TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte na Educação

Por:   •  19/12/2018  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da arte na educação

Evidente é a importância da arte no desenvolvimento dos estudantes como forma de expressão e acima de tudo, como linguagem. Referenciais curriculares nacionais enfatizam o papel da disciplina na educação, considerando-a conhecimento indispensável à criança/adolescente, porém, apesar de ser uma manifestação humana muito antiga, compreendemos que no sistema educacional, alguns fatores afetam a eficácia de seu desenvolvimento como o que é previsto nos documentos empregados como parâmetros.

As artes devem ser adotadas como uma das mais importantes formas de expressão humana, especialmente para crianças, valorizando as diversas formas de expressão proporcionadas pelas atividades artísticas. A arte é uma das possibilidades que tem o estudante de relacionar-se com o meio, viver de forma mais prazerosa, saborear a vida de um aspecto melhor e com maior profundidade. A disciplina promove importantes conhecimentos, seja através da poesia, da música, da pintura, da fotografia, e etc. Alguns benefícios proporcionados através da arte como aprendizagem significativa: estímulo à inteligência e ao raciocínio, incentivo à criatividade, transmissão de ideias e emoções, noções de coletividade e convivência com as diferenças, mudanças em sua estrutura mental como aumento da autoestima e diminuição do estresse, diversão, saúde, conhecimento, entre outros benefícios.

Infelizmente, nota-se que muitos profissionais da área expressam falta de clareza sobre a importância que as crianças e jovens tenham acesso à arte e de fato qual é o seu papel. Ana Mae Barbosa, educadora pioneira e referência em arte-educação no Brasil, retrata “Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de colorir e, no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças”.

Diante esta problemática, Ana Mae apresentou a Proposta Triangular que hoje é a principal referência do ensino da arte no Brasil. A proposta incide no apoio de três dimensões para construir conhecimentos em arte: contextualização histórica e fazer artístico e apreciação artística. Ana esclarece “Um currículo que interligasse o fazer artístico, a história da arte e a análise de arte estariam se organizando de maneira que a criança, suas necessidades, seus interesses e seu desenvolvimento estariam sendo respeitados e, ao mesmo tempo, estaria sendo respeitada a matéria a ser aprendida, seus valores, sua estrutura e sua contribuição especifica para a cultura”.

A disciplina de artes se faz importante no processo de construção da identidade, desenvolvimento da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral, porém esta disciplina deve ser desenvolvida muito além das atividades habituais como desenhos, pinturas ou colagens. Desta forma, como futura educadora, valorizo importância da disciplina de artes desde os primeiros anos dos estudantes na escola, acabando com o ultrapassado pensamento de que se trata apenas de mera distração, mas sim um instrumento de incentivo para o desenvolvimento das crianças e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com