TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação de Atividade

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo C – Fase I/2018

Adaptação de atividade

Nome: André Luiz Tobler Ramos  RU: 2574070

Polo: Guaratuba-Pr.

Ano/Série e idade do aluno: 6º ano do ensino fundamental - 12 anos de idade

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:

Aluno inscrito no ensino regular portador de deficiência visual, que apresenta impedimento total ou parcial da visão, decorrente de imperfeição do sistema visual com alteração grave ou totalidade em uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente e que interferem ou limitam execução de tarefas e o desempenho geral do aluno na sua rotina escolar. Na concepção médica, segundo a Organização Mundial da Saúde define e classifica a pessoa com visão subnormal aquela com acuidade visual3 de 0,05 a 0,3, em ambos os olhos.

Atividade escolhida:

 (X) Atividade 1

Proposta de adaptação da atividade:

Adaptar o mapa utilizando a linguagem da cartografia tátil, um ramo específico da Cartografia, que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão. A atividade envolve todos os alunos da classe reproduzindo a atividade com a confecção de um mapa tátil  utilizando folhas de alumínio, papel vegetal, tinta guache, fios de lã e botões.

Objetivos da adaptação:

Estabelecer diálogo entre os alunos para que o assunto em questão seja desenvolvido.

Desenvolver a formação de hábitos e de postura, destreza tátil, o sentido de orientação, o reconhecimento de desenhos, gráficos e maquetes em relevo dentre outras habilidades.

Resultados esperados:

Favorecer o desenvolvimento do deficiente visual, bem como o seu processo de inclusão. Incentivar a afetividade, essencial para a mediação social entre pessoas, objetos e aprendizagem. Ao saber lidar com as limitações, o deficiente se desenvolverá significativamente, pois sempre buscará o melhor para si e para os outros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com