TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  27/11/2016  •  Artigo  •  4.515 Palavras (19 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 19

A AVALIAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

 Carlos Galocha¹

 Simone Sicora Poleto²

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal, analisar a aplicação da avaliação no ensino superior. Para isso, se utilizou o estudo bibliográfico com ênfase na literatura cinzenta. Analisou-se concepções e conceitos como os tipos de avaliação, diferença entre avaliar e medir, conceito de qualitativo e quantitativo e a relação desses assuntos com a avaliação no ensino superior, para um melhor entendimento e conclusão do autor. A avaliação é um tema que na maioria das vezes, causa uma polêmica muito grande, pelas formas e objetivos que levam a sua aplicação. Considera-se como um assunto de grande importância, a aplicação de uma avaliação, seja ela em forma de teste, dissertação ou seminário sempre em etapas como no início, durante e após um período de ensino aprendizagem do universitário. Pode-se utilizar até como instrumento para mensuração da conduta de uma pessoa no decorrer de um curso superior. O processo de avaliação pode alcançar tanto o aluno, como também o professor, justamente por ser uma ferramenta para identificar problemas, progressos e pontos a serem trabalhados durante o processo ensino aprendizagem.

Palavras-Chave: Avaliação; Educação; Ensino Superior.

Introdução

A avaliação é um tema que na maioria das vezes, causa uma polêmica muito grande, no contexto acadêmico pelas formas e objetivos que levam a sua aplicação.

Considera-se como um assunto de grande importância, a aplicação de uma avaliação, seja ela em forma de teste, dissertativa, seminário ou até mesmo como instrumento para mensuração da conduta de uma pessoa, como é explicado psicologicamente.

Esta avaliação busca o aluno e também o professor, justamente por ser uma ferramenta, para identificar problemas, progressos e pontos a serem trabalhados durante o processo ensino aprendizagem.

Neste trabalho, pretende-se abordar assuntos e concepções da avaliação; a diferença entre avaliar e medir, avaliação qualitativa e quantitativa; conseqüentemente delimitar se as formas de avaliação nas Instituições do Ensino Superior nos dias de hoje, buscam uma metodologia tradicional ou tecnicista.

Escolhi esse tema, por observar que em alguns casos o aluno do ensino superior, quando submetido a uma avaliação não concorda com a forma de utilização dessa ferramenta e às vezes, chega a impetrar um recurso para impugnar os resultados, tomando como embasamento para seu recurso a conduta do professor.

Nesse caso, está presente a sensação de que o assunto não tem o cunho de realmente avaliar, aferir um conhecimento adquirido pela dinâmica das aulas, pelas quais são passados os conhecimentos, mas sim de se colocar a frente do real motivo da avaliação, problemas de ordem pessoal.

Para os acadêmicos, justifica-se pois o trabalho vai delimitar alguns tópicos e conceitos atuais uma vez que o assunto não se encerrará com ele. É viável inclusive um trabalho mais aprofundado, buscando resultados em pesquisas de campo, envolvendo o aluno do ensino superior e o tema aqui tratado.

Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é analisar as diferentes concepções sobre a avaliação, tendo como objetivos específicos Identificar qual a melhor forma de aplicação de uma avaliação no ensino superior e verificar se os autores estão de acordo ou se divergem quando o tema é avaliação.

Desenvolvimento

Para melhor entendimento do assunto objeto do estudo, se faz necessário que sejam analisadas as diversas formas, onde está explícito ou não a avaliação, que às vezes de uma simples atribuição de nota se torna complexa.

Neste limiar, é preciso buscar um entendimento real do que é avaliar, como avaliar, quando e onde avaliar um aluno do ensino superior, considerando o fato de que em muitos casos, o aluno universitário traz consigo uma vivência no campo ou área em que deseja atuar.

Para subsidiar a atuação do aluno como professor, ou apenas para que ele seja um profissional liberal, como é o caso do advogado, farmacêutico, médico, enfim, o professor no ensino superior, deve ter a percepção através da avaliação.

Diagnosticar o aprendizado desse aluno e se sua metodologia, para transmitir os conhecimentos está levando a ambos ao objetivo que é a construção de novos conhecimentos.

Segundo Barbosa (2008) a avaliação é um instrumento que não deve servir apenas para atribuição de notas ou certificados, mas sim para uma orientação, através de um trabalho conjunto entre o professor e o aluno, para que se possa obter um acompanhamento integral no processo ensino aprendizagem.

Segundo a autora, os resultados obtidos são confrontados com os objetivos propostos e assim, pode-se saber quais foram os progressos e ainda fazendo uso dessa ferramenta, identifica-se as dificuldades dando a oportunidade para uma organização dos trabalhos realizados pelo docente.

Segundo Melo e Urbanetz (2008) a avaliação não deve ser desconexa do todo, o aluno deve ser avaliado levando em conta seus conhecimentos, a capacidade de criar e buscar o novo.

Os mesmos autores afirmam que a avaliação deve ser criteriosa e com coerência entre o ensinado e o que está sendo solicitado na avaliação, para não se criar a sensação de que o ato avaliar é uma punição.

Suhr (2008) concorda e nos fala que a avaliação está diretamente relacionada aos objetivos a que se propõe, ou ainda quando existe a necessidade da tomada de uma decisão, a avaliação se faz sempre presente e necessária.

Zeferino e Passeri (2007) não só concordam que a avaliação está relacionada ao planejamento e execução das atividades docentes, tendo como objeto o objetivo a ser alcançado, como também, relaciona a avaliação ao ato da aprendizagem.

 Aprender a conhecer aprender a fazer e aprender a ser, são três formas de aprendizagem e para tal é preciso que o professor como mediador na construção de conhecimentos, elabore de um jeito planejado instrumentos para coleta de dados e com os resultados possa trabalhar em cada forma de aprendizagem.

Darsie (1996) menciona a avaliação e a aprendizagem, interagindo no contexto educacional, ou seja, a avaliação é o ato educacional para impulsionar a aprendizagem, é a reflexão da ação educativa visando modificações.

Melo e Urbanetz (2008) cita que nesta seara, a avaliação no contexto educativo, não pode deixar de levar em conta que ela será sempre um momento importante e decisivo para o aluno.

Esse processo deve ser permanente considerando a especificidade, devendo abranger no processo avaliativo não só o aluno, mas também o professor e o contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com