TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Educação

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

A arte da educação deve ser cultivada em todos os aspectos, para se tornar uma ciência construída a partir do conhecimento profundo da natureza humana.” (Johann Heinrich Pestalozzi)

Abordar os conceitos propostos pelo Educador Johann Heinrich Pestalozzi, nos conduz as suas contribuições oferecidas à educação. E algumas destas estão presentes nas práticas pedagógicas atuais. Compreendeu-se que, as teorias educacionais são gradualmente construídas por analises empíricas e, não originadas esporadicamente sem obedecer a princípios. Desta forma, estudar J.H.Pestalozzi, é fundamental para o entendimento de suas concepções e práticas pedagógicas como referenciais de outros estudos aplicados à educação contemporânea.

Johann Heinrich Pestalozzi

Nasceu na Suiça em 12 de Janeiro de 1746. Vários biógrafos e historiadores se referem a ele como sendo um dos maiores gênios da educação. Neste sentido, Luzuriaga(Pedagogo) afirma ser  ele “o maior gênio, a figura mais nobre da educação e da pedagogia, o educador por excelência...”    

         Inovador da educação, Pestalozzi lançou as bases da educação moderna ao conceber um sistema de ensino prático e flexível, que procurava estimular as faculdades intelectuais e físicas da criança. Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que  Johann  Pestalozzi.  

                                                                                                               Fonte: ( Novaescola.org.br)

O educador Johann Pestalozzi, contribui até hoje com seus princípios humanistas. Pois, enfatizou o sentimento de amor como elemento necessário às práticas pedagógicas e, para analisá-las  sobre a situação que se encontram as tais. Ou seja, estão envolvidas pelo sentimento de amor?

Percebe-se, principalmente que, além de não se envolverem com este sentimento. Por vezes este elemento nem se quer é mencionado em sala. Pestalozzi,  nos ensina que o professor deve possuir em seu íntimo, o sentimento de acolhimento, de reconhecimento das necessidades do próximo e educá-lo, sobretudo para a vida, para a cidadania. Eis uma de suas citações - “ O amor é o eterno fundamento da educação”

Nasce o "Método Pestalozzi"

Durante a Invasão Napoleônica, em 1798, quando a cidade de Stans foi invadida e seus habitantes massacrados pelas tropas, Pestalozzi reuniu as crianças desamparadas e passou a cuidar delas em meio às mais precárias condições. Claramente influenciado pelas idéias de Jean Jacques-Rousseau, acreditava na educação como um desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico, cuja potencialidade se encontra na criança, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social" – concluía o educador.

                                                                                                             Fonte: (fraterluz.blogspot.com)

O fato é que na atualidade para o profissional ser caracterizado como “bom”, ele deve retirar seu sentimento, ser objetivo em sua contribuição. Sua tarefa é repassar conhecimento, na compreensão do ensino conteudista tradicional, visando unicamente à apreensão dos conhecimentos científicos. Portanto, o ensino do amor e dos valores morais, estão longe de ser tarefa da escola.

Compreender a criança como ser que ainda caminha para o seu desenvolvimento, é pensar em dar-lhe as condições necessárias para seu pleno avanço. Portanto, Pestalozzi buscou atribuir a esta formação o caráter intelectual, moral e profissional em um desenvolvimento  harmonioso entre os mesmos, para oferecer o suporte com  autonomia ao indivíduo. Dessa forma, Johann Pestalozzi propõe ao ensino o método de educar cultivando os valores sem falar neles, para que o discurso não seja teórico, mas sim, prático. A metodologia pretendida visa educar o ser em suas atitudes e comportamentos, procurando estabelecer o sentimento de respeito, como algo comum as relações entre todas as pessoas.

Síntese das Idéias:
A escola idealizada por Pestalozzi:

O pensador suíço costumava comparar o ofício do professor ao do jardineiro, que devia providenciar as melhores condições externas para que as plantas seguissem seu desenvolvimento natural. Ele gostava de lembrar que a semente traz em si o "projeto" da árvore toda.

Desse modo, o aprendizado seria, em grande parte, conduzido pelo próprio aluno, com base na experimentação prática e na vivência intelectual, sensorial e emocional do conhecimento. É a idéia do "aprender fazendo", amplamente incorporadas pela maioria das escolas pedagógicas posteriores a Pestalozzi. O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com