TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Extensionista Diagnóstica Apresentado

Por:   •  24/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE EXTENSIONISTA DIAGNÓSTICA

Atividade Extensionista Diagnóstica apresentado à disciplina de Itinerário Extensionista - Área temática: Educação – Desenvolvimento Humano e Cultura.

São Paulo - SP

2023

SUMÁRIO

1. MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE        3

1.1. Caracterização dos informantes        3

1.2. Síntese das principais opiniões relatadas                                                        3

2. PROBLEMAS SOCIAIS E AÇÕES PARA IMPACTOS POSITIVOS        4

2.1. Indicação de três eixos de ações para minimizar os problemas sociais        5

2.1.1. Revisão de metodologia do ensino        5

2.1.2. Ambiente saudável e seguro        5

2.1.3. Tratamento de assuntos sensíveis        6

3. CONCLUSÃO        7

4. BIBLIOGRAFIA        9

  1. MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DA COMUNIADE

  1. Caracterização dos informantes

A pesquisa qualitativa referente ao processo de aprendizagem, foi realizada com 8 (oito) alunos, após a autorização dos responsáveis.

Os alunos entrevistados possuem a faixa etária entre 7 à 14 anos, cursando do 3º ao 9º ano, que corresponde aos ensinos do fundamental I e II, sendo 4 (quatro) alunos da rede pública e 4 (quatro) alunos da rede privada, bem como igualmente divididos em gênero feminino e masculino.

De forma mais descritiva temos 2 (dois) alunos com 7 anos; 1 (um) com 9 anos; 1 (um) com 10 anos; 1 (um) com 12 anos; 1 (um) com 13 anos; e 2 (dois) com 14 anos.

1.2. Síntese das principais opiniões relatadas

Através da pesquisa observamos a diferenciação nas respostas relativas ao processo de aprendizagem, dificuldades e propostas de soluções, a princípio em relação às idades dos grupos, e, portanto, referente à própria evolução e complexidade da aprendizagem e maturidade psicossocial.  

Para as crianças do grupo entre 7 anos e 10 anos, correspondente ao Fundamental I, observamos que as crianças têm como ponto focal a aprendizagem através do fazer, seja nas cópias de informações na lousa/telão, algumas brincadeiras no ambiente escolar.

Para os adolescentes do grupo entre 11 e 14 anos, correspondente ao Fundamental II, relataram o processo de aprendizagem de forma mais sucinta, com respostas mais objetivas. Trouxeram como principal elemento a forma de aprendizagem considerada tradicional, como decorar as matérias, buscar tirar as dúvidas com o professor, que se mostram muitas vezes disponíveis para responder às perguntas.

Para ambos os grupos, do fundamental I e II, o ponto crucial que dificulta a aprendizagem, são as conversas paralelas em sala de aula, bem como, a própria relação deles com os colegas de sala (conciliação de estudos e amizades).

Por outro lado, todos os estudantes demonstraram dificuldades na forma que os professores ensinam, seja na técnica adotada em sala, como, por exemplo: cópias de texto em lousa, adoção ou não de livros para acompanhamento da turma, e especialmente ausência de ambiente e equipamentos adequados para a aula.

Um ponto relevante tratado pelos estudantes refere-se a explicação dos professores, que ao serem questionados sobre determinadas dúvidas, explicam novamente da mesma forma anteriormente não entendida pelos alunos.

Outros pontos abordados pelos estudantes do fundamental II, foi a ausência do ambiente escolar saudável e professores tratarem de temas que são sensíveis para eles (racismo, bullying, diversidade, etc.); furto de equipamentos da escola, bem como reformas nos ambientes da escola durante o ano letivo, que trouxeram mais dificuldades de concentração.

Por fim, no que tange as sugestões foram uníssonas em mencionar: melhorar a forma de aprendizagem, seja como os professores ensinam, bem como as aulas serem mais dinâmicas, para estarem mais próximas da realidade e formadoras para o dia a dia profissional futuro. Por isso, citam que o ensino é “engessado” e muitas vezes cansativo.

Observaram ainda que após a pandemia o sistema de ensino, por algum tempo mudou, ficando um pouco mais flexível, no entanto, voltaram com as mesmas exigências de antes, o que causa muitas vezes sofrimento emocional.

  1. PROBLEMAS SOCIAIS E AÇÕES PARA IMPACTOS POSITIVOS

ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – Educação de Qualidade

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados pela ONU (Organização das Nações Unidas) com intuito de fazer um apelo global pelo fim da pobreza e desenvolver a paz.

A ODS 4 é responsável por abordar sobre um ensino de qualidade, tendo como foco que até 2030 todas as crianças, adolescentes e adultos terão uma educação inclusiva e de qualidade ao longo da vida. Trabalhando com a socialização, empoderamento e igualdade, garantindo que todos tenham resultados de aprendizagens eficazes.

Entre suas diretrizes destacamos: a garantia que todas as crianças completem o ensino primário e secundário; tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, focando em cuidados e educação na pré-escola; igualdade de homens e mulheres à educação; garantir a plena alfabetização; bem como garantir a promoção da cultura da paz e não violência e valorização da diversidade cultural, entre outros.

  1. Indicação de três eixos de ações para minimizar os problemas sociais

Considerando as diretrizes da ODS 4, bem como as entrevistas realizadas e com os alunos acima identificados, propomos 3 (três) eixos de ações: revisão de metodologia do ensino; ambiente saudável e seguro, bem como ações para tratamento de assuntos sensíveis, com a descrição intervenções que visam minimizar e melhorar os problemas sociais relatados na área de educação, com a finalidade de gerar impacto positivo para a comunidade.

  1. Revisão de metodologia do ensino

Propomos como possibilidade de ações:

a) Seja implementado no Projeto Político Pedagógico (PPP) a discussão e elaboração de um plano de ensino mais inclusivo, onde alunos e professores possam trocar experiências, ter espaço para discutir e associar questões do dia a dia com o conteúdo a ser lecionado;

b) A reivindicação de uma reforma no sistema de ensino com a colaboração do governo em criar políticas públicas que vise o eixo de incluir dinâmicas entre a direção/professores – alunos e pais.

  1. Ambiente saudável e seguro

Propomos como possibilidade de ações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com