTÕES

O que é ética?

A ética é um conjunto de princípios e valores que se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados e busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada grupo possui seus próprios valores, culturas e crenças. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Qual é o papel da ética no cotidiano do profissional da sua área?

Orientar e estimulador de novos comportamentos e estando fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade, sendo um esforço humano para estabelecer princípios e conduta

O que é moral?

Podemos definir moral como um conjunto de valores que regulam o comportamento do homem em sociedade e de uma cultura. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado.

O que é prática moral na sociedade?

Normatiza e direciona a prática das pessoas. O ato moral é exclusivo do ser humano porque é o único dotado de consciência, de liberdade e de poder de decisão.

Compare ética e moral? (diferenças e semelhanças)

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A Ética busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada grupo possui seus próprios valores, culturas e crenças. Já a Moral é um conjunto de crenças e normas que guiam e orientam o comportamento das pessoas, individualmente ou em grupo, numa sociedade determinada. Ambas tem valores e crenças que buscam um bom convívio em sociedade.

CONCEITOS

Código de Ética é um instrumento de realização dos princípios, visão, missão da empresa e serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicar a postura social da empresa, é de máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com