TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia e Sociologia da Educação nos Países da Integração

Por:   •  29/12/2022  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-

BRASILEIRA – UNILAB

INSTITUTO DE HUMANIDADE E LETRAS – IHL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Componente Curricular: Antropologia e Sociologia da Educação nos Países da Integração

Docente: Prof. Luis Eduardo Torres Bedoya

Discente: Amalia Maria Soares Pereira

REPRODUÇÃO DO RACISMO NA INFÂNCIA

Finalizando um dia de aula do curso Bacharelado em humanidades na Unilab, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira situada na cidade de Acarape- Ce Eu estava no pátio no pátio à espera do meu sobrinho Izaac de 6 anos de idade que também reside em Acarape, para que eu levasse ele para minha casa onde iria passar uns dias, ele chegou com sua mãe ela o deixou comigo e logo em seguida foi embora, e nós ficamos à espera do transporte coletivo, para se deslocar até a minha residência que fica em Agua-Verde Guaiuba.

E nessa espera um professor negro se aproxima e nos cumprimenta, fala boa noite eu o respondo falando boa noite Professor com um aperto de mão, e Izaac se vira de costas e não responde ao boa noite do professor, eu falo Izaac dê boa noite ao professor, ele responde de forma rápida sem virar de costas que não gosta de negros. Na mesma hora fiquei sem entender essa resposta, e falei Izaac que história é essa, fale com o Professor e ele falou a mesma coisa, eu me desculpei com o professor e falei que não estava reconhecendo esse comportamento.

Após a saída do professor perguntei, Izaac de onde ele tirou que não gosta de negros, ele ficou calado. Quando cheguei em casa fiz uma ligação para mãe dele e contei o que tinha acontecido, e perguntei de onde foi essa história que Izaac falou que não gosta de negros. Ela prontamente me responde, é a mãe mulher que fica falando isso em casa, tem vários africanos que estão morando em nossa rua e ela fala isso, que não gosta deles que eles vêm para cá trazer as doenças dos países deles. Coisas que ela vê na tv.

O que gostaria de destacar neste relato de como as crianças reproduzem o racismo sem nem mesmo entender, através da reprodução no seu meio familiar, escolas ruas no meio em que vive. A escravização é um dado histórico, mas não determinante para definir as populações, os saberes e tradições de matrizes africanas da diáspora Negra.

Esse relato sempre volta a minha mente cada vez que penso na sala de aula, em especial na educação infantil, pois as experiências vividas pelas crianças influenciam de forma significativa na sua formação intelectual e cognitiva e emocional. Que impacta de forma direta e indireta no senso de empatia. Por isso deve-se pensar e pôr em prática em todos os espaços de convívio da criança, escola, família, lugar onde mora. A construção da diversidade incentivando desde a infância a serem livres de qualquer preconceito e discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com