TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e a Educação

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Aroeira (1996), na fase pré -esquemática, o primeiro símbolo que a criança desenha é a figura de pessoas da família.

No desenho, o uso da cor é importante, desenvolve suas percepções e

  aparecendo de forma aleatória.

 A fase esquemática revela que, dos 7 aos 9 anos, utiliza-se a ordem das relações espaciais, que representam o céu, nuvens, neve etc.

O desenho desenvolve habilidades motoras e experiências vividas.

 Estar atento a modos mecânicos, mesmo sendo importante, na construção artística.

De acordo com Reily (1993), nas atividades livres, é importante que as crianças criem e inventem. O desenho expressa sentimentos, opiniões e conhecimentos.

3.1.4 Ateliê

 O Projeto IBM – KIDSMART BRASIL (s/d) apresenta a proposta dos Cantos de Atividades Diversificadas, em um espaço próprio, com materiais e objetos organizados que utilizaram em suas produções.

Valorizar o trabalho do aluno, por meio da exposição na sala de aula nos espaços da escola.  

As crianças no início das atividades de modelagem, desenho e pintura não têm muito controle, mas desejam fazer mesmo que irreconhecíveis são a representação do real.

Atividades de recorte e colagem desenvolve habilidades motoras, crianças menores precisam da ajuda do professor ao usar tesouras e colas (DIAS, 1999).

 

3.1.5 Teatro

Com crianças de 0 a 6 anos, os jogos de faz-de-conta são grandes aliados.

Os papéis rítmicos, desenvolve a atenção, com movimentos fáceis, vivos e bem marcados.

 Moreno e Paschoal (2008) apresentam sugestões de trabalho musical, através de álbuns.

  3.1.7 Poesia

É possível na educação infantil e no ensino fundamental, a leitura e elaboração de poesias, que devem ser lidos em voz alta, com entonação correta, transmitindo emoções em sua criação.

Fronckowiak (2008) relata experiência de leitura poética na Educação Infantil, que traziam tema seres extraordinários. Quando todos já tinham sido lidos, as crianças foram entrevistadas, e falaram qual era o seu poema favorito.

 As preferências das crianças, destacaram-se o poema Lili e o Telefone, Poema 1 (Frankenstein) e Poema 2 (Vampiro), poemas Adulto-infanto-juvenis.

 Borba e Goulart (2007) citam o projeto Pequenos Poetas de Atalanta/SC, que trabalham a apreciação de poesias no sentido de ultrapassar a concepção de rima e sílabas contadas. Com crianças de 8 a 10 anos.  

 No início, as crianças precisam conhecer diversas poesias de vários poetas, identificando diferentes características e formas de produção. Que elaborem um livro com poemas produzidos por elas. É uma atividade que leva a criança a pensar, agir, dizer, fazer, expressar e compreender a vida com novas formas.  

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O levantamento de fundamentos para a defesa do uso da arte na educação infantil proporcionou-me prazer e desejo de buscar ainda mais, de conhecer o assunto e suas especificidades, objetivando o crescimento pessoal e profissional.

A arte favorece o contato das pessoas com a própria cultura e com outras diferentes

Os objetivos propostos foram alcançados, as ideias dos autores pesquisados dialogaram umas com as outras. A arte é importante para o processo de educação de crianças de 0 a 10 anos, possibilitando a incorporação de valores, sentidos, fantasias, cores, alegria e vida.  

 Segundo Freire (1996, p. 97), “O espaço pedagógico é um texto para ser constantemente “lido”, interpretado, “escrito e “reescrito”.

  Nada será possível se nada se fizer pela educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com