TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Extensionista

Por:   •  2/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 6

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

3- Saúde e bem-estar. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

4-Educação de qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Local de realização da atividade extensionista:

E.M. Prof. Carmélia Pires

Durante a ação:

Foi realizado um projeto de intervenção no qual abordagem foi a Saúde e bem-estar e a Educação de qualidade dois pilares fundamentais para desenvolvimento dos docentes. Visto isso, observei que a escola tem uma grande quantidade de alunos e poucos professores, contudo à instituição recebe alunos com deficiência e não tem um professor para auxiliar as crianças e notei que não tem um espaço da biblioteca. Contudo, os alunos ali presentes estão dispostos a aprenderem. Nesse sentindo o objetivo é desenvolver o projeto auxiliando tanto na gestão escolar como na prevenção na saúde de todos. Nesse aspecto, como principal inciativa uma palestra no quais todos iriam se reunir para falarem como trabalhar de maneira adequada garantindo respeito ao próximo assegurando uma vida saudável e a educação inclusiva dentro do âmbito escolar. Sendo necessário a contratação de alguns professores incluindo auxiliares para as crianças com deficiência e desenvolver um espaço para leituras, conversar com os alunos para tirar as dúvidas relacionadas a saúde, como são transmitidas a doença pela água e de qual maneira combate-las reduzir à desigualdade no âmbito escolar. As pessoas envolvidas no processo será a equipe pedagógica a diretoria, secretaria escolar e secretaria de educação para que se formalizem essas iniciativas. Onde o prazo de realização ocorrera em 13 dias Essa ações irá auxiliar tanto os alunos como toda a comunidade escolar, na qual as pessoas vão ter mobilização inclusiva onde todos serão envolvidos, não haverá limitação de pessoas todos podem participar e contribuir. Os recursos virão do município para contratar os profissionais não havendo necessidade de agendamento, pois a palestra ocorrera dentro da escola no período vespertino, para que todos possam participem .

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

Não

Resultado da ação:

Foram alcançadas de maneira positiva as metas do projeto aplicado o qual foi possível observar que a escolar obteve resultados incríveis. O objetivo do projeto é mostra que todos tem direito a educação com dignidade, saúde e bem-esta, inclusão social e acesso a livros nos quais poderão está exercitando a leitura. Assim, a escola terá possibilidades para atender novos alunos com ou sem deficiência e abranger uma equipe de profissionais qualificados para a equipe pedagógica.

Conclusão:

Logo, o trabalho apresentado foi de sumo importância, pois trouxe aspecto gratificante que é a união entre todas as esferas da comunidade escolar em buscar do melhor para os alunos. Portanto, a confluência desses dois pilares saúde, bem-estar e educação de qualidade é uma estratégia abrangente para alcançar crianças mais saudável, equitativa e com maior qualidade de vida. Investir em educação que englobe esses aspectos é investir na formação de cidadãos informados, autônomos e conscientes, capazes de cuidar de si mesmo e dos outros. Por meio dessa abordagem integrada poderemos construir um futuro mais promissor, onde cada criança tenha a oportunidade de prosperar plenamente e contribuir positivamente para o progresso da sociedade como um todo.

Depoimentos (se houver):

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.

Questões norteadoras:

(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?

(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?

(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.

Participar do projeto foi essecial para o aprimoramento das minhas habilitandes ,pois esse projeto oportunizou conhecer a realidade do ambiente escolar . A equipe pedagogica tem como papel de desenpenhar a melhor na educação e com muito esforço e dedicação que dediquei a realizar esse projeto contruindo resultados positivos para a escola e aos alunos .Logo, nota-se que colocar a frente de um projeto é algo gratificante .

Além disso, observa-se que a escola agora mostra-se pronta para atender a todos até as crianças com deficiência. Um dos problemas era a falta de professores qualificados para melhor desenvolmento dos docentes e isso agora não é maios problema o canto da leitura também foi algo novo aos alunos agora execeram com mais frequência a leitura.Assim, essa troca de conhecimento é essencial para realização .

Sob esse viés, articular os conhecimentos adquiridos primordial, pois coloquei em prática tudo aquilo o que aprendir no curso e tambem com os professores da escola Carmélia o trabalho do pedagogo não é limitado ao exercício isolado , mas ao trabalho diversificado que exige competência e compromisso para realização da execução.

Conclui-se,portanto, que por meio do projeto verifiquei como é a execução de um professor na prática e como a equipe pedagogica trabalha execendo com zelo e dedicação para que os alunos possam construir um fututo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com