TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Bilíngue na Educação Inclusiva: Uma reflexão sobre a educação do aluno surdo em Montes Claros-MG

Por:   •  13/12/2019  •  Monografia  •  4.628 Palavras (19 Páginas)  •  15.043 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Centro De Ciências Humanas – CCH

Curso – Pedagogia

Vanusa De Fátima Cerqueira Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA

Montes Claros – MG

2019

[pic 1]

Vanusa De Fátima Cerqueira Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Montes Claros- MG

2019[pic 2]

Sumário

1- INTRODUÇÃO        3

2- DESENVOLVIMENTO        4

2.1 – UM POUCO DA HISTÓRIA DA E.E. NEREIDE CARVALHO        4

2.2 – UM POUCO DA HISTÓRIA DA E.E. SIMEÃO RIBEIRO DOS SANTOS        5

3- DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES        6

3.1 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL (PROFESSOR DE APOIO)        6

3.2 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL (SALA DE RECURSOS)        8

3.3 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA        10

III- CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        15


[pic 3]

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA

1- INTRODUÇÃO

O presente relato de experiência, tem como finalidade abordar a prática educativa exercida em Sala de Recursos, observação professor de apoio com aluno especial e em turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos),foi realizado por mim acadêmica do curso de Pedagogia da Unimontes, na E.E. Nereide carvalho: Educação Especial (Sala de Recursos e Professor de Apoio) e na E.E. Simeão Ribeiro dos Santos: EJA (Educação de Jovens e Adultos) . O estágio em educação especial e na sala de recursos, e Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo oportunizar os acadêmicos vivenciar a realidade das escolas e conhecer as práticas educativas na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.  Além de Melhorar o nível de atuação do acadêmico, oferecendo-lhe experiências profissionais, em ambiente propício, para que possa ter uma visão ampla da escola de Educação Especial e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Identificar parcerias desejáveis entre a escola e a família; Analisar a escola como instância integrante do contexto social e compreender a mútua influência entre eles; fundamentar-se nos conhecimentos pedagógicos, tendo uma visão ampla e realista dos sucessos e dificuldades da profissão. Entre outros.

 O estágio curricular em educação especial e sala de recursos é um instrumento indispensável e importantíssimo para a futura formação na área de especialização em educação especial e educação inclusiva, pois através do estágio consegui refletir sobre os aspectos essenciais para a prática pedagógica na inclusão escolar e social através de um currículo adaptado à construção de identidades e ao reconhecimento da diversidade humana. O estágio na prática proporcionou uma relevante aprendizagem ao possibilitar o contato real e direto com a escola, professores, funcionários e principalmente com os educandos.

Quanto ao estágio supervisionado nas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem como finalidade descrever e discutir a prática educativa exercida em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, realizada na E.E. Simeão Ribeiro dos Santos. Durante o período que estive ali, presenciei as dificuldades enfrentadas pelos alunos, compreendi as dificuldades enfrentadas pelos professores, que infelizmente, são comuns para quem ensina na modalidade da EJA.  Isso possibilitou uma rica experiência de vivenciar uma fração da realidade da educação brasileira, com todas as deficiências enfrentadas pelo sistema de ensino. É importante compreendermos como se dão as relações de ensino/aprendizagem na EJA, identificando suas características, quanto à metodologia, dificuldades e relações sociais implícitas nesse processo, vendo-a como uma política pública para responder à demanda de jovens e adultos que por motivos diversos não concluíram ou não tiveram acesso à educação em tempo e idades corretas..

Durante este período de estagio fomos solicitados que realizássemos entrevistas com professor de apoio, professor da sala de recursos e EJA, e com alunos da EJA.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 – UM POUCO DA HISTÓRIA DA E.E. NEREIDE CARVALHO

A Escola Estadual Nereide Carvalho foi fundada no dia 22 de junho de 1962. Pelos membros das Lojas Maçônicas de Montes Claros. Sendo sua autorização de funcionamento, publicada no Minas Gerais de 23 de agosto de 1967. O nome da escola foi em homenagem a uma criança chamada Nereide, nascida em 02 de julho de 1942 em Montes Claros. Essa menina era filha de Rosalvo Batista de Carvalho e dona Regina Tanajura Carvalho. Os pais tiveram muitas alegrias com sua filha. Nereide gostava muito de estudar, se destacava no esporte e na música. Aos 12 anos de idade ela faleceu deixando seu nome eternizado na “Escola Estadual Nereide Carvalho”.

A escola fica situada na Rua Rosalvo Carvalho, Nº 15- Bairro João Botelho. Localização: Zona Urbana. A escola oferece em 02 (dois) turnos a Educação fundamental sendo, Ciclo Inicial de Alfabetização:1º Ano de escolaridade: 03 turmas;2º Ano de escolaridade: 02 turmas;3º Ano de escolaridade: 03 turmas. Ciclo Complementar de Alfabetização:4º Ano de escolaridade: 03 turmas;5º Ano de escolaridade: 03 turmas Clientela atendida: 351 alunos do Ensino fundamental.

Atualmente a escola funciona com 14 turmas. Sendo 08 turmas do Ciclo Inicial de Alfabetização e 06 turmas do Ciclo Complementar de Alfabetização. A escola fica localizada num bairro de classe baixa/média, em suas proximidades existem: parque, farmácias, posto de saúde, ponto de ônibus, cemitério, academias, barzinhos, empresa de fabricação de uniformes, açougues, padarias, supermercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com