TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADES DE PORTIFÓLIO

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Laeni de Souza Xavier Vasconcelos - Turma 2012/08

ATIVIDADES DE PORTIFÓLIO  

BOM DESPACHO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Laeni de Souza Xavier Vasconcelos - Turma 2012/08

ATIVIDADES DE PORTIFÓLIO  

        Trabalho de Portfólio

 Apresentando a UTA Gestão Educacional fase l I – do

Centro Universitário Internacional UNINTER

Tutor Local: Vanet Amaral

Centro Associado: Bom Despacho

BOM DESPACHO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................01

2. Desenvolvimento....................................................................................................02

2.1. Documentário: A invenção da infância ...............................................................02

2.2. Revista: O Globo – “Prêmio das Crianças do Mundo” .......................................04

2.3. Iniciativa pública voltada às crianças – Pastoral da Criança ..............................06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................08

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................09

TEXTO DESCRITIVO

1. Introdução:

         O presente trabalho visa como surge a infância através de descobertas. Mostra a grande diferença das classes sociais, visa o Direito das crianças e dos adolescentes, democracia, participação e mobilização social.

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, “A história social da criança e da família” o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um “adulto em miniatura”. 

        

 

2. Desenvolvimento:

2.1. Documentário: A invenção da infância

        O documentário se inicia falando sobre as descobertas diversas que foram importantes no mundo, feitas por pessoas famosas como William Shakespeare e outros.

        Mostra as péssimas condições de vida de famílias e crianças. Famílias com muitos filhos e péssimas condições de moradia, alimentação, saúde, educação e trabalho. Muitas mães perdem os seus filhos ainda pequenos sem saber o motivo da morte.

        O documentário mostra que a infância surge no meio das descobertas, brincadeiras e jogos. Essas descobertas variam de criança para criança com relação às suas condições financeiras.

As crianças pobres relatam o motivo de trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Muitas delas começam a trabalhar aos nove anos de idade. Trabalham de forma pesada, quebrando pedras, carvoaria, cortando cana entre outros tipos de trabalhos inadequados para a idade das crianças. Trabalhos estes que prejudicam as crianças tanto na saúde, podendo machucar, quanto na educação afastando-as da escola.

O documentário nos mostra a grande diferença das classes sócias, enquanto algumas crianças trabalham para ajudar em casa, mas sonham com o dia poder estudar com tranqüilidade sem ter que trabalhar. Outras vão à escola, tem ótimas condições de vida como: lazer, saúde, transporte de qualidade, alimentação e moradia de primeira qualidade, mas falta a responsabilidade de horários e compromissos.

As crianças apresentam mentalidades distintas em relação às suas classes sociais.  As crianças que apresentam melhor qualidade de vida são má influenciada pela mídia, onde chama a atenção para desastres, violência, sexualidade entre outros assuntos que a TV mostra, e desperta a curiosidade das crianças em relação a estes assuntos, levando-as ao amadurecimento precoce de suas idéias.

O sorriso estampado no olhar das crianças com boas condições de vida, e o olhar de tristeza das crianças pobres, mostra a diferença, que deve ser superada igualando as classes e dando melhor qualidade de vida para todas as crianças, mostrando que a infância deve ser vivida como infância.

Podem-se comparar as crianças e adultos em uma época na qual as crianças possam trabalhar como adulto, consumir como adultos, partilhar das informações como adultos.

No mundo globalizado em que vivemos não se reconhece o mundo infantil como diferente ou como especial.

Um mundo de crianças e adultos que partilham da mesma realidade física e virtual é um mundo de iguais.

2.2. Revista: O Globo – “Prêmio das Crianças do Mundo”

        Após a leitura e interpretação da revista é possível concluir que atualmente mais de 23 milhões de crianças de 101 países participam ativamente das discussões do prêmio. Desse público fazem parte, menores que tiveram seus direito severamente violados — ex-crianças soldado, escravas por dívida, vítimas do tráfico sexual de crianças, órfãos que perderam seus pais devido à Aids, ao genocídio ou a desastres naturais.

Somente na África, continente abalado por violência, fome e pobreza, mais de 30 países contam com participantes e amigos do Prêmio das Crianças do Mundo. Esse programa está mudando a realidade de milhares de crianças africanas que se deparam diariamente com situações que violam seus direitos universais.

Todas as escolas, crianças e adolescentes são bem-vindos para participar do Prêmio das Crianças do Mundo. Mais de 50.000 professores e 500 organizações e Secretarias de Educação colaboram com a implementação do programa anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com