TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA (CEAD)

POLO EAD DE PALMAS TO

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da

Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

ID de módulo de curso não válido

Outras informações sobre este erro

[pic 2]

Maria Natividade Barbosa da Silva

RA: 9608524769

Desafio profissional

O presente desafio permitiu a oportunidade de ver outra vertente da educação, abrindo espaço para entender que o perfil do discente é variável, assim como as de necessidades especiais, como também as necessidades educacionais especiais. Não possuindo nenhum contato anterior com pessoas com algum tipo de necessidade especial, muito menos experiência em ensinar pessoas com deficiências. E tendo a oportunidade de atuar na área da educação vejo que é necessário que como educadora tenham formação na área da Educação especial, tornando ate um agente facilitador para o delineamento e execução do trabalho com a diversidade. Com isso se faz necessário compreender as politicas publicas para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino fundamental. É possível observar que as politicas públicas de educação vem se organizando de maneira a atender todas as escolas que necessitem de apoio para oferecer atendimentos adequado a todos os alunos. A participação de crianças com deficiência na escola é um direito (BRASIL, 1996), que para ser acessado depende, entre outros aspectos, da articulação entre profissionais, famílias e sociedade para o cumprimento de diretrizes educacionais, destinação de recursos humanos e materiais e formação de profissionais habilitados para o enfrentamento dos diferentes desafios trazidos pela prática cotidiana do ensino. A necessidade de formação dos professores para educação inclusiva e a falta de preparo para assumir a responsabilidade de promover a aprendizagem e participação de alunos com necessidade educacionais especiais, já foi estudada por diversos autores como Martins (2006), Vitaliano (2007), Hummel (2007), Beyer (2003). Tais autores, constataram as dificuldades e falta de preparo dos professores para promover a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais e enfatizaram a necessidade da formação continuada para atender à diversidade das experiências e demandas dos estudantes em sala de aula. Na prática, encontra ainda professores despreparados para essa realidade e com falta de uma rede de apoio para desenvolver o seu trabalho com qualidade.  Essa rede de apoio voltada para a construção de possibilidades de inclusão de crianças com deficiências na escola pode envolver além de diferentes profissionais do campo da educação, profissionais da área da saúde, como os terapeutas ocupacionais, por meio do trabalho de apoio direto ou indireto ao professor, à família, à comunidade escolar e também à criança.

Bloger: http://natyvida23.blogspot.com.br/

PESQUISAR BIBLIOGRÁFICAS NOS BANCOS DE BASE:

scielo artigos acadêmicos pedagogia

google acadêmico artigo pedagogia

REFERENCIAS

GLAT, R. e NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Revista Integração, Brasília: MEC/SEESP, 14 (24), p.22-27, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

RIVERO, Cléia Maria L.; GALLO, Sílvio (orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. São Paulo: Edusc, 2004.

ENTREVISTA COM UMA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.

1- Nome, formação e rede;

Meire Ribeiro;

Pedagoga com especialização em línguas de Sinais;

Rede Municipal

2-O que fazer quando recebe um aluno com necessidades especiais em uma turma de series iniciais?

O sistema de ensino deve assegurar a matricula e a permanecia de todos os alunos, independente de suas necessidades educacionais especiais. A equipe escolar organiza-se para oferece, além da formação das series iniciais todos os aparatos que envolva o desenvolvimento interação social desses alunos.

3-A partir dessa experiência com alunos que tem necessidades especiais o que muda no plano de aula?

O trabalho pedagógico em sala de aula por meio dos conteúdos e metodológico e principalmente com maneiras gramaticas e principalmente material didático. Essa pratica não sintoniza com referenciais motora do aluno com deficiência física, causando lhe dificuldades significativa no processo de aprendizagem. O professor que ficar atendo em seu planejamento fazendo as seguintes avaliações: O aluno com necessidade especial esta se relacionado com os demais alunos e tendo participação nas atividades em grupo? O discente está progredindo no processo de aprendizagem? A partir dessa analise elaborar um plano de aula de acordo com o atendimento educacional especializado aos alunos eu dele necessitarem, todos os direitos assegurados em lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (624.4 Kb)   docx (891.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com