TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Por:   •  16/4/2021  •  Dissertação  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

[pic 3]

SERRA TALHADA

2021

        Jean Willian Fritz Piaget (1896-1980), psicólogo e filósofo suíço, desenvolveu seus estudos baseado na gênese do pensamento humano. Sua investigação foi nomeada como Epistemologia Genética. Piaget enfatizava sobre o papel do sujeito na construção de seu saber, parte da idéia que o biológico se adapta ao meio físico e ao meio ambiente procurando manter o equilíbrio.Portanto, Piaget define que a aprendizagem é realizada através da experiência, promovendo o progresso intelectual. Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), psicólogo russo, responsável pela teoria da interação social (interacionista), que priorizava as relações como um recurso para o desenvolvimento cognitivo. Um dos conceitos fundamentais da teoria de Vygotsky é a respeito da aprendizagem mediada. Ele propõe dois tipos de elementos mediadores, o primeiro compreende ao instrumento que se interpõe entre o homem e o mundo; o segundo diz respeito ao signo, isto é, toda a linguagem é representada por signos, e essa apropriação humana dos mesmos demonstra o seu grau de evolução. As teorias do desenvolvimento não podem ser consideradas verdades absolutas. No entanto, elas favorecem o pensamento sobre o desenvolvimento infantil em determinado momento da história, influenciando as práticas pedagógicas da escola. São eles que apresentaram os principais estágios de desenvolvimento da criança.

        Vamos falar da Fase da primeira infância, essa fase vai do primeiro ano de vida ao terceiro ano de vida do ser humano. É caracterizada por intensos processos de desenvolvimento. O plano físico da primeira infância consiste no desenvolvimento da criança desde os seus primeiros meses de vida. Nesse período de desenvolvimento, o crescimento é o mais rápido em relação aos outros períodos e o bebê já é provido de suas capacidades sensoriais que o ajuda a entender o mundo que o rodeia. No plano emocional, é nessa fase da vida que descobrimos e identificamos as primeiras emoções . Inicia-se no contato entre mãe e filho e na amamentação e também a criança apresenta características próprias, vindas do componente genético. E no plano cognitivo, esse período é caracterizado como sensório-motor e pré-operatório. Fases em que a criança passa a ter controle de suas habilidades motoras e a exploração do ambiente, tanto de forma manual quando visual.

        Sabemos que o direito das crianças pequenas à educação foi contemplado na Constituição Federal (1988), garantindo o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. Mas sabemos também que vivemos um período em que as políticas de atenção à infância carregaram uma visão assistencialista. Apesar das políticas públicas para o favor Infantil pregarem que haja um assistencialismo para estas crianças, na prática, isto não acontece. Dessa forma, observa-se um descuido do Estado em cumprir suas próprias leis educacionais principalmente para as crianças mais carentes, as quais não são atendidas devidamente, e muitas vezes, são direcionadas precocemente, para o mundo da criminalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com