TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade De Consolidação

Por:   •  4/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

DA EDUCAÇÃO – PROFUNCINÁRIO

ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO

ALUNA: NÁDLA BARROSO DOS SANTOS

CURSO

MODULO 

SECRETARIA ESCOLAR

II

DISCIPLINA

PROFESSOR

EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

TUTORA PRESENCIAL:

THAIS ALMEIDA MACEDO

  1. O que é educação para você? Como você a define?

A educação é uma atividade proposital direcionada para atingir determinados objetivos, como transmitir conhecimentos ou promover habilidades e traços de caráter. Esses objetivos podem incluir o desenvolvimento da compreensão, racionalidade, bondade e honestidade. E é necessário um ensino médio de qualidade, para preparar adolescentes, jovens e adultos a fazer uso corretamente, com liberdade e responsabilidade, de todos esses instrumentos novos que a ciência e a tecnologia nos oferecem, cada vez mais sofisticados.

  1. O que são e para que servem os conselhos escolares?

Numa escola, o diretor ou a diretora mandam e desmandam. Estamos derrubando esse tempo. Primeiro, porque a ditadura militar, por força da Constituição de 1988, foi substituída por regime democrático.

 A Lei Federal nº 9.394, de 1996, em seu art. 14, estabeleceu que a gestão democrática nas escolas é exercida pela atuação de um “conselho escolar ou equivalente”, constituído de representantes da comunidade escolar, ao qual cabem as decisões administrativas e pedagógicas da escola. O diretor é seu membro nato, mas as decisões do conselho só valem se forem aprovadas pela maioria de seus membros: professores, funcionários, alunos, pais e outros representantes, conforme estabelecer a Proposta Pedagógica da Escola - (PPE) ou o regimento escolar. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

  1. O que é o projeto político-pedagógico (PPP) e quem é responsável por sua

construção?

Durante o processo de redemocratização do país (1980–1985), muitas redes municipais e estaduais estimularam suas escolas a elaborar seu próprio Projeto Político-pedagógico (PPP), com participação de professores, funcionários, pais e alunos. 

Esse movimento resultou não no descarte dos regimentos internos, mas na institucionalização de uma nova cultura, a da elaboração do que a LDB chamou de Proposta Pedagógica da Escola (PPE), a qual, diferentemente do regimento, não precisa nem deve ser aprovada por algum órgão superior da rede ou do sistema. Tanto as escolas públicas, como as privadas têm de fazer e refazer, contínua e participativamente, sua PPE. O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (367.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com