TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDATICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE BELENZINHO – SÃO PAULO

 

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDATICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Érica Secquetine – RA 2816822420

Luciene Nascimento Fernandes – RA 2848206378

Nicole de Moraes Veloso – RA 0853625807

Tatiane Santos do Nascimento – RA 2817747495

Viviane Rosa Batista – RA 2847199584

TUTOR EAD: Michele Barros

São Paulo/ junho 2016.

1-INTRODUÇÃO              

Neste trabalho realizaremos uma análise comparativa entre três escolas municipais do interior de São Paulo, utilizando os dados da Prova Brasil (disponíveis no site da Inep) para o 5°ano do ensino fundamental no ano de 2013. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) preocupado com a qualidade de ensino, criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a Prova Brasil, com o intuito de avaliar os índices de aprendizagem em nosso país.
                          Esses testes também conhecidos como avaliação externa em larga escala, são aplicados nas escolas públicas aos alunos nos (anos iniciais), seu foco é avaliar a qualidade de ensino e o desempenho da escola. Professores e diretores onde essas avaliações são aplicadas também respondem à questionários. Com essas informações o Ministério da Educação procura buscar melhorias na elaboração de políticas públicas e programas para tentar sanar as dificuldades encontradas em cada escola.

Sendo assim, o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho, investimento em medidas que garantam a melhoria da qualidade em no ensino público no Brasil.

        

        

2 –DESENVOLVIMENTO:

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada Prova Brasil): (Saeb), que se refere a avaliações para diagnosticar em larga escala o desenvolvimento dos alunos no período escolar, tendo como o responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários sócio econômicos. É aplicado aos alunos de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, testando o conhecimento em língua Portuguesa e Matemática.

 Através do resultado obtido nas avaliações, verifica-se o desempenho do aluno no contexto escolar, oferecendo assim subsídios para a formulação e reformulação do resultado adquirido, como também relata os indicadores do desempenho dos alunos em determinada área.

A obtenção de um mau resultado em um teste de avaliação de habilidades de leitura e escrita por indivíduos com alto grau de instrução pode se explicar por um possível distanciamento entre o letramento escolar habilidades de leitura e escrita desenvolvidas pela escola e o letramento social – habilidades demandadas pelas práticas de letramento que circulam na sociedade. – Patrícia Andréa de Araújo Queiroz- Universidade de Brasília UNB -  Soares (2004, p.100).

Atualmente as avaliações são realizadas a cada dois anos, mas devido aos indicadores apresentados busca-se uma mudança no modelo quantitativo de educação.

Os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas respondem a um questionário que busca reunir dados para iniciar um processo demográfico do perfil profissional, das práticas pedagógicas, nível sócio econômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão.

São coletadas, informações sobre o clima acadêmico da escola, clima disciplinar, recursos pedagógicos disponíveis, infraestrutura e recursos humanos. Na mesma ocasião, é preenchido pelos aplicadores dos testes um formulário sobre as condições de infraestrutura das escolas que participam da avaliação. De posse dos dados, o Inep desenvolve estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

Como o método deve-se comparar os resultados das avaliações ao longo dos anos, pois só assim é possível verificar a evolução do aprendizado e traçar metas. A partir das informações recebidas do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação para a escola avaliada, promovendo correções no que é identificado precário, sendo assim direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

3.  LEVANTAMENTO DE DADOS

      Analisaremos o perfil socioeconômico, cultural e ambiental dessas três escolas municipais: A EMEF Professora Luiza Holtz Primo, EMEF Professora Maria José Viana e a EMEF Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares.

      A primeira escola a ser analisada é a EMEF Professora Luiza Holtz Primo localizada na cidade de Boituva interior de São Paulo. De acordo com os resultados da Prova Brasil, os alunos de modo geral, indicaram que há em suas casas bens elementares como 1 rádo,1 geladeira, máquina de lavar roupas, telefones celulares, duas ou mais TV a cores, DVD, computador e possuem acesso à internet, e que a renda familiar mensal está entre 1,5 a 5 salários mínimos e que seu pai e sua mãe (ou responsáveis) possuem ensino fundamental completo ou estão cursando esse nível de ensino.

      A escola é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambiental, porém apesar da escola possuir uma pequena área verde, a mesma não é destinada a criação de hortas ou projetos similares, somente o lixo é destinado a coleta periódica.

      A Resolução do Conselho de Educação/CEB n°07/2010, que fixa diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos, em seu artigo 31, reafirma a adequação da formação de licenciatura em pedagogia a regência das disciplinas da grade Curricular comum dos anos iniciais da Educação Básica, e especifica que a disciplina da língua estrangeira, quando componente da grade curricular, deverá ser ministrada por professor com licenciatura específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (830.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com